Sábado, 7 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Cultura

Governador anuncia entrega de teatro para dezembro


 

Gente de Opinião

 Cumprindo a determinação, o diretor-geral do Departamento Estadual de Obras e Serviços Públicos (Deosp), Lúcio Mosquni, informou que em dezembro o teatro estará entregue a população. “Essa história já tem mais de 16 anos, mas na gestão do governador Confúcio Moura será encerrada com um final feliz. A entrega oficial da obra para os porto-velhenses está marcada marcada para o dia 25 de dezembro”, informa.

Com investimento na ordem de R$ 25 milhões, os serviços do teatro estadual se concentram na conclusão dos dois teatros; o profissional com capacidade para 700 pessoas e o “de bolso” para 200 lugares, esse último com 95% da estrutura concluída. No espaço existe ainda um auditório com capacidade para 100 lugares para a realização de encontros e conferências.

A parte de construção civil também segue o cronograma, destacando o calçamento e colocação de granitos. “Nesta etapa os trabalhos são mínimos, e em fase de conclusão”, conta a engenheira civil do Deosp, Sabrina Carneiro.

Outra fase que engloba este momento da obra é em relação à finalização da parte elétrica, instalação de ar-condicionados, elevadores, palco, cortinas, e cenotécnica. “Demos um ritmo à obra, exigimos comprometimento, e acima de tudo respeito a essa gente ordeira da nossa Capital que tanto acredita no meu governo”, destaca Confúcio Moura.

De acordo com Lúcio Mosquini, o governo do Estado já realizou a compra de todo mobiliário, atendendo as normas para a construção e adequação de teatros.


Gente de Opinião

A classe artística vibra com o anúncio. O jornalista e ator Jurandir Júnior, conta em seu currículo com vários espetáculos teatrais de grande sucesso em Porto Velho e fora do Estado. Vencedor de prêmios pela critica, o ator atualmente mora em Barcelona, na Espanha, e de lá festejou o anúncio, além de destacar o trabalho do governador Confúcio Moura na valorização da cultura em Rondônia.

“Para nós artistas é de grande valia receber uma estrutura grandiosa como está em nossa cidade. Ao público principalmente, pois deles parte o melhor, a presença nos nossos espetáculos, isso é importante”, enfatizou o artista.


Gente de Opinião

A entrega oficial acontecerá no dia 25 de dezembro, mas a partir do dia 20 o governo do Estado dará início às comemorações. “Os festejos começam no dia 20 de dezembro, com apresentação de espetáculos tendo a frente à Secretaria de Estado da Cultura (Secel), como responsável. Já autorizei a Secretaria de Estados dos Esportes, da Cultura e do Lazer (Secel) a organizar a programação, convidando a todas as pessoas engajadas na cultura do nosso Estado”, anuncia o governador.

“Há muito os artistas clamam pelo teatro, hoje eles podem ensaiar seus espetáculos, pois já têm data marcada para começar”, enfatiza a secretária da Secel, Eluane Martins.Gente de Opinião

Com o teatro entregue, a capital passa a ser rota de grandes espetáculos. “O que acontece no eixo Sul e Sudeste passa a fazer parte da nossa vida também, a partir de dezembro. Cultura, palavra forte e levada a sério no Governo da Cooperação, finalizou Eluane.

Fonte:   Emerson Barbosa
Fotos: Marcos Freire
Fonte: Decom

Gente de OpiniãoSábado, 7 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

UNIR abre inscrições para artistas participarem da V Mostra de Encenações do DArtes

UNIR abre inscrições para artistas participarem da V Mostra de Encenações do DArtes

Artistas, grupos e coletivos culturais de Rondônia já podem se inscrever para participar da V Mostra de Encenações do Departamento de Artes da Unive

Projeto OrÔ coloca a literatura negra no centro do debate cultural

Projeto OrÔ coloca a literatura negra no centro do debate cultural

Trazendo a cultura negra e periférica como pauta central, o Projeto OrÔ realizará diversas atividades com o objetivo de conscientizar, questionar e

Pontão de Cultura ACEMDA fortalece saberes tradicionais com oficina de artesanato com palha de buriti na 2ª Teia RO

Pontão de Cultura ACEMDA fortalece saberes tradicionais com oficina de artesanato com palha de buriti na 2ª Teia RO

O Pontão de Cultura Associação Cultural, Educação, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável Diversidade Amazônica (ACEMDA) promoveu, durante a 2ª

Fera 2026 inicia calendário com etapas em todo o estado e finais em Porto Velho

Fera 2026 inicia calendário com etapas em todo o estado e finais em Porto Velho

O Festival Estudantil Rondoniense de Artes (Fera) 2026 está com inscrições abertas de 2 de março a 30 de abril e mobiliza escolas da rede estadual d

Gente de Opinião Sábado, 7 de março de 2026 | Porto Velho (RO)