Terça-feira, 2 de julho de 2013 - 12h10

Cumprindo a determinação, o diretor-geral do Departamento Estadual de Obras e Serviços Públicos (Deosp), Lúcio Mosquni, informou que em dezembro o teatro estará entregue a população. “Essa história já tem mais de 16 anos, mas na gestão do governador Confúcio Moura será encerrada com um final feliz. A entrega oficial da obra para os porto-velhenses está marcada marcada para o dia 25 de dezembro”, informa.
Com investimento na ordem de R$ 25 milhões, os serviços do teatro estadual se concentram na conclusão dos dois teatros; o profissional com capacidade para 700 pessoas e o “de bolso” para 200 lugares, esse último com 95% da estrutura concluída. No espaço existe ainda um auditório com capacidade para 100 lugares para a realização de encontros e conferências.
A parte de construção civil também segue o cronograma, destacando o calçamento e colocação de granitos. “Nesta etapa os trabalhos são mínimos, e em fase de conclusão”, conta a engenheira civil do Deosp, Sabrina Carneiro.
Outra fase que engloba este momento da obra é em relação à finalização da parte elétrica, instalação de ar-condicionados, elevadores, palco, cortinas, e cenotécnica. “Demos um ritmo à obra, exigimos comprometimento, e acima de tudo respeito a essa gente ordeira da nossa Capital que tanto acredita no meu governo”, destaca Confúcio Moura.
De acordo com Lúcio Mosquini, o governo do Estado já realizou a compra de todo mobiliário, atendendo as normas para a construção e adequação de teatros.

A classe artística vibra com o anúncio. O jornalista e ator Jurandir Júnior, conta em seu currículo com vários espetáculos teatrais de grande sucesso em Porto Velho e fora do Estado. Vencedor de prêmios pela critica, o ator atualmente mora em Barcelona, na Espanha, e de lá festejou o anúncio, além de destacar o trabalho do governador Confúcio Moura na valorização da cultura em Rondônia.
“Para nós artistas é de grande valia receber uma estrutura grandiosa como está em nossa cidade. Ao público principalmente, pois deles parte o melhor, a presença nos nossos espetáculos, isso é importante”, enfatizou o artista.

A entrega oficial acontecerá no dia 25 de dezembro, mas a partir do dia 20 o governo do Estado dará início às comemorações. “Os festejos começam no dia 20 de dezembro, com apresentação de espetáculos tendo a frente à Secretaria de Estado da Cultura (Secel), como responsável. Já autorizei a Secretaria de Estados dos Esportes, da Cultura e do Lazer (Secel) a organizar a programação, convidando a todas as pessoas engajadas na cultura do nosso Estado”, anuncia o governador.
“Há muito os artistas clamam pelo teatro, hoje eles podem ensaiar seus espetáculos, pois já têm data marcada para começar”, enfatiza a secretária da Secel, Eluane Martins.
Com o teatro entregue, a capital passa a ser rota de grandes espetáculos. “O que acontece no eixo Sul e Sudeste passa a fazer parte da nossa vida também, a partir de dezembro. Cultura, palavra forte e levada a sério no Governo da Cooperação, finalizou Eluane.
Fonte: Emerson Barbosa
Fotos: Marcos Freire
Fonte: Decom
Sábado, 8 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)
A Casa de Cultura Ivan Marrocos, um dos pilares artísticos e culturais de Rondônia, veste-se de festa para celebrar seus 31 anos de existência com a

A Escola Livre de Arte e Cultura Diversidade Amazônica realizou a formação de 50 alunos na oficina de produção do vídeo documentário “Vídeo Amazônic

Inicia na terça-feira (4/11) a Mostra Amazônia Negra de Cinema, que será exibida em diferentes campi do Instituto Federal de Rondônia (IFRO). Com o

A arte urbana ganhou novas cores e significados em Vilhena e na Comunidade Quilombola de Santa Cruz, em Pimenteiras do Oeste (RO), por meio da ofici
Sábado, 8 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)