Terça-feira, 2 de julho de 2013 - 12h10
Cumprindo a determinação, o diretor-geral do Departamento Estadual de Obras e Serviços Públicos (Deosp), Lúcio Mosquni, informou que em dezembro o teatro estará entregue a população. “Essa história já tem mais de 16 anos, mas na gestão do governador Confúcio Moura será encerrada com um final feliz. A entrega oficial da obra para os porto-velhenses está marcada marcada para o dia 25 de dezembro”, informa.
Com investimento na ordem de R$ 25 milhões, os serviços do teatro estadual se concentram na conclusão dos dois teatros; o profissional com capacidade para 700 pessoas e o “de bolso” para 200 lugares, esse último com 95% da estrutura concluída. No espaço existe ainda um auditório com capacidade para 100 lugares para a realização de encontros e conferências.
A parte de construção civil também segue o cronograma, destacando o calçamento e colocação de granitos. “Nesta etapa os trabalhos são mínimos, e em fase de conclusão”, conta a engenheira civil do Deosp, Sabrina Carneiro.
Outra fase que engloba este momento da obra é em relação à finalização da parte elétrica, instalação de ar-condicionados, elevadores, palco, cortinas, e cenotécnica. “Demos um ritmo à obra, exigimos comprometimento, e acima de tudo respeito a essa gente ordeira da nossa Capital que tanto acredita no meu governo”, destaca Confúcio Moura.
De acordo com Lúcio Mosquini, o governo do Estado já realizou a compra de todo mobiliário, atendendo as normas para a construção e adequação de teatros.
A classe artística vibra com o anúncio. O jornalista e ator Jurandir Júnior, conta em seu currículo com vários espetáculos teatrais de grande sucesso em Porto Velho e fora do Estado. Vencedor de prêmios pela critica, o ator atualmente mora em Barcelona, na Espanha, e de lá festejou o anúncio, além de destacar o trabalho do governador Confúcio Moura na valorização da cultura em Rondônia.
“Para nós artistas é de grande valia receber uma estrutura grandiosa como está em nossa cidade. Ao público principalmente, pois deles parte o melhor, a presença nos nossos espetáculos, isso é importante”, enfatizou o artista.
A entrega oficial acontecerá no dia 25 de dezembro, mas a partir do dia 20 o governo do Estado dará início às comemorações. “Os festejos começam no dia 20 de dezembro, com apresentação de espetáculos tendo a frente à Secretaria de Estado da Cultura (Secel), como responsável. Já autorizei a Secretaria de Estados dos Esportes, da Cultura e do Lazer (Secel) a organizar a programação, convidando a todas as pessoas engajadas na cultura do nosso Estado”, anuncia o governador.
“Há muito os artistas clamam pelo teatro, hoje eles podem ensaiar seus espetáculos, pois já têm data marcada para começar”, enfatiza a secretária da Secel, Eluane Martins.
Com o teatro entregue, a capital passa a ser rota de grandes espetáculos. “O que acontece no eixo Sul e Sudeste passa a fazer parte da nossa vida também, a partir de dezembro. Cultura, palavra forte e levada a sério no Governo da Cooperação, finalizou Eluane.
Fonte: Emerson Barbosa
Fotos: Marcos Freire
Fonte: Decom
Videocast sobre moda e cultura é produzido em Vilhena
Com o objetivo de promover um diálogo entre moda e cultura em Rondônia, o projeto do videocast “Moda e Cultura: Um Diálogo em Rondônia” está sendo p
A III Feira de Conscientização e Prevenção Contra Queimadas, realizada no dia 25 de junho no Galpão da Feira, em Nova Mutum Paraná, foi palco de um
Banda Os Últimos se apresenta hoje no Festival Acústico Lo Fi na Estrada de Ferro Madeira-Mamoré
A Banda Os Últimos, um dos grandes nomes do rock autoral rondoniense, sobe ao palco hoje (28/06) no Festival Acústico Lo Fi, que acontece na históri
Depois de percorrer escolas e ter sua primeira mostra pública às margens do Rio Purus, em Lábrea, cidade que inspirou a obra, “Pela Água, Sempre!” s