Sábado, 30 de abril de 2016 - 06h55

A Fundação Cultural de Porto Velho (Funcultural) realiza, nesta sexta-feira, 29, às 19 horas, na Galeria de Artes da Fundação Cultural a exposição “Camisetas Béra Style”, do artista Áquilas Moreira, conhecido como B.O.C.A (Beradero Organizado Com Atitude). Esta é a terceira mostra da Galeria que foi criada com o intuito de fomentar a cultura realizando a exibição de obras de artistas locais.

A Béra Style consiste na exposição de camisetas estilizadas de desenhos únicos, com temáticas variadas e traços que unem os aspectos da cultura regional com a universal. De acordo com Flammareon Cruz, diretor do Departamento de Arte e Cultura da Funcultural, o artista BOCA é um dos grandes atores da cultura portovelhense e faz das camisetas, telas para suas obras de arte. “É um compromisso da Fundação Cultural incentivar e fomentar a cultura local, promovendo mostras dos artistas”, disse.
O artista visual, Áquilas Moreira, é natural da cidade de Boca do Acre no Amazonas, trabalhou mais de 20 anos com Hip Hop, é escritor, ilustrador, pensador e desenhista. “A ideia é fazer uma coisa antropofágica de colocar o universal sobre uma ótica regional. Também é colocar uma camiseta que se tenha vontade de usar, pois tem atitude. As minhas inspirações são as pessoas, procuro passar através da arte ideias positivas que captam uma soma de concepções, sentidos. Tem muita coisa relacionada. Pode-se fazer desde uma camiseta política até uma com a pintura da Frida Kahlo (pintora mexicana mundialmente conhecida). Eu desenharia uma camiseta da Frida Kahlo envolta numa concepção beradera. A palavra “Béra” significa à margem de. É aquilo que se faz de maneira alternativa”, comenta BOCA.
O nome “Béra Style” vem da construção e conceituação da Cultura Beradera que retrata o “estilo beradero” de ser, agir, falar, fazer arte e cultura. A Funcultural está localizada na Rua Elias Gorayeb, nº 1606, esquina com Rua Dom Pedro I.
Texto Rebeca Barca | Fotos Frank Néry
Terça-feira, 16 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)
O Pontão de Cultura Raízes Amazônicas: Celebrando a Diversidade Cultural, coordenado pela Associação Cultural, Educação, Meio Ambiente e Desenvolvim

Cantata de Natal reúne alunos e comunidade na Biblioteca Francisco Meirelles
Aos 16 anos, Rafaela Oliveira carrega no violino muito mais que notas musicais. Aluna do CMACE Jorge Andrade há dois anos, ela encontrou na música um

AJEB RO presente no lançamento da Coletânea Vozes Libertas em Minas Gerais
A força da palavra feminina ganhou destaque no recente lançamento da Coletânea Vozes Libertas – As mulheres falam e o mundo escuta, obra coordenada

Documentário “Con(cs)erto de Ferro e Flor” conclui filmagens e será lançado em dezembro em Ji-Paraná
O documentário “Con(cs)erto de Ferro e Flor”, dirigido por Rafaela Oliveira e produzido pela Conexão Norte em parceria com a Cia de Artes Clandestin
Terça-feira, 16 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)