Porto Velho (RO) sábado, 18 de janeiro de 2020
×
Gente de Opinião

Cultura

Fundação Iaripuna vai lançar campanha



 A Fundação Iaripuna, responsável pela administração do Complexo Turístico Madeira Mamoré, com o apoio da secretaria municipal de Desenvolvimento Socioeconômico e Turismo (Semdestur) e secretaria municipal de Serviços Básicos (Semusb), preocupada com as ações de vandalismo, ocorridas no lugar, vai lançar uma campanha de conscientização patrimonial permanente a partir deste mês.

Segundo Berenice Simão, vice presidente da Fundação, o objetivo é fortalecer a parceria com a comunidade para que denuncie qualquer dano causado ao patrimônio. “A Madeira Mamoré é de todos, precisamos preservá-la, tanto colocando o lixo no lugar adequado, como denunciando qualquer tipo de vandalismo. Precisamos nos conscientizar de que a preservação do patrimônio hoje, é a garantia de que as futuras gerações também poderão conhecer a história da cidade e que terão um local saudável para seu lazer”, disse ela.

Os materiais informativos que estão sendo produzidos para a campanha, deverão ser apresentados no dia 27 de março, durante o evento alusivo ao dia da Mulher (Tenda da Mulher - Rosa de Março), organizado pela primeira dama do município, Lucilene Peixoto. No material constarão os telefones da Fundação e demais órgãos para informações e denúncias.

De acordo com Berenice, a prefeitura de Porto Velho já providenciou os reparos aos danos causados pelos vândalos. E além dos vigilantes, a Iaripuna conta com o apoio da Polícia Militar do Estado que intensificou as vistorias pelo local. “Estivemos reunidos com o governador Confúcio Moura que se comprometeu a contribuir com maior policiamento no lugar”, reforçou.

Revitalização


Berenice acrescentou que a segunda fase de revitalização do complexo já iniciou. “Os projetos executivos estão sendo elaborados pela Santo Antonio Energia. Ao ficarem prontos serão encaminhados para o Instituto do Patrimônio Histórico Nacional (Iphan), e depois de aprovados vão para licitação”, disse.

Ela explica que além do resgate histórico da cidade, a revitalização vai dar uma excelente opção de lazer para as famílias portovelhenses. “Com a inauguração da primeira fase, as famílias já elegeram o complexo como parte da agenda de lazer do final de semana. Com a total revitalização o lugar ficará ainda mais bonito e atrativo para moradores e visitantes”, relatou.


Fonte: Meiry Santos
 

Mais Sobre Cultura

Orquestra Villa-Lobos de Porto Velho abre seleção para novos músicos voluntários e com bolsas de incentivo

Orquestra Villa-Lobos de Porto Velho abre seleção para novos músicos voluntários e com bolsas de incentivo

Aprovado pelo Ministério da Cidadania por meio da Lei Federal de Incentivo `Cultura e com o apoio do SICOOB, O Instituto Cultural Villa-Lobos de Port

Cultura popular em praça pública de Porto Velho

Cultura popular em praça pública de Porto Velho

Apaixonada pelas rimas, com dedicação à poesia e à prosa desde os 7 anos, a poetisa Maria de Nazaré Melo, 52 anos, não poupou elogios ao falar do proj

Porto Velho: apresentações culturais na Praça Getúlio Vargas são opções de lazer nesse fim de semana

Porto Velho: apresentações culturais na Praça Getúlio Vargas são opções de lazer nesse fim de semana

Com uma belíssima iluminação decorativa e apresentações culturais, a Praça Getúlio Vargas tornou-se um dos lugares mais visitados nesse fim de ano em

Noite em Homenagem ao Samba no SESC Esplanada

Noite em Homenagem ao Samba no SESC Esplanada

O Dia Nacional do Samba, foi comemorado em todo país na segunda-feira (02) e para celebrar a data com muita alegria e gingado, o que o ritmo proporcio