Quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011 - 17h58
A Fundação Iaripuna, responsável pela administração do Complexo Turístico Madeira Mamoré, com o apoio da secretaria municipal de Desenvolvimento Socioeconômico e Turismo (Semdestur) e secretaria municipal de Serviços Básicos (Semusb), preocupada com as ações de vandalismo, ocorridas no lugar, vai lançar uma campanha de conscientização patrimonial permanente a partir deste mês.
Segundo Berenice Simão, vice presidente da Fundação, o objetivo é fortalecer a parceria com a comunidade para que denuncie qualquer dano causado ao patrimônio. “A Madeira Mamoré é de todos, precisamos preservá-la, tanto colocando o lixo no lugar adequado, como denunciando qualquer tipo de vandalismo. Precisamos nos conscientizar de que a preservação do patrimônio hoje, é a garantia de que as futuras gerações também poderão conhecer a história da cidade e que terão um local saudável para seu lazer”, disse ela.
Os materiais informativos que estão sendo produzidos para a campanha, deverão ser apresentados no dia 27 de março, durante o evento alusivo ao dia da Mulher (Tenda da Mulher - Rosa de Março), organizado pela primeira dama do município, Lucilene Peixoto. No material constarão os telefones da Fundação e demais órgãos para informações e denúncias.
De acordo com Berenice, a prefeitura de Porto Velho já providenciou os reparos aos danos causados pelos vândalos. E além dos vigilantes, a Iaripuna conta com o apoio da Polícia Militar do Estado que intensificou as vistorias pelo local. “Estivemos reunidos com o governador Confúcio Moura que se comprometeu a contribuir com maior policiamento no lugar”, reforçou.
Revitalização
Berenice acrescentou que a segunda fase de revitalização do complexo já iniciou. “Os projetos executivos estão sendo elaborados pela Santo Antonio Energia. Ao ficarem prontos serão encaminhados para o Instituto do Patrimônio Histórico Nacional (Iphan), e depois de aprovados vão para licitação”, disse.
Ela explica que além do resgate histórico da cidade, a revitalização vai dar uma excelente opção de lazer para as famílias portovelhenses. “Com a inauguração da primeira fase, as famílias já elegeram o complexo como parte da agenda de lazer do final de semana. Com a total revitalização o lugar ficará ainda mais bonito e atrativo para moradores e visitantes”, relatou.
Fonte: Meiry Santos
Quarta-feira, 31 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)
O curta-metragem documental “Vozes do Divino: Tradição e Cultura na Comunidade Quilombola de Santa Cruz” foi exibido no dia 29 de outubro para aluno

Quando o clima muda, o rio Madeira fala através do cinema
Se o mundo está à beira do colapso climático, o curta-metragem CL[y]MATICS, do Coletivo Madeirista de Rondônia, preferiu falar uma linguagem que qua

O documentário “Con(cs)erto de Ferro e Flor”, dirigido e roteirizado por Rafaela Oliveira, será lançado no próximo dia 29 de dezembro, às 19h30, na

Escola Barão do Solimões marca presença na Coletânea Porto Velho em Poesia
A Coletânea Porto Velho em Poesia, lançada recentemente na Assembleia Legislativa de Rondônia, reúnem mulheres escritoras que transformam memória,
Quarta-feira, 31 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)