Quarta-feira, 31 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Cultura

Fundação Iaripuna vai lançar campanha



 A Fundação Iaripuna, responsável pela administração do Complexo Turístico Madeira Mamoré, com o apoio da secretaria municipal de Desenvolvimento Socioeconômico e Turismo (Semdestur) e secretaria municipal de Serviços Básicos (Semusb), preocupada com as ações de vandalismo, ocorridas no lugar, vai lançar uma campanha de conscientização patrimonial permanente a partir deste mês.

Segundo Berenice Simão, vice presidente da Fundação, o objetivo é fortalecer a parceria com a comunidade para que denuncie qualquer dano causado ao patrimônio. “A Madeira Mamoré é de todos, precisamos preservá-la, tanto colocando o lixo no lugar adequado, como denunciando qualquer tipo de vandalismo. Precisamos nos conscientizar de que a preservação do patrimônio hoje, é a garantia de que as futuras gerações também poderão conhecer a história da cidade e que terão um local saudável para seu lazer”, disse ela.

Os materiais informativos que estão sendo produzidos para a campanha, deverão ser apresentados no dia 27 de março, durante o evento alusivo ao dia da Mulher (Tenda da Mulher - Rosa de Março), organizado pela primeira dama do município, Lucilene Peixoto. No material constarão os telefones da Fundação e demais órgãos para informações e denúncias.

De acordo com Berenice, a prefeitura de Porto Velho já providenciou os reparos aos danos causados pelos vândalos. E além dos vigilantes, a Iaripuna conta com o apoio da Polícia Militar do Estado que intensificou as vistorias pelo local. “Estivemos reunidos com o governador Confúcio Moura que se comprometeu a contribuir com maior policiamento no lugar”, reforçou.

Revitalização


Berenice acrescentou que a segunda fase de revitalização do complexo já iniciou. “Os projetos executivos estão sendo elaborados pela Santo Antonio Energia. Ao ficarem prontos serão encaminhados para o Instituto do Patrimônio Histórico Nacional (Iphan), e depois de aprovados vão para licitação”, disse.

Ela explica que além do resgate histórico da cidade, a revitalização vai dar uma excelente opção de lazer para as famílias portovelhenses. “Com a inauguração da primeira fase, as famílias já elegeram o complexo como parte da agenda de lazer do final de semana. Com a total revitalização o lugar ficará ainda mais bonito e atrativo para moradores e visitantes”, relatou.


Fonte: Meiry Santos
 

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 31 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Documentário sobre a Festa do Divino na Comunidade Quilombola de Santa Cruz é exibido para alunos do EJA em Cerejeiras

Documentário sobre a Festa do Divino na Comunidade Quilombola de Santa Cruz é exibido para alunos do EJA em Cerejeiras

O curta-metragem documental “Vozes do Divino: Tradição e Cultura na Comunidade Quilombola de Santa Cruz” foi exibido no dia 29 de outubro para aluno

Quando o clima muda, o rio Madeira fala através do cinema

Quando o clima muda, o rio Madeira fala através do cinema

Se o mundo está à beira do colapso climático, o curta-metragem CL[y]MATICS, do Coletivo Madeirista de Rondônia, preferiu falar uma linguagem que qua

Con(cs)erto de Ferro e Flor” estreia em Ji-Paraná com exibição gratuita, acessível e debate sobre violência de gênero

Con(cs)erto de Ferro e Flor” estreia em Ji-Paraná com exibição gratuita, acessível e debate sobre violência de gênero

O documentário “Con(cs)erto de Ferro e Flor”, dirigido e roteirizado por Rafaela Oliveira, será lançado no próximo dia 29 de dezembro, às 19h30, na

Escola Barão do Solimões marca presença na Coletânea Porto Velho em Poesia

Escola Barão do Solimões marca presença na Coletânea Porto Velho em Poesia

A Coletânea Porto Velho em Poesia, lançada recentemente  na Assembleia Legislativa de Rondônia, reúnem mulheres escritoras que transformam memória,

Gente de Opinião Quarta-feira, 31 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)