Porto Velho (RO) sábado, 20 de outubro de 2018
×
Gente de Opinião

Cultura

Fundação Iaripuna leva cinema de graça para comunidades carentes


 
A Prefeitura de Porto Velho em parceria com a Associação Cultural Cuniã e Ministério da Cultura realiza projeto que visa divulgar o cinema junto às comunidades mais humildes e ao mesmo tempo atrair público para assistir às produções nacionais. O projeto foi lançado no último dia 27 de março e tem programação até o final de 2010, no espaço cultural Vrena, à Rua Tobias Barreto, nº 18, bairro Tucumanzal, atrás do Posto dos Garimpeiros.
 
Desde o seu lançamento, o projeto coordenado pela Fundação Cultural Iaripuna, órgão da Prefeitura Municipal, tem programação semanal gratuita todos os domingos, as 17 e às 18 horas. No primeiro horário são exibidos filmes da série DOC TV, que são documentários inéditos produzidos e divulgados pelo Ministério da Cultura. A finalidade é mostrar a realidade do Brasil dentro do contexto dos processos sociais da atualidade, as tradições e fatos históricos. O segundo horário é destinado ao público infantil, com exibição de filmes do projeto Cine Oquinha, focado para a realidade regional. 

Conforme o diretor de relações públicas do espaço cultural, Cláudio Vrena, moradores do bairro Tucumanzal e imediações têm aderido ao projeto e comparecido para acompanharem as exibições, mas a participação poderia ser maior. A vice-presidente da Fundação Iaripuna, Berenice Simão destaca a importância social dessa iniciativa em levar cultura e arte para as comunidades carentes, já que nem todos podem pagar para irem ao cinema. “Isso retrata a filosofia de trabalho do prefeito Roberto Sobrinho, que é de levar benefícios para todos nas mais diversas formas”, acrescenta.

Samba e artesanato

Outro projeto semanal da Prefeitura, através da Fundação Iaripuna acontece toda sexta-feira, a partir das 20h30min, no Mercado Cultural, em frente à Praça Getúlio Vargas. A Fina Flor do Samba tem o objetivo de divulgar a música regional e os artistas locais. 

Aos sábados e domingos, na Praça Aluisio Ferreira, acontece a Feira do Porto, onde são comercializadas comidas típicas da região e produtos artesanais. Atrações musicais, culturais e artísticas das mais diversas se apresentam todo final de semana no Coreto da praça, também como forma de difundir e valorizar o que é nosso.

Curso de arte

No próximo domingo (11) durante o Projeto Tenda da Cidadania que será realizado em Jacy-Paraná, a Fundação Cultural Iaripuna inicia naquele distrito as inscrições para o programa Arte de Todos. Durante três meses, os interessados participarão de curso de teatro, música e dança. Segundo Berenice Simão, “é mais uma iniciativa de Prefeitura voltada para a inclusão social e cultural”.

Fonte: Augusto José 
 

Mais Sobre Cultura

Wankabuki apresenta peça “À Margem” em três cidades de Rondônia

Wankabuki apresenta peça “À Margem” em três cidades de Rondônia

O Grupo de Teatro Wankabuki, de Vilhena (RO), realizará entre os dias 17 e 26 de outubro uma série de apresentações da peça “À Margem” nos municípios

Professor Aleks Palitot doa livros para escola municipal infantil

Professor Aleks Palitot doa livros para escola municipal infantil

Na tarde de quinta-feira (11), o Professor Aleks Palitot visitou a Escola Municipal de Educação Infantil Prof.ª Ronilza Cordeiro Afonso Dias, na Zona

SESC abre inscrições para exposição  e oficina de fotografia em Porto Velho

SESC abre inscrições para exposição e oficina de fotografia em Porto Velho

A exposição será realizada na rua Euclides da Cunha, com inscrições e impressões gratuitas no formato lambe-lambe