Terça-feira, 6 de abril de 2010 - 13h04
A Prefeitura de Porto Velho em parceria com a Associação Cultural Cuniã e Ministério da Cultura realiza projeto que visa divulgar o cinema junto às comunidades mais humildes e ao mesmo tempo atrair público para assistir às produções nacionais. O projeto foi lançado no último dia 27 de março e tem programação até o final de 2010, no espaço cultural Vrena, à Rua Tobias Barreto, nº 18, bairro Tucumanzal, atrás do Posto dos Garimpeiros.
Desde o seu lançamento, o projeto coordenado pela Fundação Cultural Iaripuna, órgão da Prefeitura Municipal, tem programação semanal gratuita todos os domingos, as 17 e às 18 horas. No primeiro horário são exibidos filmes da série DOC TV, que são documentários inéditos produzidos e divulgados pelo Ministério da Cultura. A finalidade é mostrar a realidade do Brasil dentro do contexto dos processos sociais da atualidade, as tradições e fatos históricos. O segundo horário é destinado ao público infantil, com exibição de filmes do projeto Cine Oquinha, focado para a realidade regional.
Conforme o diretor de relações públicas do espaço cultural, Cláudio Vrena, moradores do bairro Tucumanzal e imediações têm aderido ao projeto e comparecido para acompanharem as exibições, mas a participação poderia ser maior. A vice-presidente da Fundação Iaripuna, Berenice Simão destaca a importância social dessa iniciativa em levar cultura e arte para as comunidades carentes, já que nem todos podem pagar para irem ao cinema. “Isso retrata a filosofia de trabalho do prefeito Roberto Sobrinho, que é de levar benefícios para todos nas mais diversas formas”, acrescenta.
Samba e artesanato
Outro projeto semanal da Prefeitura, através da Fundação Iaripuna acontece toda sexta-feira, a partir das 20h30min, no Mercado Cultural, em frente à Praça Getúlio Vargas. A Fina Flor do Samba tem o objetivo de divulgar a música regional e os artistas locais.
Aos sábados e domingos, na Praça Aluisio Ferreira, acontece a Feira do Porto, onde são comercializadas comidas típicas da região e produtos artesanais. Atrações musicais, culturais e artísticas das mais diversas se apresentam todo final de semana no Coreto da praça, também como forma de difundir e valorizar o que é nosso.
Curso de arte
No próximo domingo (11) durante o Projeto Tenda da Cidadania que será realizado em Jacy-Paraná, a Fundação Cultural Iaripuna inicia naquele distrito as inscrições para o programa Arte de Todos. Durante três meses, os interessados participarão de curso de teatro, música e dança. Segundo Berenice Simão, “é mais uma iniciativa de Prefeitura voltada para a inclusão social e cultural”.
Fonte: Augusto José
Quarta-feira, 17 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Documentário “Saberes Nambiquaras” é exibido em Vilhena e Pimenteiras do Oeste
O curta-metragem documental “Saberes Nambiquaras: Tradição Cultural na Produção da Chicha e Beiju” foi exibido gratuitamente em escolas de Vilhena (

O Pontão de Cultura Raízes Amazônicas: Celebrando a Diversidade Cultural, coordenado pela Associação Cultural, Educação, Meio Ambiente e Desenvolvim

Cantata de Natal reúne alunos e comunidade na Biblioteca Francisco Meirelles
Aos 16 anos, Rafaela Oliveira carrega no violino muito mais que notas musicais. Aluna do CMACE Jorge Andrade há dois anos, ela encontrou na música um

AJEB RO presente no lançamento da Coletânea Vozes Libertas em Minas Gerais
A força da palavra feminina ganhou destaque no recente lançamento da Coletânea Vozes Libertas – As mulheres falam e o mundo escuta, obra coordenada
Quarta-feira, 17 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)