Porto Velho (RO) sexta-feira, 24 de janeiro de 2020
×
Gente de Opinião

Cultura

Fundação Iaripuna leva cinema de graça para comunidades carentes


 
A Prefeitura de Porto Velho em parceria com a Associação Cultural Cuniã e Ministério da Cultura realiza projeto que visa divulgar o cinema junto às comunidades mais humildes e ao mesmo tempo atrair público para assistir às produções nacionais. O projeto foi lançado no último dia 27 de março e tem programação até o final de 2010, no espaço cultural Vrena, à Rua Tobias Barreto, nº 18, bairro Tucumanzal, atrás do Posto dos Garimpeiros.
 
Desde o seu lançamento, o projeto coordenado pela Fundação Cultural Iaripuna, órgão da Prefeitura Municipal, tem programação semanal gratuita todos os domingos, as 17 e às 18 horas. No primeiro horário são exibidos filmes da série DOC TV, que são documentários inéditos produzidos e divulgados pelo Ministério da Cultura. A finalidade é mostrar a realidade do Brasil dentro do contexto dos processos sociais da atualidade, as tradições e fatos históricos. O segundo horário é destinado ao público infantil, com exibição de filmes do projeto Cine Oquinha, focado para a realidade regional. 

Conforme o diretor de relações públicas do espaço cultural, Cláudio Vrena, moradores do bairro Tucumanzal e imediações têm aderido ao projeto e comparecido para acompanharem as exibições, mas a participação poderia ser maior. A vice-presidente da Fundação Iaripuna, Berenice Simão destaca a importância social dessa iniciativa em levar cultura e arte para as comunidades carentes, já que nem todos podem pagar para irem ao cinema. “Isso retrata a filosofia de trabalho do prefeito Roberto Sobrinho, que é de levar benefícios para todos nas mais diversas formas”, acrescenta.

Samba e artesanato

Outro projeto semanal da Prefeitura, através da Fundação Iaripuna acontece toda sexta-feira, a partir das 20h30min, no Mercado Cultural, em frente à Praça Getúlio Vargas. A Fina Flor do Samba tem o objetivo de divulgar a música regional e os artistas locais. 

Aos sábados e domingos, na Praça Aluisio Ferreira, acontece a Feira do Porto, onde são comercializadas comidas típicas da região e produtos artesanais. Atrações musicais, culturais e artísticas das mais diversas se apresentam todo final de semana no Coreto da praça, também como forma de difundir e valorizar o que é nosso.

Curso de arte

No próximo domingo (11) durante o Projeto Tenda da Cidadania que será realizado em Jacy-Paraná, a Fundação Cultural Iaripuna inicia naquele distrito as inscrições para o programa Arte de Todos. Durante três meses, os interessados participarão de curso de teatro, música e dança. Segundo Berenice Simão, “é mais uma iniciativa de Prefeitura voltada para a inclusão social e cultural”.

Fonte: Augusto José 
 

Mais Sobre Cultura

Orquestra Villa-Lobos de Porto Velho abre seleção para novos músicos voluntários e com bolsas de incentivo

Orquestra Villa-Lobos de Porto Velho abre seleção para novos músicos voluntários e com bolsas de incentivo

Aprovado pelo Ministério da Cidadania por meio da Lei Federal de Incentivo `Cultura e com o apoio do SICOOB, O Instituto Cultural Villa-Lobos de Port

Cultura popular em praça pública de Porto Velho

Cultura popular em praça pública de Porto Velho

Apaixonada pelas rimas, com dedicação à poesia e à prosa desde os 7 anos, a poetisa Maria de Nazaré Melo, 52 anos, não poupou elogios ao falar do proj

Porto Velho: apresentações culturais na Praça Getúlio Vargas são opções de lazer nesse fim de semana

Porto Velho: apresentações culturais na Praça Getúlio Vargas são opções de lazer nesse fim de semana

Com uma belíssima iluminação decorativa e apresentações culturais, a Praça Getúlio Vargas tornou-se um dos lugares mais visitados nesse fim de ano em

Noite em Homenagem ao Samba no SESC Esplanada

Noite em Homenagem ao Samba no SESC Esplanada

O Dia Nacional do Samba, foi comemorado em todo país na segunda-feira (02) e para celebrar a data com muita alegria e gingado, o que o ritmo proporcio