Sexta-feira, 13 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Cultura

Funcultural lança programa de apoio a grupos e arraiais do circuito junino


 
A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Fundação Cultural Municipal (Funcultural), lançou nesta semana o maior programa já visto no município de apoio aos grupos folclóricos. Quem garante isso é o presidente da Funcultural, Marcos Nobre.

Segundo Nobre, o Edital de Fomento aos Grupos Folclóricos demonstra o princípio da transparência e da democratização dos recursos públicos da cultura, que regem as ações da entidade. “Estamos conclamando as instituições e demais grupos promotores de cultura para que até o dia 15 de junho se inscrevam e enviem seus projetos”, enfatizou o presidente.
 
 O Edital se divide em três eixos. O primeiro é de apoio aos grupos folclóricos, quadrilhas juninas e bois bumbas, tanto nas categorias adultas como mirins. O outro eixo é de apoio aos grupos de danças de forró. O último se refere ao projeto Arrastão de São João 2015. A Funcultural está destinando 800 mil reais para investimentos diretos no que Nobre denomina de “A maior manifestação da cultura popular na região, que é o circuito junino e o movimento folclorista”. 
 
 Além dos recursos que a Funcultural vai destinar aos grupos, ela também está implementando o Programa Circuito Junino, pelo qual os arraiais receberão apoio na forma de equipamentos que serão instalados na festa, tais como palco, iluminação, sonorização, arquibancadas e outros. “O Programa Circuito Junino contempla os arraiais, o Edital, por sua vez, serve como apoio para os grupos folclóricos. Utilizando de um exemplo, é como se estivéssemos por um lado ajudando a promover uma festa, provendo as instalações, e por outro lado ajudando o artista, que também precisa de suporte para fazer sua apresentação nessa festa”, explicou Nobre.  
 
 O Edital de Fomento aos Grupos Folclóricos está publicado neste Site, onde podem ser acessadas todas as informações necessárias para as inscrições dos grupos. Pela primeira vez em Porto Velho os grupos de forró receberão apoio por parte da Prefeitura para realizar suas apresentações. O apoio visa cooperar com a aquisição de indumentárias e outros apetrechos necessários à realização de seus trabalhos. Para receber o apoio é fundamental que os interessados enviem suas inscrições até o dia 15 de junho e que os requisitos elencados no edital sejam devidamente apresentados, tais como alvarás, certidões negativas, contrato social e outros documentos de praxe. “O princípio que rege nosso trabalho é o da gestão compartilhada entre poder público e sociedade civil organizada. Desta forma é que queremos promover o melhor circuito junino já visto no município”, finalizou o presidente.
 
Fonte:  Renato Menghi
 
 

Gente de OpiniãoSexta-feira, 13 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Primeiras imagens de “Bom Futuro” revelam drama amazônico sobre resistência feminina e memória do garimpo em Rondônia

Primeiras imagens de “Bom Futuro” revelam drama amazônico sobre resistência feminina e memória do garimpo em Rondônia

As primeiras imagens do longa-metragem Bom Futuro, dirigido por Fabiano Barros e produzido pela Conexão Norte, sob a coordenação geral de João Leão

CEPC/RO inicia escutas setoriais para construção do PAR da PNAB – Ciclo 2

CEPC/RO inicia escutas setoriais para construção do PAR da PNAB – Ciclo 2

Têm início hoje (10) as escutas setoriais que irão subsidiar a SEJUCEL na construção do Plano de Aplicação de Recursos (PAR) da Política Nacional Al

Pirarucu do Madeira reúne famílias e celebra a tradição do Carnaval

Pirarucu do Madeira reúne famílias e celebra a tradição do Carnaval

“Ô abre alas que eu quero passar…”, ao som contagiante das marchinhas de Carnaval, o bloco Pirarucu do Madeira tomou conta das ruas de Porto Velho em

Presidente da Câmara de Jaboticabal SP recebe escritoras da AJEB-RO

Presidente da Câmara de Jaboticabal SP recebe escritoras da AJEB-RO

O presidente da Câmara Municipal de Jaboticabal, Ronaldo Peruci, recebeu as escritoras Luciana Barbieri e Rosângela Arend, representantes da AJEB-RO

Gente de Opinião Sexta-feira, 13 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)