Segunda-feira, 29 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Cultura

Funcultural lança programa de apoio a grupos e arraiais do circuito junino


 
A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Fundação Cultural Municipal (Funcultural), lançou nesta semana o maior programa já visto no município de apoio aos grupos folclóricos. Quem garante isso é o presidente da Funcultural, Marcos Nobre.

Segundo Nobre, o Edital de Fomento aos Grupos Folclóricos demonstra o princípio da transparência e da democratização dos recursos públicos da cultura, que regem as ações da entidade. “Estamos conclamando as instituições e demais grupos promotores de cultura para que até o dia 15 de junho se inscrevam e enviem seus projetos”, enfatizou o presidente.
 
 O Edital se divide em três eixos. O primeiro é de apoio aos grupos folclóricos, quadrilhas juninas e bois bumbas, tanto nas categorias adultas como mirins. O outro eixo é de apoio aos grupos de danças de forró. O último se refere ao projeto Arrastão de São João 2015. A Funcultural está destinando 800 mil reais para investimentos diretos no que Nobre denomina de “A maior manifestação da cultura popular na região, que é o circuito junino e o movimento folclorista”. 
 
 Além dos recursos que a Funcultural vai destinar aos grupos, ela também está implementando o Programa Circuito Junino, pelo qual os arraiais receberão apoio na forma de equipamentos que serão instalados na festa, tais como palco, iluminação, sonorização, arquibancadas e outros. “O Programa Circuito Junino contempla os arraiais, o Edital, por sua vez, serve como apoio para os grupos folclóricos. Utilizando de um exemplo, é como se estivéssemos por um lado ajudando a promover uma festa, provendo as instalações, e por outro lado ajudando o artista, que também precisa de suporte para fazer sua apresentação nessa festa”, explicou Nobre.  
 
 O Edital de Fomento aos Grupos Folclóricos está publicado neste Site, onde podem ser acessadas todas as informações necessárias para as inscrições dos grupos. Pela primeira vez em Porto Velho os grupos de forró receberão apoio por parte da Prefeitura para realizar suas apresentações. O apoio visa cooperar com a aquisição de indumentárias e outros apetrechos necessários à realização de seus trabalhos. Para receber o apoio é fundamental que os interessados enviem suas inscrições até o dia 15 de junho e que os requisitos elencados no edital sejam devidamente apresentados, tais como alvarás, certidões negativas, contrato social e outros documentos de praxe. “O princípio que rege nosso trabalho é o da gestão compartilhada entre poder público e sociedade civil organizada. Desta forma é que queremos promover o melhor circuito junino já visto no município”, finalizou o presidente.
 
Fonte:  Renato Menghi
 
 

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 29 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Con(cs)erto de Ferro e Flor” estreia em Ji-Paraná com exibição gratuita, acessível e debate sobre violência de gênero

Con(cs)erto de Ferro e Flor” estreia em Ji-Paraná com exibição gratuita, acessível e debate sobre violência de gênero

O documentário “Con(cs)erto de Ferro e Flor”, dirigido e roteirizado por Rafaela Oliveira, será lançado no próximo dia 29 de dezembro, às 19h30, na

Escola Barão do Solimões marca presença na Coletânea Porto Velho em Poesia

Escola Barão do Solimões marca presença na Coletânea Porto Velho em Poesia

A Coletânea Porto Velho em Poesia, lançada recentemente  na Assembleia Legislativa de Rondônia, reúnem mulheres escritoras que transformam memória,

Curta Poronga será exibido gratuitamente e com ação de acessibilidade em Ji-Paraná

Curta Poronga será exibido gratuitamente e com ação de acessibilidade em Ji-Paraná

O curta-metragem de ficção “Poronga” será exibido no próximo dia 28 de dezembro, às 19h, na Fada Inad Espaço Cultural, localizada na Rua Fernandão,

Curta-metragem sobre histórias de mulheres quilombolas de Rondônia é disponibilizado no YouTube

Curta-metragem sobre histórias de mulheres quilombolas de Rondônia é disponibilizado no YouTube

O curta-metragem documental “Vozes de Santa Cruz: Histórias de Mulheres Quilombolas de Rondônia” já está disponível gratuitamente no YouTube, amplia

Gente de Opinião Segunda-feira, 29 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)