Quinta-feira, 23 de outubro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Cultura

Funcultural apresenta espetáculo 'A Magia da Dança'


 

Gente de Opinião

O Ballet Funcultural, instituído pela Prefeitura de Porto Velho neste ano de 2017, por meio da Fundação de Cultura (Funcultural), apresentará o espetáculo “A Magia da Dança”, no próximo dia 28 de novembro, às 19 horas, no Teatro Palácio das Artes. A primeira-dama Ieda Chaves, uma das grandes apoiadoras do ballet, já confirmou presença no evento.

O ballet é formado por 150 alunas, com idade entre 04 e 15 anos. Elas têm aulas de ballet clássico, jazz e contemporâneo. A escola funciona em uma das salas do Centro de Esportes Unificados (CEU), no bairro JK, zona Leste da Capital. As aulas são ministradas pela professora e coreógrafa Missilene Félix.

A escola foi idealizada pelo Município para atender as crianças e adolescentes que sonham em fazer dança, porém não têm condições de arcar com os custos da mensalidade de uma escola particular, que atualmente gira em torno de R$ 80,00 a R$ 180,00. As aulas no CEU são gratuitas.

O prefeito dr Hildon Chaves afirmou que criar espaços como o CEU para que as crianças e adolescentes da periferia tenham acesso a cursos até então inacessíveis é uma das prioridades da sua administração. Para o presidente da Funcultural, Ocampo Fernandes, a procura cada vez maior pelas aulas de ballet atesta, por si só, a qualidade do trabalho que o Município vem realizando.

Convidados

Além das alunas do Ballet Funcultural, o espetáculo contará com a apresentação dos ballets: Laura Vicuña, Classe A e Arte de Dançar.

Homenagem

A professora Missilene tem formação clássica pelo Teatro Municipal de Porto Velho, com o maitre Adair Palma (In memoriam), precursor da dança em Rondônia. O espetáculo “A Magia da Dança” é uma homenagem ao professor Adair Palma – um apaixonado pelo ballet clássico, que exigia de suas pupilas, técnica perfeita.

O professor começou a lecionar ballet em Porto Velho 1982. Ele veio do Rio de Janeiro atendendo convite do então prefeito Chiquilito Erse. Até falecer em 01 de março de 2010, o maitre se dedicou exclusivamente as aulas de dança. Crítico e severo com os alunos, Adair deixou um legado seguido à risca pelos seus bailarinos que, em sua maioria, ministra aulas nas escolas de dança da capital.

Fonte: Funcultural

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 23 de outubro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Curta-metragem “Quarto Escuro”, de Carlos Santana, tem estreia oficial em Ariquemes

Curta-metragem “Quarto Escuro”, de Carlos Santana, tem estreia oficial em Ariquemes

O cinema rondoniense ganha mais uma produção autoral com o lançamento oficial do curta-metragem “Quarto Escuro”, dirigido por Carlos Santana. A est

Curta Amazônico destaca protagonismo feminino na tela e na produção

Curta Amazônico destaca protagonismo feminino na tela e na produção

Em meio aos sons da floresta urbana de Porto Velho, uma jovem transforma o silêncio em arte. A Ascensão da Cigarra, curta-metragem dirigido e roteir

Mostra Amazônia Negra de Cinema abre convocatória para filmes sobre identidade e representatividade negra

Mostra Amazônia Negra de Cinema abre convocatória para filmes sobre identidade e representatividade negra

A Mostra Amazônia Negra de Cinema está com convocatória aberta para a seleção de obras audiovisuais que irão compor sua programação itinerante em Ro

Ibiã e o Boto finaliza filmagens e revela a magia do Rio Jamari em uma poética vídeo-arte rondoniense

Ibiã e o Boto finaliza filmagens e revela a magia do Rio Jamari em uma poética vídeo-arte rondoniense

As filmagens de Ibiã e o Boto chegaram ao fim, marcando o encerramento de um projeto que une mitologia amazônica, poesia visual e o olhar sensível s

Gente de Opinião Quinta-feira, 23 de outubro de 2025 | Porto Velho (RO)