Quinta-feira, 8 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Cultura

Funcultural apresenta espetáculo 'A Magia da Dança'


 

Gente de Opinião

O Ballet Funcultural, instituído pela Prefeitura de Porto Velho neste ano de 2017, por meio da Fundação de Cultura (Funcultural), apresentará o espetáculo “A Magia da Dança”, no próximo dia 28 de novembro, às 19 horas, no Teatro Palácio das Artes. A primeira-dama Ieda Chaves, uma das grandes apoiadoras do ballet, já confirmou presença no evento.

O ballet é formado por 150 alunas, com idade entre 04 e 15 anos. Elas têm aulas de ballet clássico, jazz e contemporâneo. A escola funciona em uma das salas do Centro de Esportes Unificados (CEU), no bairro JK, zona Leste da Capital. As aulas são ministradas pela professora e coreógrafa Missilene Félix.

A escola foi idealizada pelo Município para atender as crianças e adolescentes que sonham em fazer dança, porém não têm condições de arcar com os custos da mensalidade de uma escola particular, que atualmente gira em torno de R$ 80,00 a R$ 180,00. As aulas no CEU são gratuitas.

O prefeito dr Hildon Chaves afirmou que criar espaços como o CEU para que as crianças e adolescentes da periferia tenham acesso a cursos até então inacessíveis é uma das prioridades da sua administração. Para o presidente da Funcultural, Ocampo Fernandes, a procura cada vez maior pelas aulas de ballet atesta, por si só, a qualidade do trabalho que o Município vem realizando.

Convidados

Além das alunas do Ballet Funcultural, o espetáculo contará com a apresentação dos ballets: Laura Vicuña, Classe A e Arte de Dançar.

Homenagem

A professora Missilene tem formação clássica pelo Teatro Municipal de Porto Velho, com o maitre Adair Palma (In memoriam), precursor da dança em Rondônia. O espetáculo “A Magia da Dança” é uma homenagem ao professor Adair Palma – um apaixonado pelo ballet clássico, que exigia de suas pupilas, técnica perfeita.

O professor começou a lecionar ballet em Porto Velho 1982. Ele veio do Rio de Janeiro atendendo convite do então prefeito Chiquilito Erse. Até falecer em 01 de março de 2010, o maitre se dedicou exclusivamente as aulas de dança. Crítico e severo com os alunos, Adair deixou um legado seguido à risca pelos seus bailarinos que, em sua maioria, ministra aulas nas escolas de dança da capital.

Fonte: Funcultural

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 8 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

 Pontão de Cultura Raízes Amazônicas capacita 15 pessoas em oficina gratuita de artesanato com fibras vegetais em Vilhena

Pontão de Cultura Raízes Amazônicas capacita 15 pessoas em oficina gratuita de artesanato com fibras vegetais em Vilhena

O Pontão de Cultura Raízes Amazônicas: Celebrando a Diversidade Cultural, coordenado pela Associação Cultural, Educação, Meio Ambiente e Desenvolvim

Pontão de Cultura Raízes Amazônicas lança publicação digital da campanha “Celebrando a Diversidade Cultural Amazônica”

Pontão de Cultura Raízes Amazônicas lança publicação digital da campanha “Celebrando a Diversidade Cultural Amazônica”

O Pontão de Cultura Raízes Amazônicas: Celebrando a Diversidade Cultural, coordenado pela Associação Cultural, Educação, Meio Ambiente e Desenvolvim

Documentário sobre a Festa do Divino na Comunidade Quilombola de Santa Cruz é exibido para alunos do EJA em Cerejeiras

Documentário sobre a Festa do Divino na Comunidade Quilombola de Santa Cruz é exibido para alunos do EJA em Cerejeiras

O curta-metragem documental “Vozes do Divino: Tradição e Cultura na Comunidade Quilombola de Santa Cruz” foi exibido no dia 29 de outubro para aluno

Quando o clima muda, o rio Madeira fala através do cinema

Quando o clima muda, o rio Madeira fala através do cinema

Se o mundo está à beira do colapso climático, o curta-metragem CL[y]MATICS, do Coletivo Madeirista de Rondônia, preferiu falar uma linguagem que qua

Gente de Opinião Quinta-feira, 8 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)