Quarta-feira, 17 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Cultura

Funcultural anuncia seleção de projetos para o Circuito Junino


A Fundação Cultural do Município de Porto Velho (Funcultural) lança, ainda nesta semana, o Edital de Chamamento Público para seleção de projetos culturais participantes do Circuito Junino do ano de 2016. As quadrilhas, bois bumbás e demais grupos que queiram participar dos festejos desse período, importante para a manifestação da cultura popular local, já devem iniciar a construção de seus projetos, a fim de apresentá-los logo à Funcultural.

Ao final do mês de maio já deverão iniciar os primeiros arraiais e o Circuito todo deve se encerrar em agosto. Durante esse tempo, tradicionalmente, acontecem todas as festas incluindo a Flor do Maracujá, que é a maior de todas da região. O Circuito se compõe de muitas atividades produzidas pelas comunidades, nos mais diferentes pontos da cidade. A Funcultural disponibilizará apoios aos diversos grupos na forma de sonorização, palco, arquibancada, iluminação, banheiros públicos e também recursos para aquisições de vestimentas e acessórios alegóricos.

Os projetos passarão por avaliação, obedecendo aos critérios estabelecidos no próprio Edital. O período de seleção acontecerá durante quarenta dias, entre os meses de abril e maio, após isso, os vencedores começarão a receber os recursos solicitados em conformidade à agenda delineada entre a Prefeitura e os grupos.

A realização do Arrastão de São João, que geralmente fecha o Circuito Junino, também passará por análise da Funcultural. “Vamos estudar a possibilidade de realizá-lo neste ano. As coisas estão muito dependentes de orçamento, tendo em vista o atual processo econômico do país. A intenção é realizar o Arrastão, mas tudo precisa ser adequado com cautela.

No entanto, o principal objetivo a ser atingido é mesmo o de estender apoio aos grupos e comunidades. Queremos que todas as festas do Circuito Junino alcancem êxito, incluindo a festa Flor do Maracujá, que marca mais fortemente as manifestações culturais desse tipo em nossa cidade”, afirmou Jorge dos Santos, o Jorjão, presidente da Funcultural.

Por Renato Menghi
 

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 17 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Rouanet sob convite: a cultura precisa mais que aprovações

Rouanet sob convite: a cultura precisa mais que aprovações

Nesta semana, a Comissão Nacional de Incentivo à Cultura (CNIC) aprovou 173 projetos culturais via Lei Rouanet, autorizando a captação de R$ 364,9 mi

‘Mucura’ divulga cartaz e trailer após seleção para Festival Olhar do Norte 2025

‘Mucura’ divulga cartaz e trailer após seleção para Festival Olhar do Norte 2025

O curta-metragem Mucura, dirigido por Fabiano Barros, divulga nesta segunda-feira (25) cartaz oficial e trailer após ser selecionado para a 7ª ediçã

Integrantes de grupo de pesquisa da Unir produzem conteúdo para emissora de rádio da França

Integrantes de grupo de pesquisa da Unir produzem conteúdo para emissora de rádio da França

As vozes rondonienses foram ecoadas na França. Nas últimas duas terças-feiras (9 e 16 de setembro), os estudantes de Jornalismo da Universidade Fede

Tarot Egípcio, simbolismos, significados astrológicos e autoconhecimento

Tarot Egípcio, simbolismos, significados astrológicos e autoconhecimento

O Tarot é um dos sistemas simbólicos mais complexos e enigmáticos do Ocidente esotérico, reunindo elementos de misticismo, filosofia, psicologia e p

Gente de Opinião Quarta-feira, 17 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)