Terça-feira, 2 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Cultura

‘Frida’ em cartaz na Casa de Cultura nesta sexta-feira


 

Além da exibição de Frida, está em cartaz a Transversalidade do Olhar Maturo

Na última sessão do ciclo de cinema da Casa de Cultura Ivan Marrocos o filme em cartaz é ‘Frida’. A sessão será nesta sexta-feira, às 16h na Sala Pioneiros com entrada franca.

O longa protagonizado pela atriz Salma Hayek, conta a história de um dos principais nomes da história da arte no México. Conceituada e aclamada como pintora, teve um casamento aberto com Diego Rivera (Alfred Molina), seu companheiro também nas artes. Teve também um controverso caso com o político Leon Trostky (Geoffrey Rush) e com várias mulheres.

O filme é um tiro de raspão na vida de Frida Kahlo. A partir dele, é possível imaginar quem foi à pintora e o que ela passou em vida, mesmo que tenha desejado a morte.

"Frida", dirigido por Julie Taymor, tenta respirar dor, arte e emoção com a personagem bem caracterizada: o figurino, formado por roupas exóticas e coloridas, os animais e a riqueza de telas por ela pintadas estão no filme.

No filme, Taymor encontra espaço para brincar um pouco com a linguagem: há uma sequência com cenas de Diego Rivera (Alfred Molina) como King Kong em Nova York e outra com caveirinhas marionetes logo após o acidente da pintora, durante seu coma, que dão um ar de modernidade ao filme.

As passagens das telas para as cenas, feitas digitalmente, também são pontos positivos do filme, que se atém a contar uma história rápida da pintora (apesar dos 118 minutos de duração), passando de leve por sua inclinação pelo homossexualismo e pela relação extraconjugal que manteve com o teórico revolucionário russo León Trotsky.

Com direção de Julie Taymor o filme ganhou vários prêmios, entre eles dois Oscar, nas categorias: Melhor maquiagem e Melhor trilha sonora. Foi ainda indicado nas categorias: Melhor atriz (Salma Hayek); Melhor Direção de Arte; Melhor figurino; e Melhor canção original (Burn It Blue). Também ganhou o Globo de Ouro de melhor trilha sonora, além de ter sido indicado na categoria de melhor Atriz – Drama (Salma Hayek)

Local: Casa de Cultura Ivan Marrocos
Data: sexta-feira (22)
Horário: 16H
Entrada:franca

Fonte: Sílvio Santos

Gente de OpiniãoTerça-feira, 2 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Em noite de abertura, Salão Itiquira de Arte Contemporânea premia artistas visuais em Goiás

Em noite de abertura, Salão Itiquira de Arte Contemporânea premia artistas visuais em Goiás

A noite de abertura do 1º Salão Itiquira de Arte Contemporânea foi marcada pela premiação de artistas responsáveis por ressignificar, abraçar e diss

Flávio Dutka e o “Microcosmos”: Pontos, Cores e a Pesquisa Estética na Amazônia

Flávio Dutka e o “Microcosmos”: Pontos, Cores e a Pesquisa Estética na Amazônia

A exposição “Microcosmos”, do artista plástico Flávio Dutka, com mais de 85 obras a ser realizada na Casa de Cultura Ivan Marrocos, em Porto Velho (

Banda porto-velhense Erudica anuncia turnê europeia em 2026 após estreia em festival de Portugal

Banda porto-velhense Erudica anuncia turnê europeia em 2026 após estreia em festival de Portugal

A música pesada de Porto Velho acaba de alcançar novos horizontes. A banda Erudica, formada na capital rondoniense, anunciou oficialmente sua turnê

Amazônia Negra em destaque: Marcela Bonfim é bicampeã entre os +Admirados Jornalistas Negros do Brasil

Amazônia Negra em destaque: Marcela Bonfim é bicampeã entre os +Admirados Jornalistas Negros do Brasil

Eleita pelo segundo ano consecutivo, Marcela Bonfim foi destaque na cerimônia dos +Admirados Jornalistas Negros e Negras da Imprensa Brasileira 2025

Gente de Opinião Terça-feira, 2 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)