Sexta-feira, 22 de maio de 2009 - 07h11
Além da exibição de Frida, está em cartaz a Transversalidade do Olhar Maturo
Na última sessão do ciclo de cinema da Casa de Cultura Ivan Marrocos o filme em cartaz é Frida. A sessão será nesta sexta-feira, às 16h na Sala Pioneiros com entrada franca.
O longa protagonizado pela atriz Salma Hayek, conta a história de um dos principais nomes da história da arte no México. Conceituada e aclamada como pintora, teve um casamento aberto com Diego Rivera (Alfred Molina), seu companheiro também nas artes. Teve também um controverso caso com o político Leon Trostky (Geoffrey Rush) e com várias mulheres.
O filme é um tiro de raspão na vida de Frida Kahlo. A partir dele, é possível imaginar quem foi à pintora e o que ela passou em vida, mesmo que tenha desejado a morte.
"Frida", dirigido por Julie Taymor, tenta respirar dor, arte e emoção com a personagem bem caracterizada: o figurino, formado por roupas exóticas e coloridas, os animais e a riqueza de telas por ela pintadas estão no filme.
No filme, Taymor encontra espaço para brincar um pouco com a linguagem: há uma sequência com cenas de Diego Rivera (Alfred Molina) como King Kong em Nova York e outra com caveirinhas marionetes logo após o acidente da pintora, durante seu coma, que dão um ar de modernidade ao filme.
As passagens das telas para as cenas, feitas digitalmente, também são pontos positivos do filme, que se atém a contar uma história rápida da pintora (apesar dos 118 minutos de duração), passando de leve por sua inclinação pelo homossexualismo e pela relação extraconjugal que manteve com o teórico revolucionário russo León Trotsky.
Com direção de Julie Taymor o filme ganhou vários prêmios, entre eles dois Oscar, nas categorias: Melhor maquiagem e Melhor trilha sonora. Foi ainda indicado nas categorias: Melhor atriz (Salma Hayek); Melhor Direção de Arte; Melhor figurino; e Melhor canção original (Burn It Blue). Também ganhou o Globo de Ouro de melhor trilha sonora, além de ter sido indicado na categoria de melhor Atriz Drama (Salma Hayek)
Local: Casa de Cultura Ivan Marrocos
Data: sexta-feira (22)
Horário: 16H
Entrada:franca
Fonte: Sílvio Santos
Terça-feira, 18 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)
O Bumbódromo Márcio Paz Menacho, em Guajará-Mirim, foi palco de uma grande celebração no último fim de semana, com a realização do festival Duelo na F

Oficina de Distribuição de curtas-metragens será oferecida gratuitamente em Porto Velho
Estão abertas as inscrições para a oficina “Distribuição Independente: como fazer curtas-metragens circularem por festivais de cinema”, com o realiz

Minidocumentário sobre pioneira de Pimenteiras do Oeste é exibido para estudantes de Vilhena
O minidocumentário “Raízes de Pimenteiras: A Jornada de Alice Paes Serrath”, que resgata a trajetória de uma das pioneiras de Pimenteiras do Oeste (

Flor do Campo e Malhadinho encantam público em Guajará-Mirim, durante Festival Duelo na Fronteira
O Bumbódromo Márcio Paz Manacho viveu no domingo (16), um dia marcante para a cultura de Guajará-Mirim, com as apresentações dos bois-bumbás Flor do C
Terça-feira, 18 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)