Quinta-feira, 25 de agosto de 2011 - 13h00
"Há imagens poéticas e sutilezas bem humoradas no texto (...) Uma interpretação comovente, uma direção muito precisa, tecnicamente muito bem executada, uma iluminação belíssima, de um arranjo cênico eficiente e de um texto maravilhoso”. Assim, Luís Paulo Vasconcelos, ator e diretor teatral, mestre pela State University of New York, define o monólogo Frei Molambo. A peça volta em nova temporada nos dias 27 e 28 de agosto, às 20h30, no Teatro Um do Sesc Esplanada. A entrada é gratuita com contribuição voluntária.
Com texto escrito na década de 1960, pela paraibana Lourdes Ramalho, uma das mais significativas escritoras do nordeste, a peça é dirigida por Suely Rodrigues, que atua há mais de 30 anos na área, e encenada pelo ator Juraci Júnior. Frei Molambo conta a história de Rolando, um frei que questiona o ser humano e suas ações, seus pecados, seus valores, aponta um mundo perecível e que, em meio a tantos problemas sociais, vê em uma criança, a esperança de tudo. Enquanto faz sua peregrinação, anunciando o apocalipse, o frei cumpre o acordo com seu anjo protetor, que para cada erro cometido em seu caminho, dará um rasgão em suas roupas.
Apesar de ter sido escrito há algumas décadas, o texto, que chegou a ser proibido na ditadura militar, traz à tona temas ainda atuais nos dias de hoje. E apesar de enfocar as problemáticas do cotidiano, os toques de humor com pitadas de ironia, deixam o espetáculo leve, fazendo com que o público se divirta e participe em vários momentos do que acontece em cena.
A montagem é assinada pelo grupo Raízes do Porto, que atua há 19 anos primando pela qualidade, pesquisa, diversidade das linguagens cênicas e valorizando os artistas locais. Em Porto Velho o espetáculo estreou em 2007, cumprindo várias temporadas. Em 2009, a peça recebeu o prêmio de melhor ator e melhor texto durante o IV Festival de Teatro da Amazônia, em Manaus (AM). Na ocasião também foi indicado nas categorias espetáculo, direção, iluminação, figurino e cenário. Em julho desse ano, a peça foi apresentada no 21° Festival de Inverno de Garanhuns (PE).
A temporada conta com o apoio cultura da Editora Pindaíba, site de notícias Rondônia ao Vivo, Caffé Cravo e Canela, Amazônia Adventure e Giga Vestibulares.
SERVIÇO
Frei Molambo
Datas: 27 e 28 de agosto
Horário: 20h30
Local: Teatro Um do Sesc Esplanada
Informações: 8120-4183
Entrada Gratuita
Fonte: Ascom
Rouanet sob convite: a cultura precisa mais que aprovações
Nesta semana, a Comissão Nacional de Incentivo à Cultura (CNIC) aprovou 173 projetos culturais via Lei Rouanet, autorizando a captação de R$ 364,9 mi
‘Mucura’ divulga cartaz e trailer após seleção para Festival Olhar do Norte 2025
O curta-metragem Mucura, dirigido por Fabiano Barros, divulga nesta segunda-feira (25) cartaz oficial e trailer após ser selecionado para a 7ª ediçã
Integrantes de grupo de pesquisa da Unir produzem conteúdo para emissora de rádio da França
As vozes rondonienses foram ecoadas na França. Nas últimas duas terças-feiras (9 e 16 de setembro), os estudantes de Jornalismo da Universidade Fede
Tarot Egípcio, simbolismos, significados astrológicos e autoconhecimento
O Tarot é um dos sistemas simbólicos mais complexos e enigmáticos do Ocidente esotérico, reunindo elementos de misticismo, filosofia, psicologia e p