Quinta-feira, 25 de agosto de 2011 - 13h00
"Há imagens poéticas e sutilezas bem humoradas no texto (...) Uma interpretação comovente, uma direção muito precisa, tecnicamente muito bem executada, uma iluminação belíssima, de um arranjo cênico eficiente e de um texto maravilhoso”. Assim, Luís Paulo Vasconcelos, ator e diretor teatral, mestre pela State University of New York, define o monólogo Frei Molambo. A peça volta em nova temporada nos dias 27 e 28 de agosto, às 20h30, no Teatro Um do Sesc Esplanada. A entrada é gratuita com contribuição voluntária.
Com texto escrito na década de 1960, pela paraibana Lourdes Ramalho, uma das mais significativas escritoras do nordeste, a peça é dirigida por Suely Rodrigues, que atua há mais de 30 anos na área, e encenada pelo ator Juraci Júnior. Frei Molambo conta a história de Rolando, um frei que questiona o ser humano e suas ações, seus pecados, seus valores, aponta um mundo perecível e que, em meio a tantos problemas sociais, vê em uma criança, a esperança de tudo. Enquanto faz sua peregrinação, anunciando o apocalipse, o frei cumpre o acordo com seu anjo protetor, que para cada erro cometido em seu caminho, dará um rasgão em suas roupas.
Apesar de ter sido escrito há algumas décadas, o texto, que chegou a ser proibido na ditadura militar, traz à tona temas ainda atuais nos dias de hoje. E apesar de enfocar as problemáticas do cotidiano, os toques de humor com pitadas de ironia, deixam o espetáculo leve, fazendo com que o público se divirta e participe em vários momentos do que acontece em cena.
A montagem é assinada pelo grupo Raízes do Porto, que atua há 19 anos primando pela qualidade, pesquisa, diversidade das linguagens cênicas e valorizando os artistas locais. Em Porto Velho o espetáculo estreou em 2007, cumprindo várias temporadas. Em 2009, a peça recebeu o prêmio de melhor ator e melhor texto durante o IV Festival de Teatro da Amazônia, em Manaus (AM). Na ocasião também foi indicado nas categorias espetáculo, direção, iluminação, figurino e cenário. Em julho desse ano, a peça foi apresentada no 21° Festival de Inverno de Garanhuns (PE).
A temporada conta com o apoio cultura da Editora Pindaíba, site de notícias Rondônia ao Vivo, Caffé Cravo e Canela, Amazônia Adventure e Giga Vestibulares.
SERVIÇO
Frei Molambo
Datas: 27 e 28 de agosto
Horário: 20h30
Local: Teatro Um do Sesc Esplanada
Informações: 8120-4183
Entrada Gratuita
Fonte: Ascom
A III Feira de Conscientização e Prevenção Contra Queimadas, realizada no dia 25 de junho no Galpão da Feira, em Nova Mutum Paraná, foi palco de um
Banda Os Últimos se apresenta hoje no Festival Acústico Lo Fi na Estrada de Ferro Madeira-Mamoré
A Banda Os Últimos, um dos grandes nomes do rock autoral rondoniense, sobe ao palco hoje (28/06) no Festival Acústico Lo Fi, que acontece na históri
Depois de percorrer escolas e ter sua primeira mostra pública às margens do Rio Purus, em Lábrea, cidade que inspirou a obra, “Pela Água, Sempre!” s
Campanha Literária: VOTO POPULAR: 06/06/2025 até 06/07/2025
A escritora, historiadora e Professora de História da Prefeitura Municipal de Porto Velho, mas também, Bibliotecária/Documentalista do IFRO Campus P