Quarta-feira, 3 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Cultura

Fórum estadual discute turismo na São Lucas


Com a participação de representantes de segmentos que trabalham com o turismo em Rondônia, o Fórum Estadual de Turismo, realizado na manhã do dia 30 de janeiro no Campus da Faculdade São Lucas, discutiu alternativas que possam contribuir para impulsionar eventos que tradicionalmente já são realizados em alguns municípios.

A pauta do evento esteve mais centralizada na apreciação do Plano de Trabalho do Festival Folclórico de Guajará-Mirim e apreciação da Proposta de Ação para os Fóruns e Conselhos de Turismos, debatido no Encontro Regional dos Estados do Acre, Rondônia, Roraima e Tocantins.

Essas reuniões, que sempre acontecem trimestralmente, objetivam subsidiar as instituições e entidades para que possam descentralizar as informações mantendo um processo de articulação interna e externa com os seus pares, sobre temas e encaminhamentos resultantes do trabalho do colegiado.

Em todo o país, os Fóruns e Conselhos Estaduais de Turismo congregam 1.228 conselheiros, representantes de instituições públicas e entidades privadas, com praticamente 50,0% a participação pública e 50,0% a presença privada. Nas Macro Regiões Norte e Nordeste predominam os colegiados com maior representatividade pública, enquanto nas demais Macro Regiões Centro Oeste, Sudeste e Sul o maior percentual na composição é das entidades do setor privado.

Presidido pelo secretário de Turismo da Prefeitura de Porto Velho, José Carlos Gadelha, o Fórum Estadual foi antecedido por um delicioso café da manhã oferecido pela Faculdade São Lucas, que sempre tem a preocupação de receber a todos com carinho e satisfação. O coordenador do Curso de Turismo da São Lucas, professor Jun Alex Yamamoto, enfatizou que reuniões como esta objetivam principalmente a tomada de decisões para os diversos segmentos do Turismo no estado. Ele acrescentou que a Faculdade São Lucas sempre estará aberta a contribuir e ajudar nesse processo.

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 3 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Em noite de abertura, Salão Itiquira de Arte Contemporânea premia artistas visuais em Goiás

Em noite de abertura, Salão Itiquira de Arte Contemporânea premia artistas visuais em Goiás

A noite de abertura do 1º Salão Itiquira de Arte Contemporânea foi marcada pela premiação de artistas responsáveis por ressignificar, abraçar e diss

Flávio Dutka e o “Microcosmos”: Pontos, Cores e a Pesquisa Estética na Amazônia

Flávio Dutka e o “Microcosmos”: Pontos, Cores e a Pesquisa Estética na Amazônia

A exposição “Microcosmos”, do artista plástico Flávio Dutka, com mais de 85 obras a ser realizada na Casa de Cultura Ivan Marrocos, em Porto Velho (

Banda porto-velhense Erudica anuncia turnê europeia em 2026 após estreia em festival de Portugal

Banda porto-velhense Erudica anuncia turnê europeia em 2026 após estreia em festival de Portugal

A música pesada de Porto Velho acaba de alcançar novos horizontes. A banda Erudica, formada na capital rondoniense, anunciou oficialmente sua turnê

Amazônia Negra em destaque: Marcela Bonfim é bicampeã entre os +Admirados Jornalistas Negros do Brasil

Amazônia Negra em destaque: Marcela Bonfim é bicampeã entre os +Admirados Jornalistas Negros do Brasil

Eleita pelo segundo ano consecutivo, Marcela Bonfim foi destaque na cerimônia dos +Admirados Jornalistas Negros e Negras da Imprensa Brasileira 2025

Gente de Opinião Quarta-feira, 3 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)