Sexta-feira, 12 de agosto de 2022 - 14h56

Com o objetivo de dialogar sobre a cultura no município de Vilhena, foi realizado nesta terça-feira, 9, o I Fórum de Cultura de Vilhena no Auditório Paulo Freire, do campus de Vilhena da Universidade Federal de Rondônia.
O evento foi organizado pela classe artística do município e contou com a participação de 72 pessoas, entre artistas, produtores culturais, acadêmicos e professores da Universidade da Universidade Federal de Rondônia, da rede pública de ensino, representantes da comunidade surda, sociedade civil, vereadores e representantes da Fundação Cultural de Vilhena (FCV).
De acordo com os organizadores, o evento contou com representantes de todos os segmentos artísticos da cidade, e foram debatidos vários temas, entre eles a aplicação da Lei Paulo Gustavo e Lei Aldir Blanc no município, Plano Municipal de Cultura, ampliação e melhoria da comunicação entre a FCV e a comunidade artística, e atual gestão.
O fórum contou mesa com convidados que apresentaram um panorama da cultura no município, entre os convidados estavam: Rodrigo Pedro Casteleira, Valdete Sousa, Cledemar Jéferson, Pricila Aline e o atual presidente da FCV, Djavan Santos.
Durante o fórum os artistas elaboraram e aprovaram uma carta com propostas de melhorias para a cultura de Vilhena. De acordo com a classe artística, o fórum foi muito produtivo e eles vão continuar dialogando e lutando pela valorização e o fomento da cultura em Vilhena.
A movimentação da classe artística de Vilhena continua e já está agendada a realização do II Fórum de Cultura de Vilhena para o dia 23 de agosto na biblioteca do campus de Vilhena da UNIR.
De acordo com a organização, toda a comunidade de Vilhena está convidada para participar do evento que tem como pauta a eleição dos membros dos colegiados setoriais e Conselheiros para compor o Conselho Municipal de Política Cultural (CMPC), bem como a eleição para o Presidente e Vice-presidente do CMPC.
Sábado, 20 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Documentário “Saberes Nambiquaras” é exibido em Vilhena e Pimenteiras do Oeste
O curta-metragem documental “Saberes Nambiquaras: Tradição Cultural na Produção da Chicha e Beiju” foi exibido gratuitamente em escolas de Vilhena (

O Pontão de Cultura Raízes Amazônicas: Celebrando a Diversidade Cultural, coordenado pela Associação Cultural, Educação, Meio Ambiente e Desenvolvim

Cantata de Natal reúne alunos e comunidade na Biblioteca Francisco Meirelles
Aos 16 anos, Rafaela Oliveira carrega no violino muito mais que notas musicais. Aluna do CMACE Jorge Andrade há dois anos, ela encontrou na música um

AJEB RO presente no lançamento da Coletânea Vozes Libertas em Minas Gerais
A força da palavra feminina ganhou destaque no recente lançamento da Coletânea Vozes Libertas – As mulheres falam e o mundo escuta, obra coordenada
Sábado, 20 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)