Sexta-feira, 26 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Cultura

Força tarefa fará inspeção em maquinário histórico da EFMM descoberto após desbarrancamento


Nesta terça-feira, 10 de setembro, a partir das 10h, uma força tarefa fará inspeção onde se encontra uma peça do patrimônio histórico da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré (EFMM) – uma escavadeira a vapor New Bucyrus, de 1908. A máquina foi descoberta recentemente, após os desbarrancamentos da margem do rio Madeira. A escavadeira está a duzentos metros do estacionamento da EFMM, em área próxima e abaixo do Mirante Dois,  Força tarefa fará inspeção em maquinário histórico da EFMM descoberto após desbarrancamento - Gente de Opiniãoonde funcionava o restaurante Café Madeira, estabelecimento interditado devido aos riscos de desabamento.

A ameaça de perda deste patrimônio histórico é objeto de uma investigação do Ministério Público Federal em Rondônia (MPF/RO), que emitiu uma recomendação para que diversos órgãos públicos adotem providências para resgatar este acervo da EFMM. Uma reunião na última quarta-feira, dia 4, tratou do cumprimento da recomendação. Os participantes constituíram uma força tarefa e deliberaram por fazer uma inspeção nesta terça-feira.

Na reunião, o Instituto de Patrimônio Histórico e Nacional (Iphan) informou que, em diagnóstico preliminar feito por arquiteto da instituição, constatou-se que não era possível a retirada do objeto sem antes uma obra de contenção, tendo em vista o risco de desmoronamento no local. O Exército Brasileiro afirmou que seu corpo de engenheiros pode ajudar a avaliar a situação e verificar a melhor forma de contenção.

Na ocasião, a Secretaria de Patrimônio da União (SPU) informou que os bens móveis da EFMM foram entregues formalmente pelo Exército Brasileiro à prefeitura de Porto Velho, mas a escavadeira Bucyrus não foi repassada ao município por ser descoberta recentemente.

A autora da recomendação do MPF/RO, a procuradora da República Gisele Bleggi, informou que a empresa Carterpilar demonstrou interesse em restaurar o maquinário, caso fosse resgatado.

Além do Ministério Público em âmbito Federal e Estadual, participarão da inspeção Iphan, Serviço Geológico do Brasil (CPRM), SPU, Defesa Civil Estadual e Bombeiros. Também foram convidados a participar da inspeção o Conselho de Engenharia e Arquitetura (Crea) e a Defesa Civil Municipal.

Recomendação

Segundo a procuradora da República Gisele Bleggi, as condições críticas em que o maquinário se encontra demonstram a necessidade de proteção preventiva por parte do Poder Público a fim de evitar quaisquer danos à integridade do patrimônio histórico. Embora saiba da situação, até o momento o Iphan não apresentou ao MPF/RO qualquer estudo, cronograma ou plano de ação para o resgate da escavadeira.

A procuradora também argumenta que um possível desmoronamento no local também poderá ocasionar prejuízos à segurança e à integridade física das pessoas que habitam, trabalham e frequentam as proximidades do local.

Na recomendação expedida em 29 de agosto, o MPF/RO estabelece que Iphan, CPRM, Defesa Civil do Estado de Rondônia e Corpo de Bombeiros do Estado de Rondônia devem apresentar um plano de ação indicando o método mais adequado para a intervenção no local (acompanhados de análises e laudos técnicos necessários), bem como cronograma para a realização da intervenção, apresentando data para início dos trabalhos. Estes órgão também foram recomendados a promoverem parcerias entre si, com o Exército Brasileiro e com outros órgãos, objetivando a realização da intervenção.

O prazo para cumprir a recomendação é de trinta dias. Em caso de descumprimento, o MPF/RO pode adotar outras medidas administrativas e ações judiciais cabíveis, em sua máxima extensão, contra os que se mantiverem inertes, podendo ser responsabilizados por eventuais danos materiais ou morais causados à União e à coletividade.

Fonte: MPF/RO (www.prro.mpf.mp.br)
 

Gente de OpiniãoSexta-feira, 26 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Projeto de Rondônia vence competição nacional promovida por tradicional festival de cinema do Rio de Janeiro

Projeto de Rondônia vence competição nacional promovida por tradicional festival de cinema do Rio de Janeiro

“Kika Não Foi Convidada”, um roteiro inédito de Juraci Júnior, levou o prêmio de Melhor Projeto do 25º Laboratório de Projetos de Curta-Metragem do

Patrimônio público: Casa da Cultura Ivan Marrocos valoriza a identidade cultural e histórica do Estado

Patrimônio público: Casa da Cultura Ivan Marrocos valoriza a identidade cultural e histórica do Estado

A valorização do patrimônio público é uma das prioridades do Governo de Rondônia, com destaque para a Casa da Cultura Ivan Marrocos, um espaço dedicad

ACINTE! apresenta CINEMA NA NIKKEY: “OHAYOU”, de Yasujirô Ozu

ACINTE! apresenta CINEMA NA NIKKEY: “OHAYOU”, de Yasujirô Ozu

O Grupo de Estudos ACINTE!, ligado ao Departamento de Artes da UNIR, em parceria com a Associação Cultural Nipo-Brasileira de Rondônia (Nikkey), exi

Bizarrus estreia na quinta-feira, dia 25, no Teatro Palácio das Artes

Bizarrus estreia na quinta-feira, dia 25, no Teatro Palácio das Artes

Depois de sete meses de trabalho entre audições para escolha do elenco e montagem do espetáculo, Bizarrus reestreia nesta quinta-feira, dia 25 de ab

Gente de Opinião Sexta-feira, 26 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)