Segunda-feira, 15 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Cultura

FLOR DO MARACUJÁ: Definidos jurados da Mostra de Quadrilhas e Bois-bumbás



Para concluir os últimos preparativos do Arraial Flor do Maracujá Jucélis Freitas, secretário da Secretaria de Cultura, Esportes e Lazer (Secel) e a equipe de coordenação da maior festa folclórica de Rondônia reuniram os jurados para explicar o regulamento de apresentação dos grupos e normas de julgamento da 28º edição do Arraial.

Na ocasião foram discutidas questões como a tradição X modernidade na criatividade dos artistas que preparam cenários, figurinos e alegorias dos grupos folclóricos, e a importância da dramaticidade dos brincantes ao representar um personagem na apresentação.

O secretário da Secel destacou a importância de se considerar o contexto sócio-cultural de cada grupo e sempre lembrar que há artistas novos entre eles que trazem importantes inovações para as apresentações. Pediu também para que os jurados analisem se essas inovações tornam a festa mais bonita e surpreendente ou descaracterizam os elementos da cultura local. "Somos um Estado de muitas influências culturais, principalmente a nordestina. Os jurados precisam reconhecer nessa miscelânea onde estão os elementos que já fazem parte do imaginário cultural rondoniense e julgar a partir de critérios técnicos, entendendo os impulsos criativos de cada grupo", explicou Jucélis Freitas.

Os jurados e a equipe de coordenação do Arraial leram juntos o regulamento e discutiram critérios para o julgamento objetivo e subjetivo. De acordo com a especialização de cada jurado foram definidos os quesitos que cada um ficaria responsável. 

Jurados do Arraial Flor do Maracujá / 2009

Bois-bumbás
Parte I – Bois-bumbás até Rainha da Batucada
Elias Carvalho
Tico Marinheiro
Eurly Tourinho

Parte II – Toada até animação e evolução
Cleidison Ferreira
Iltamar Azevedo
Francisco das Chagas Silva

Quadrinhas
Parte I – originalidade até criatividade
Elenquelma Pimentel
Paulo Santana
Flávio Daniel

Parte II – Padre até Casal de noivos
Rita Carvalho
Erivaldo Oliveira
Suelize Mascarenhas

Fonte: Secel

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 15 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Gabi Shima lança videoclipe inédito em porto velho dia 20 de setembro

Gabi Shima lança videoclipe inédito em porto velho dia 20 de setembro

No dia 20 de setembro, às 20h, a cantora e compositora Gabi Shima convida o público para o lançamento do videoclipe “Quem Vale a Pena”, no espaço cu

Escritor Silvio Persivo faz doações  para a Biblioteca Comunitária da AJEB RO

Escritor Silvio Persivo faz doações para a Biblioteca Comunitária da AJEB RO

 com imensa satisfação que mais uma vez recebemos notícias que nos enchem de orgulho. A Biblioteca Comunitária da @ajeb_ro recebeu do Escritor @silv

Alunos de escolas públicas de Vilhena visitaram 2ª Feira Cultural Encantos da Amazônia

Alunos de escolas públicas de Vilhena visitaram 2ª Feira Cultural Encantos da Amazônia

Olhares curiosos, passos atentos e muitas perguntas marcaram as visitas de vários alunos da rede pública de ensino de Vilhena à 2ª Feira Cultural En

Rondônia marca presença na 7ª FENACCE com apoio do Sebrae e da SEJUCEL

Rondônia marca presença na 7ª FENACCE com apoio do Sebrae e da SEJUCEL

O Sebrae em Rondônia, em parceria com a Secretaria de Estado da Juventude, Cultura, Esporte e Lazer (SEJUCEL), viabilizou a participação de cinco ar

Gente de Opinião Segunda-feira, 15 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)