Porto Velho (RO) domingo, 19 de janeiro de 2020
×
Gente de Opinião

Cultura

Flor do Campo e Malhadinho se preparam para o duelo da fronteira



Com 17 anos de existência, o evento folclórico de boi-bumbá de Guajará-Mirim (RO), mais conhecido como “Duelo da Fronteira”, disputado entre as associações culturais, Flor do Campo e Malhadinho estão realizando os ajustes finais desde o início do mês de Julho para as apresentações que ocorrerão nos dias 12, 13, 14 no bumbódromo da cidade, localizado na avenida 15 de Novembro com Duque de Caxias, centro do município.

De acordo com informações de ambos os grupos folclóricos, nove profissionais de Parintins (AM) do mais alto gabarito, desembarcaram em Guajará-Mirim na primeira quinzena do mês de Julho com o objetivo de desenvolverem os mais novos recursos relacionados às alegorias, coreografias e figurinos.

Estes profissionais foram convocados pelos presidentes das respectivas associações folclóricas do município. O Flor do Campo contratou quatro profissionais e o Malhadinho cinco. A idéia de trazer estes profissionais gabaritados para participarem do evento, segundo a comissão organizadora, é diversificar o parâmetro de conhecimento folclórico amazônico e multiplicar o conceito artístico e profissional de ambos os grupos culturais de Guajará-Mirim, proporcionando um intercâmbio com os profissionais da fronteira.

Em ritmo acelerado, Flor do campo e Malhadinho iniciam suas atividades ao amanhecer do dia e só finalizam parcialmente seus trabalhos na madrugada fria da área fronteiriça entre Brasil e Bolívia. A paixão pelo evento cultural e artístico toma conta dos participantes direto da festa e dos moradores da cidade, pois neste período do ano os habitantes de Guajará-Mirim, se dividem e torcem pelo seu boi-bumbá preferido.

COMISSÃO ORGANIZADORA

A comissão organizadora do “Duelo da Fronteira” realizou na última sexta-feira (29), uma série de visitas pelas associações folclóricas e principalmente no bumbódromo de Guajará-Mirim, onde 10 homens trabalham na manutenção do espaço físico, tais como: reparos no sistema elétrico, hidráulico, limpeza básica da área e pintura. Uma camada asfáltica foi implantada ao meio da arena para facilitar o acesso das alegorias e dos participantes de cada grupo.

Na manhã do dia (29) uma carreta Bi-trem chegou ao bumbódromo e uma equipe de 12 homens retiram todos as ferramentas que farão parte da infra-estrutura dos camarotes da arena. Entretanto, a comissão organizadora fez reuniões com autoridades do município, presidentes e diretores dos grupos folclóricos durante toda a sexta-feira (29) para definirem os últimos reparos da pré-produção da festa e os seus regulamentos.

Em um dessas reuniões ficou definido o primeiro concurso de “casas enfeitadas”, ou seja, o morador que fizer a melhor decoração, pintura e enfeite em sua residência concorrera à R$ 1.000,00 (Um Mil Reais), isto vale para a melhor casa enfeitada do grupo Flor do Campo e do Malhadinho. “Portanto teremos um ganhador de cada grupo”, disse o Secretário de Cultura e Turismo de Guajará-Mirim, Daian Saldanha. De acordo com os organizadores, está previsto um público de 15 mil pessoas na arena do “Duelo da Fronteira” dos bois-bumbás Flor do Campo e Malhadinho.

Fonte: www.duelonafronteira.com

Mais Sobre Cultura

Orquestra Villa-Lobos de Porto Velho abre seleção para novos músicos voluntários e com bolsas de incentivo

Orquestra Villa-Lobos de Porto Velho abre seleção para novos músicos voluntários e com bolsas de incentivo

Aprovado pelo Ministério da Cidadania por meio da Lei Federal de Incentivo `Cultura e com o apoio do SICOOB, O Instituto Cultural Villa-Lobos de Port

Cultura popular em praça pública de Porto Velho

Cultura popular em praça pública de Porto Velho

Apaixonada pelas rimas, com dedicação à poesia e à prosa desde os 7 anos, a poetisa Maria de Nazaré Melo, 52 anos, não poupou elogios ao falar do proj

Porto Velho: apresentações culturais na Praça Getúlio Vargas são opções de lazer nesse fim de semana

Porto Velho: apresentações culturais na Praça Getúlio Vargas são opções de lazer nesse fim de semana

Com uma belíssima iluminação decorativa e apresentações culturais, a Praça Getúlio Vargas tornou-se um dos lugares mais visitados nesse fim de ano em

Noite em Homenagem ao Samba no SESC Esplanada

Noite em Homenagem ao Samba no SESC Esplanada

O Dia Nacional do Samba, foi comemorado em todo país na segunda-feira (02) e para celebrar a data com muita alegria e gingado, o que o ritmo proporcio