Porto Velho (RO) domingo, 21 de outubro de 2018
×
Gente de Opinião

Cultura

FIMCA uma década oferecendo qualidade de ensino


Formação profissional e prestação de serviço à comunidade são compromissos constantemente renovados nos dez anos das Faculdades Integradas Aparício Carvalho – FIMCA tendo à frente os diretores Aparício Carvalho e Maria Silvia Carvalho que em uma década, fizeram que a Instituição que começou com apenas o curso de Odontologia, passasse a disponibilizar mais dez cursos.

A Instituição, que se encontra em recesso suas atividades letivas, passa por uma expansão em suas dependências com o objetivo de oferecer mais conforto e infra-estrutura para que docentes, e acadêmicos veteranos e calouros possam desenvolver suas atividades. A expansão inclui a construção de um novo prédio com quatro andares, a mudança da entrada da Faculdade entre outras melhorias importantes. 

A coordenadora acadêmica, professora Eliete Mendonça destaca que “A FIMCA dispõe de rico acervo na biblioteca, laboratórios de Anatomia Humana, Geral e Odontologia,  Material Dentário, Prótese e Dentística, de Informática, de Histologia e Patologia, de Microbiologia e Imunológica, de Fisiologia e Bioquímica. Material que dá suporte ao acadêmico para enriquecer os conhecimentos e sua formação profissional”.

“No pioneiro curso de Odontologia da FIMCA, as aulas práticas acontecem nas Clínicas Odontológicas, que ao mesmo tempo oferecem assistência a população carente, e na Clínica do bebê que atende crianças de 0 a 2 anos, com equipamentos de ultima geração. Atualmente, são atendidas mais de 150 pessoas por dia. Os futuros dentistas trabalham simultaneamente em 47 gabinetes odontológicos e mais o Centro Cirúrgico”, relata a professora Fernanda Bijella.

Para o Curso de Medicina, que presta inúmeros serviços à comunidade através de campanhas preventivas, a direção da Faculdade disponibilizou seis ambulatórios de clínica médica. “A FIMCA fará um convênio com o Sistema único de Saúde - SUS para atender a população no local. O ambulatório prestará atendimentos nas especialidades de clínica geral, ginecologia, pediatria, e outras”, explica com entusiasmo o diretor da Instituição, Aparício Carvalho. “As atividades dos acadêmicos também se estendem aos hospitais e postos de saúde da rede pública onde podem atuar e ter contato com a realidade do dia a dia de um profissional da área da saúde”, Aparício complementa.

De acordo com a coordenadora do Curso de Fisioterapia, professora Neide Ribeiro “a população já recebe atendimento no Centro de Reabilitação com atenção voltada para os casos de Traumato-Ortopedia”.  Neide conta ainda que “o serviço vem sendo realizado desde outubro. Quinze pacientes são acompanhados todos os dias no tratamento. O atendimento é realizado pelo fisioterapeuta responsável pelo Centro, que ao mesmo tempo orienta os acadêmicos”. 

Fonte: FIMCA

 

Mais Sobre Cultura

Wankabuki apresenta peça “À Margem” em três cidades de Rondônia

Wankabuki apresenta peça “À Margem” em três cidades de Rondônia

O Grupo de Teatro Wankabuki, de Vilhena (RO), realizará entre os dias 17 e 26 de outubro uma série de apresentações da peça “À Margem” nos municípios

Professor Aleks Palitot doa livros para escola municipal infantil

Professor Aleks Palitot doa livros para escola municipal infantil

Na tarde de quinta-feira (11), o Professor Aleks Palitot visitou a Escola Municipal de Educação Infantil Prof.ª Ronilza Cordeiro Afonso Dias, na Zona