Quarta-feira, 2 de janeiro de 2008 - 18h28
Formação profissional e prestação de serviço à comunidade são compromissos constantemente renovados nos dez anos das Faculdades Integradas Aparício Carvalho FIMCA tendo à frente os diretores Aparício Carvalho e Maria Silvia Carvalho que em uma década, fizeram que a Instituição que começou com apenas o curso de Odontologia, passasse a disponibilizar mais dez cursos.
A Instituição, que se encontra em recesso suas atividades letivas, passa por uma expansão em suas dependências com o objetivo de oferecer mais conforto e infra-estrutura para que docentes, e acadêmicos veteranos e calouros possam desenvolver suas atividades. A expansão inclui a construção de um novo prédio com quatro andares, a mudança da entrada da Faculdade entre outras melhorias importantes.
A coordenadora acadêmica, professora Eliete Mendonça destaca que A FIMCA dispõe de rico acervo na biblioteca, laboratórios de Anatomia Humana, Geral e Odontologia, Material Dentário, Prótese e Dentística, de Informática, de Histologia e Patologia, de Microbiologia e Imunológica, de Fisiologia e Bioquímica. Material que dá suporte ao acadêmico para enriquecer os conhecimentos e sua formação profissional.
No pioneiro curso de Odontologia da FIMCA, as aulas práticas acontecem nas Clínicas Odontológicas, que ao mesmo tempo oferecem assistência a população carente, e na Clínica do bebê que atende crianças de 0 a 2 anos, com equipamentos de ultima geração. Atualmente, são atendidas mais de 150 pessoas por dia. Os futuros dentistas trabalham simultaneamente em 47 gabinetes odontológicos e mais o Centro Cirúrgico, relata a professora Fernanda Bijella.
Para o Curso de Medicina, que presta inúmeros serviços à comunidade através de campanhas preventivas, a direção da Faculdade disponibilizou seis ambulatórios de clínica médica. A FIMCA fará um convênio com o Sistema único de Saúde - SUS para atender a população no local. O ambulatório prestará atendimentos nas especialidades de clínica geral, ginecologia, pediatria, e outras, explica com entusiasmo o diretor da Instituição, Aparício Carvalho. As atividades dos acadêmicos também se estendem aos hospitais e postos de saúde da rede pública onde podem atuar e ter contato com a realidade do dia a dia de um profissional da área da saúde, Aparício complementa.
De acordo com a coordenadora do Curso de Fisioterapia, professora Neide Ribeiro a população já recebe atendimento no Centro de Reabilitação com atenção voltada para os casos de Traumato-Ortopedia. Neide conta ainda que o serviço vem sendo realizado desde outubro. Quinze pacientes são acompanhados todos os dias no tratamento. O atendimento é realizado pelo fisioterapeuta responsável pelo Centro, que ao mesmo tempo orienta os acadêmicos.
Fonte: FIMCA
Domingo, 28 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)
O documentário “Con(cs)erto de Ferro e Flor”, dirigido e roteirizado por Rafaela Oliveira, será lançado no próximo dia 29 de dezembro, às 19h30, na

Escola Barão do Solimões marca presença na Coletânea Porto Velho em Poesia
A Coletânea Porto Velho em Poesia, lançada recentemente na Assembleia Legislativa de Rondônia, reúnem mulheres escritoras que transformam memória,

Curta Poronga será exibido gratuitamente e com ação de acessibilidade em Ji-Paraná
O curta-metragem de ficção “Poronga” será exibido no próximo dia 28 de dezembro, às 19h, na Fada Inad Espaço Cultural, localizada na Rua Fernandão,

Curta-metragem sobre histórias de mulheres quilombolas de Rondônia é disponibilizado no YouTube
O curta-metragem documental “Vozes de Santa Cruz: Histórias de Mulheres Quilombolas de Rondônia” já está disponível gratuitamente no YouTube, amplia
Domingo, 28 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)