Porto Velho (RO) sábado, 18 de janeiro de 2020
×
Gente de Opinião

Cultura

FIMCA uma década oferecendo qualidade de ensino


Formação profissional e prestação de serviço à comunidade são compromissos constantemente renovados nos dez anos das Faculdades Integradas Aparício Carvalho – FIMCA tendo à frente os diretores Aparício Carvalho e Maria Silvia Carvalho que em uma década, fizeram que a Instituição que começou com apenas o curso de Odontologia, passasse a disponibilizar mais dez cursos.

A Instituição, que se encontra em recesso suas atividades letivas, passa por uma expansão em suas dependências com o objetivo de oferecer mais conforto e infra-estrutura para que docentes, e acadêmicos veteranos e calouros possam desenvolver suas atividades. A expansão inclui a construção de um novo prédio com quatro andares, a mudança da entrada da Faculdade entre outras melhorias importantes. 

A coordenadora acadêmica, professora Eliete Mendonça destaca que “A FIMCA dispõe de rico acervo na biblioteca, laboratórios de Anatomia Humana, Geral e Odontologia,  Material Dentário, Prótese e Dentística, de Informática, de Histologia e Patologia, de Microbiologia e Imunológica, de Fisiologia e Bioquímica. Material que dá suporte ao acadêmico para enriquecer os conhecimentos e sua formação profissional”.

“No pioneiro curso de Odontologia da FIMCA, as aulas práticas acontecem nas Clínicas Odontológicas, que ao mesmo tempo oferecem assistência a população carente, e na Clínica do bebê que atende crianças de 0 a 2 anos, com equipamentos de ultima geração. Atualmente, são atendidas mais de 150 pessoas por dia. Os futuros dentistas trabalham simultaneamente em 47 gabinetes odontológicos e mais o Centro Cirúrgico”, relata a professora Fernanda Bijella.

Para o Curso de Medicina, que presta inúmeros serviços à comunidade através de campanhas preventivas, a direção da Faculdade disponibilizou seis ambulatórios de clínica médica. “A FIMCA fará um convênio com o Sistema único de Saúde - SUS para atender a população no local. O ambulatório prestará atendimentos nas especialidades de clínica geral, ginecologia, pediatria, e outras”, explica com entusiasmo o diretor da Instituição, Aparício Carvalho. “As atividades dos acadêmicos também se estendem aos hospitais e postos de saúde da rede pública onde podem atuar e ter contato com a realidade do dia a dia de um profissional da área da saúde”, Aparício complementa.

De acordo com a coordenadora do Curso de Fisioterapia, professora Neide Ribeiro “a população já recebe atendimento no Centro de Reabilitação com atenção voltada para os casos de Traumato-Ortopedia”.  Neide conta ainda que “o serviço vem sendo realizado desde outubro. Quinze pacientes são acompanhados todos os dias no tratamento. O atendimento é realizado pelo fisioterapeuta responsável pelo Centro, que ao mesmo tempo orienta os acadêmicos”. 

Fonte: FIMCA

 

Mais Sobre Cultura

Orquestra Villa-Lobos de Porto Velho abre seleção para novos músicos voluntários e com bolsas de incentivo

Orquestra Villa-Lobos de Porto Velho abre seleção para novos músicos voluntários e com bolsas de incentivo

Aprovado pelo Ministério da Cidadania por meio da Lei Federal de Incentivo `Cultura e com o apoio do SICOOB, O Instituto Cultural Villa-Lobos de Port

Cultura popular em praça pública de Porto Velho

Cultura popular em praça pública de Porto Velho

Apaixonada pelas rimas, com dedicação à poesia e à prosa desde os 7 anos, a poetisa Maria de Nazaré Melo, 52 anos, não poupou elogios ao falar do proj

Porto Velho: apresentações culturais na Praça Getúlio Vargas são opções de lazer nesse fim de semana

Porto Velho: apresentações culturais na Praça Getúlio Vargas são opções de lazer nesse fim de semana

Com uma belíssima iluminação decorativa e apresentações culturais, a Praça Getúlio Vargas tornou-se um dos lugares mais visitados nesse fim de ano em

Noite em Homenagem ao Samba no SESC Esplanada

Noite em Homenagem ao Samba no SESC Esplanada

O Dia Nacional do Samba, foi comemorado em todo país na segunda-feira (02) e para celebrar a data com muita alegria e gingado, o que o ritmo proporcio