Domingo, 22 de junho de 2008 - 16h46
De 27 a 29 de junho o Campus das Faculdades Integradas Aparício Carvalho FIMCA sedia o I Simpósio Rondoniense de Terapia Intensiva, projeto do professor Nestor Ângelo Dàndrea Mendes pré-elaborado pela Sociedade Brasileira de Terapia Intensiva (Sobrati). O evento conta com apoio da direção da FIMCA e da coordenação do Curso de Medicina da Instituição.
A Sobrati promove dia 27 de junho um Curso pré-simpósio - Intensive Basic Support (IBS) pela manhã e a tarde, visando principalmente acadêmicos de Medicina do terceiro ao sexto ano. O Simpósio propriamente dito acontece de 28 a 29 de junho e terá como público alvo médicos, enfermeiros, fisioterapeutas e psicólogos de UTI, demais profissionais não intensivistas e acadêmicos de Medicina da FIMCA e também de outras instituições de ensino superior.
Segundo professor Ângelo Dàndrea o evento contará com a participação de palestrantes de São Paulo e também de profissionais de Rondônia que durante o Simpósio abordarão temas como morte encefálica; transporte inter-hospitalar do paciente crítico; insuficiência respiratória aguda; arritmias na emergência; choque; trauma crânio encefálico; epidemiologia e tratamento da malária; malária grave e UTI; humanização na UTI; parada cárdiorespiratória; hemoterapia na UTI; ventilação mecânica entre outros.
O Simpósio tem como objetivos integrar profissionais habilitados na área de urgência e terapia intensiva; estimular ao uso de protocolos atualizados nas áreas afins, valorizar conhecimentos fundamentais aos acadêmicos de Medicina; incentivar pesquisas científicas e de outra natureza assim como colocar a FIMCA como um centro norteador de ensino avançado, explicou.
Os acadêmicos que participarem do IBS terão direito a assistirem ao Simpósio. Valores estabelecidos pela Sobrati: R$ 50,00 para o Simpósio, e R$ 100,00 para o curso (IBS) pré- Simpósio. Todos os participantes receberão certificados.
O evento conta com a coordenação da Sobrati e co-organização do professor Nestor Ângelo Dàndrea. Apoio da Associação Médica de Rondônia e o patrocínio da direção da FIMCA, Ameron, Clinica de Radiologia Samuel Castiel e Centro de Diagnóstico por imagem Dr.Enoch.
Fonte: Ascom - FIMCA
Tapiri: Cinema da Floresta exibe os filmes Memórias Fantasmas e Como Matar um Rio
Maio inicia com programação no Tapiri: Cinema da Floresta, que abre as portas para exibição de duas produções locais. O curta Memórias Fantasmas, di
Foram prorrogadas até 28 de abril as inscrições para o Festival dos Povos da Floresta. Podem participar artistas individuais, coletivos e representa
Festival "Raízes Afro" celebra a cultura afro-brasileira neste domingo em Vilhena
Neste domingo, 27 de abril, a Praça Nossa Senhora Aparecida, em Vilhena (RO), será palco do "Raízes Afro: Festival de Culturas Populares", um evento
Eva da Silva Alves lança seu primeiro livro de poemas em Porto Velho-RO
A escritora rondoniense Eva da Silva Alves estreia no cenário poético com o lançamento do livro Arte, Amor e Desventuras, uma coletânea de poemas q