Segunda-feira, 29 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Cultura

FIMCA promove treinamento interno de Primeiros Socorros


 
Com o objetivo de qualificar colaboradores que atuam em pontos estratégicos da instituição para agirem em situações de emergência, a FIMCA, Faculdades Integradas Aparício Carvalho, selecionou 13 funcionários que atuam em clínicas, laboratórios e serviços gerais para fazerem dois mini-cursos: o primeiro de anatomia básica e o segundo de primeiros socorros.

Curso de Anatomia Básica

O mini-curso de Anatomia Básica, ministrado pela Prof.ª Francisca Regiane, forneceu o embasamento teórico sobre os elementos anatômicos do sistema esquelético humano, permitindo sua correta aplicação no desempenho das atividades profissionais. Alem disso, demonstrou a morfologia, disposição e inter-relação das estruturas que compõem o sistema do corpo humano e o correto emprego de sua nomenclatura – Nomina Anatômica.

Participaram com proveito, deste curso os seguintes colaboradores: Adina da Silva Lima (laboratórios); Irineu Souza Ribeiro (laboratórios); Antonio Alves de Oliveira Filho (laboratórios); Eliane Alves Pereira (laboratórios); Doriane de Carvalho Marcelino de Castro (laboratórios); Roselia Silva de Souza Oliveira (laboratórios); Josivana Pontes dos Santos (laboratórios); Berenice Chagas da Silva (clinica de Odontologia); Eliana Chaves da Silva (clinica de Odontologia); José Alexandre de Almeida Ricarte (Laboratórios); Clariza Coimbra Ribeiro (Serviços Gerais); Flávio Alcântara de Brito (Serviços Gerais); Gabriela Banzza Dunha (Centro de Reabilitação).

Mini-curso de Primeiros Socorros

Sob a responsabilidade das professoras Tereza Cristina e Mara Benedicta Resende Correia, o mini-curso de Primeiros Socorros levou aos participantes as informações sobre como reconhecer uma situação de emergência, sua gravidade e a prestar os cuidados imediatos necessários ao atendimento correto dos diversos agravos à saúde, desde acionar o sistema de emergência até o transporte da vítima para uma unidade hospitalar.

“Acidentes e doenças podem ocorrer em qualquer lugar, com qualquer pessoa e a qualquer hora, apesar de todas as precauções tomadas para a proteção dos alunos e trabalhadores. Com esse curso de Primeiros Socorros, nós aprendemos a afastar o paciente do perigo imediato, prevenir conseqüências maiores e colocar o indivíduo sob assistência médica”, declarou Adina da Silva Lima, uma das colaboradoras que participaram do treinamento.

Com um expressivo número de funcionários e acadêmicos circulando diariamente pelas dependências da instituição, a direção geral da FIMCA, entendendo que a prestação do atendimento emergencial a quem dele necessite é um dos princípios universais da solidariedade humana resolveu investir nesse treinamento. “Além dos estados de urgência criados pelos acidentes, é também bastante freqüente encontrar estados de urgência produzidos por enfermidades e nessas situações não há tempo para deliberação em busca de ações e tratamento adequados. O atendimento tem que ser rápido e eficaz. Daí a importância de termos pessoal treinado e qualificado, com normas de prioridade dos atendimentos emergenciais”, disse a vice-diretora da FIMCA, Dra. Maria Sílvia.

Relação dos funcionários do minicurso de Primeiros Socorros: Adina da Silva Lima (laboratórios); Irineu Souza Ribeiro (laboratórios); Antonio Alves de Oliveira Filho (laboratórios); Eliane Alves Pereira (laboratórios); Doriane de Carvalho Marcelino de Castro (laboratórios); Roselia Silva de Souza Oliveira (laboratórios); Sandra Maria Assunção de Araujo (laboratórios); Josivana Pontes dos Santos (laboratórios); Berenice Chagas da Silva (clinica de Odontologia); Eliana Chaves da Silva (clinica de Odontologia); Antonio Carlos dos Passos Carvalho (almoxarifado).

Fonte: Sergio Mello
 

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 29 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Con(cs)erto de Ferro e Flor” estreia em Ji-Paraná com exibição gratuita, acessível e debate sobre violência de gênero

Con(cs)erto de Ferro e Flor” estreia em Ji-Paraná com exibição gratuita, acessível e debate sobre violência de gênero

O documentário “Con(cs)erto de Ferro e Flor”, dirigido e roteirizado por Rafaela Oliveira, será lançado no próximo dia 29 de dezembro, às 19h30, na

Escola Barão do Solimões marca presença na Coletânea Porto Velho em Poesia

Escola Barão do Solimões marca presença na Coletânea Porto Velho em Poesia

A Coletânea Porto Velho em Poesia, lançada recentemente  na Assembleia Legislativa de Rondônia, reúnem mulheres escritoras que transformam memória,

Curta Poronga será exibido gratuitamente e com ação de acessibilidade em Ji-Paraná

Curta Poronga será exibido gratuitamente e com ação de acessibilidade em Ji-Paraná

O curta-metragem de ficção “Poronga” será exibido no próximo dia 28 de dezembro, às 19h, na Fada Inad Espaço Cultural, localizada na Rua Fernandão,

Curta-metragem sobre histórias de mulheres quilombolas de Rondônia é disponibilizado no YouTube

Curta-metragem sobre histórias de mulheres quilombolas de Rondônia é disponibilizado no YouTube

O curta-metragem documental “Vozes de Santa Cruz: Histórias de Mulheres Quilombolas de Rondônia” já está disponível gratuitamente no YouTube, amplia

Gente de Opinião Segunda-feira, 29 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)