Porto Velho (RO) quarta-feira, 29 de janeiro de 2020
×
Gente de Opinião

Cultura

FIMCA promove treinamento interno de Primeiros Socorros


 
Com o objetivo de qualificar colaboradores que atuam em pontos estratégicos da instituição para agirem em situações de emergência, a FIMCA, Faculdades Integradas Aparício Carvalho, selecionou 13 funcionários que atuam em clínicas, laboratórios e serviços gerais para fazerem dois mini-cursos: o primeiro de anatomia básica e o segundo de primeiros socorros.

Curso de Anatomia Básica

O mini-curso de Anatomia Básica, ministrado pela Prof.ª Francisca Regiane, forneceu o embasamento teórico sobre os elementos anatômicos do sistema esquelético humano, permitindo sua correta aplicação no desempenho das atividades profissionais. Alem disso, demonstrou a morfologia, disposição e inter-relação das estruturas que compõem o sistema do corpo humano e o correto emprego de sua nomenclatura – Nomina Anatômica.

Participaram com proveito, deste curso os seguintes colaboradores: Adina da Silva Lima (laboratórios); Irineu Souza Ribeiro (laboratórios); Antonio Alves de Oliveira Filho (laboratórios); Eliane Alves Pereira (laboratórios); Doriane de Carvalho Marcelino de Castro (laboratórios); Roselia Silva de Souza Oliveira (laboratórios); Josivana Pontes dos Santos (laboratórios); Berenice Chagas da Silva (clinica de Odontologia); Eliana Chaves da Silva (clinica de Odontologia); José Alexandre de Almeida Ricarte (Laboratórios); Clariza Coimbra Ribeiro (Serviços Gerais); Flávio Alcântara de Brito (Serviços Gerais); Gabriela Banzza Dunha (Centro de Reabilitação).

Mini-curso de Primeiros Socorros

Sob a responsabilidade das professoras Tereza Cristina e Mara Benedicta Resende Correia, o mini-curso de Primeiros Socorros levou aos participantes as informações sobre como reconhecer uma situação de emergência, sua gravidade e a prestar os cuidados imediatos necessários ao atendimento correto dos diversos agravos à saúde, desde acionar o sistema de emergência até o transporte da vítima para uma unidade hospitalar.

“Acidentes e doenças podem ocorrer em qualquer lugar, com qualquer pessoa e a qualquer hora, apesar de todas as precauções tomadas para a proteção dos alunos e trabalhadores. Com esse curso de Primeiros Socorros, nós aprendemos a afastar o paciente do perigo imediato, prevenir conseqüências maiores e colocar o indivíduo sob assistência médica”, declarou Adina da Silva Lima, uma das colaboradoras que participaram do treinamento.

Com um expressivo número de funcionários e acadêmicos circulando diariamente pelas dependências da instituição, a direção geral da FIMCA, entendendo que a prestação do atendimento emergencial a quem dele necessite é um dos princípios universais da solidariedade humana resolveu investir nesse treinamento. “Além dos estados de urgência criados pelos acidentes, é também bastante freqüente encontrar estados de urgência produzidos por enfermidades e nessas situações não há tempo para deliberação em busca de ações e tratamento adequados. O atendimento tem que ser rápido e eficaz. Daí a importância de termos pessoal treinado e qualificado, com normas de prioridade dos atendimentos emergenciais”, disse a vice-diretora da FIMCA, Dra. Maria Sílvia.

Relação dos funcionários do minicurso de Primeiros Socorros: Adina da Silva Lima (laboratórios); Irineu Souza Ribeiro (laboratórios); Antonio Alves de Oliveira Filho (laboratórios); Eliane Alves Pereira (laboratórios); Doriane de Carvalho Marcelino de Castro (laboratórios); Roselia Silva de Souza Oliveira (laboratórios); Sandra Maria Assunção de Araujo (laboratórios); Josivana Pontes dos Santos (laboratórios); Berenice Chagas da Silva (clinica de Odontologia); Eliana Chaves da Silva (clinica de Odontologia); Antonio Carlos dos Passos Carvalho (almoxarifado).

Fonte: Sergio Mello
 

Mais Sobre Cultura

Agenda de shows e gastronomia do Mercado Cultural de Porto Velho

Agenda de shows e gastronomia do Mercado Cultural de Porto Velho

Os cantores Silvinho Santos, Roosevelt Matos, Edmilson Gama, Iná, Jailton dos Teclados, Beto Cezár, Grupo Melodia e o Trio Forrozada, são as atrações

Orquestra Villa-Lobos de Porto Velho abre seleção para novos músicos voluntários e com bolsas de incentivo

Orquestra Villa-Lobos de Porto Velho abre seleção para novos músicos voluntários e com bolsas de incentivo

Aprovado pelo Ministério da Cidadania por meio da Lei Federal de Incentivo `Cultura e com o apoio do SICOOB, O Instituto Cultural Villa-Lobos de Port

Cultura popular em praça pública de Porto Velho

Cultura popular em praça pública de Porto Velho

Apaixonada pelas rimas, com dedicação à poesia e à prosa desde os 7 anos, a poetisa Maria de Nazaré Melo, 52 anos, não poupou elogios ao falar do proj

Porto Velho: apresentações culturais na Praça Getúlio Vargas são opções de lazer nesse fim de semana

Porto Velho: apresentações culturais na Praça Getúlio Vargas são opções de lazer nesse fim de semana

Com uma belíssima iluminação decorativa e apresentações culturais, a Praça Getúlio Vargas tornou-se um dos lugares mais visitados nesse fim de ano em