Terça-feira, 18 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Cultura

FIMCA/METROPOLITANA realizam Semana Pedagógica



Entre os dias 11 e 14 de julho o corpo docente da FIMCA, Faculdades Integradas Aparício Carvalho e da Faculdade Metropolitana participa da Semana Pedagógica / Formação Continuada 2011-2 que tem como tema “Construção e Reconstrução do Saber”.

De acordo com os organizadores, o encontro tem como objetivos gerais: promover a formação continuada do Corpo Docente da IES, reunir os gestores e a equipe pedagógica com o intuito de motivar e criar um bom clima para o semestre que está iniciando. Os objetivos específicos são: refletir sobre o semestre anterior; planejar novas ações para priorizar mais acertos do que erros; e programar ações para o semestre que inicia. 

 Durante o evento os professores terão a oportunidade de assistir a palestras para aprimoramento de suas atividades em sala de aula. Além disso, os colegiados dos cursos poderão reunir-se para discutir e definir detalhes dos planos de ensino das disciplinas que serão ministradas durante o segundo semestre letivo.

Abertura

Na noite desta segunda-feira, 11 de julho, primeiro dia do evento, os professores foram recepcionados com as palavras de boas-vindas da Dra. Maria Sílvia Fonseca Ribeiro Carvalho de Moraes, Diretora Geral da Faculdade Metropolitana e Vice-Diretora da FIMCA, que apresentou aos participantes as novidades e as metas para o segundo semestre.

Após a saudação da direção, a professora especialista Irany Freire Bento mediou a mesa e os debates que se seguiram após as palestras do professor especialista Edney Costa Souza, sobre o tema “Compreendendo o PDI”; do professor Dr. Haroldo Teixeira Leite, sobre o “PDI Institucional”; e da professora Mestra Maria José Ribeiro, sobre o “ENADE/CPA”.

Durante os dias do evento, os professores participarão de palestras de atualização, de acordo com a seguinte programação:

12/07 – terça-feira:

19:00 Hs: Professor Mestre Gilmar dos Santos Nascimento – CEP/Normas Gerais

19:30 Hs: Professora  Dra. Francisca Dias  - Pesquisa/Projetos Externos

20:10 Hs: Professor Especialista George Luiz Sabag Skrobot – Programa de Monitoria

20:30 Hs: Debate sob a mediação da professora Mestra Maria José Ribeiro.

13/07 – quarta-feira:

19:00 Hs: Professora Especialista Irany Freire Bento – O que é ser educador do Ensino Superior

19:30 Hs: Professora Mestre Maray Del Carmen Rodrigues – Regimento Interno

20:10 Hs: Coord. Acadêmica Eliete O. Mendonça – Abrangência da Coordenação Acadêmica

20:30 Hs: Debate sob a mediação do professor Dr. Haroldo Teixeira Leite.

A Semana Pedagógica será encerrada na quinta-feira à noite com a palestra de um professor visitante cujo nome ainda não foi revelado pela organização do evento.

 Fonte: Sergio Mello
 

Gente de OpiniãoTerça-feira, 18 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Flor do Campo e Malhadinho encantam público em Guajará-Mirim, durante Festival Duelo na Fronteira

Flor do Campo e Malhadinho encantam público em Guajará-Mirim, durante Festival Duelo na Fronteira

O Bumbódromo Márcio Paz Manacho viveu no domingo (16), um dia marcante para a cultura de Guajará-Mirim, com as apresentações dos bois-bumbás Flor do C

“Ela Mora Logo Ali” representa Rondônia em eventos de destaque na Amazônia e na COP30

“Ela Mora Logo Ali” representa Rondônia em eventos de destaque na Amazônia e na COP30

O premiado curta-metragem “Ela Mora Logo Ali”, dirigido por Fabiano Barros e Rafael Rogante, segue conquistando espaços importantes no cenário audi

Público lota cinema na estreia de Catador de Sons e Barranco em Porto Velho

Público lota cinema na estreia de Catador de Sons e Barranco em Porto Velho

O curta-metragem Catador de Sons e o clipe musical Barranco foram exibidos pela primeira vez na noite da última quinta-feira (13), no espaço Tapiri

Arte, Identidade e Meio Ambiente: Estudantes Ribeirinhos Transformam a Amazônia em Poesia Visual no Projeto “Percepções Amazônicas”

Arte, Identidade e Meio Ambiente: Estudantes Ribeirinhos Transformam a Amazônia em Poesia Visual no Projeto “Percepções Amazônicas”

Em meio às águas extensas do Baixo Madeira, onde a floresta dita o ritmo da vida, um grupo de estudantes ribeirinhos encontrou na arte uma forma de

Gente de Opinião Terça-feira, 18 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)