Sexta-feira, 19 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Cultura

FIMCA: Jornada de Medicina de Família e Comunidade de Rondônia



Profissionais de saúde de Rondônia e dos estados de Minas Gerais, São Paulo, Paraná e Amazonas, docentes e acadêmicos de cursos da área de saúde das Faculdades Integradas Aparício Carvalho – FIMCA e da Universidade Federal de Rondônia (UNIR) participaram na noite da última sexta-feira (17 de abril) da cerimônia de abertura da I Jornada de Medicina de família e comunidade da região norte, promovida da Sociedade Brasileira de Medicina de Família e comunidade (SBMFC) e a direção da FIMCA.

Compondo a mesa de honra, o diretor da FIMCA, Aparício Carvalho, o conselheiro pela Sociedade de Medicina de Família e representante em Rondônia, Robinson Cardoso Machado, o coordenador adjunto do curso de Medicina da FIMCA, Rui Rafael Durlacher, o representante da SBMFC do Amazonas, Ricardo Amaral Filho, a diretora de saúde suplementar da Sociedade, Irmã Monique Bourget, a coordenadora do curso de Medicina da UNIR, Ana Lúcia Escobar, o residente em Medicina de família e comunidade da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Móises Haddad, e o presidente da Associação Médica de Rondônia, Ricardo Amaral, entre outros convidados.

Aparício Carvalho abriu os trabalhos da noite parabenizando à iniciativa dos organizadores da Jornada e dando às boas vindas aos presentes. "Fico extremamente feliz em ver todos unidos em defesa da implantação da Sociedade de Medicina de família e comunidade em Rondônia. É gratificante ver que entidades municipais, estaduais e federais estão unidas para o mesmo propósito". Aparício encerrou seu discurso afirmando que "este evento é um marco histórico para Rondônia e para toda região Norte, e o fato de ser realizado na nossa instituição, mostra a importância da FIMCA em ações em prol da comunidade".

Desfeita a mesa, em seguida a professora Ana Escobar ministrou a primeira palestra da jornada, falando sobre o tema "SUS em Rondônia e as relações entre a atenção básicas e os demais níveis de atenção e Formação do profissional de Saúde em Medicina de Família e Comunidade em Rondônia".

Encerrando as atividades do primeiro dia da Jornada, os organizadores ofereceram um coquetel aos convidados e participantes, com música ao vivo na anti-sala do auditório da FIMCA.

A Jornada teve continuidade na manhã de sábado (18) com a palestra ministrada por Rui Rafael Durlacher, que falou sobre "Atenção Primaria à Saúde no Estado Rondônia e no Município de Porto Velho e a Experiência do Programa Saúde da Família no Município de Porto Velho". Em seguida o presidente da Sociedade Brasileira de Medicina de família e comunidade do Paraná, Gustavo Gusso, falou sobre "Bases conceituais e históricas da Medicina de Família e Comunidade e da Estratégia (MFC a Especialidade  e suas Competências)". Durante a manhã também realizaram palestras, Ricardo Amaral Filho (Modelos Assistenciais à Saúde); Ruth Borges Dias; (Visita Domiciliar e Internação Domiciliar) e a Irmã Monique Bourget (Abordagem de Famílias).
 
A partir das 14h00, Marcellus Negreiro falou de "Trabalho em equipe"; Robinson Cardoso Machado, ministrou palestra sobre o tema "Saúde Mental na Atenção Básica", José Coutinho discorreu sobre "Sinais de Perigo no Programa Saúde da Família de Rondônia", José Coutinho. Encerrando o segundo da Jornada, duas palestras – "Bases da Dermatologia na Atenção Básica" e "Atenção Primaria de Saúde na Zona Rural" ministradas por Ricardo César Garcia Amaral.
 
Os organizadores do evento promoveram na noite de sábado (18) um jantar de confraternização para os médicos de família e convidados. Na manhã de domingo (19), último dia da Jornada, Robinson Machado falou sobre "Trabalhando com Famílias – Experiência de um Serviço Privado". Em seguida a mesa redonda sobre proposta de fundação da Associação de Medicina de Família e Comunidade de Rondônia e formação da sua diretoria com todos os participantes da Jornada.

O cerimonial da I Jornada de Medicina de família e comunidade de Rondônia contou com a participação de acadêmicos do 6º e 7º períodos do curso de Turismo com ênfase em meio ambiente da FIMCA, que trabalharam sob a supervisão da professora Ana Cláudia.

Prestigiando o evento, as coordenadoras dos cursos de Odontologia da FIMCA e de Educação Física, da Faculdade Metropolitana, o coordenador do curso de Farmácia da FIMCA, professor Luiz Tagliani e a vereadora Mariana Carvalho (PSDB/RO).  

Fonte: Ascom /  FIMCA

Gente de OpiniãoSexta-feira, 19 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Documentário “Saberes Nambiquaras” é exibido em Vilhena e Pimenteiras do Oeste

Documentário “Saberes Nambiquaras” é exibido em Vilhena e Pimenteiras do Oeste

O curta-metragem documental “Saberes Nambiquaras: Tradição Cultural na Produção da Chicha e Beiju” foi exibido gratuitamente em escolas de Vilhena (

Pontão de Cultura Raízes Amazônicas promove oficina gratuita de artesanato com fibras vegetais em Vilhena

Pontão de Cultura Raízes Amazônicas promove oficina gratuita de artesanato com fibras vegetais em Vilhena

O Pontão de Cultura Raízes Amazônicas: Celebrando a Diversidade Cultural, coordenado pela Associação Cultural, Educação, Meio Ambiente e Desenvolvim

Cantata de Natal reúne alunos e comunidade na Biblioteca Francisco Meirelles

Cantata de Natal reúne alunos e comunidade na Biblioteca Francisco Meirelles

Aos 16 anos, Rafaela Oliveira carrega no violino muito mais que notas musicais. Aluna do CMACE Jorge Andrade há dois anos, ela encontrou na música um

AJEB RO presente no lançamento da Coletânea Vozes Libertas em Minas Gerais

AJEB RO presente no lançamento da Coletânea Vozes Libertas em Minas Gerais

A força da palavra feminina ganhou destaque no recente lançamento da Coletânea Vozes Libertas – As mulheres falam e o mundo escuta, obra coordenada

Gente de Opinião Sexta-feira, 19 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)