Porto Velho (RO) sábado, 25 de janeiro de 2020
×
Gente de Opinião

Cultura

FIMCA: Jornada de Medicina de Família e Comunidade de Rondônia



Profissionais de saúde de Rondônia e dos estados de Minas Gerais, São Paulo, Paraná e Amazonas, docentes e acadêmicos de cursos da área de saúde das Faculdades Integradas Aparício Carvalho – FIMCA e da Universidade Federal de Rondônia (UNIR) participaram na noite da última sexta-feira (17 de abril) da cerimônia de abertura da I Jornada de Medicina de família e comunidade da região norte, promovida da Sociedade Brasileira de Medicina de Família e comunidade (SBMFC) e a direção da FIMCA.

Compondo a mesa de honra, o diretor da FIMCA, Aparício Carvalho, o conselheiro pela Sociedade de Medicina de Família e representante em Rondônia, Robinson Cardoso Machado, o coordenador adjunto do curso de Medicina da FIMCA, Rui Rafael Durlacher, o representante da SBMFC do Amazonas, Ricardo Amaral Filho, a diretora de saúde suplementar da Sociedade, Irmã Monique Bourget, a coordenadora do curso de Medicina da UNIR, Ana Lúcia Escobar, o residente em Medicina de família e comunidade da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Móises Haddad, e o presidente da Associação Médica de Rondônia, Ricardo Amaral, entre outros convidados.

Aparício Carvalho abriu os trabalhos da noite parabenizando à iniciativa dos organizadores da Jornada e dando às boas vindas aos presentes. "Fico extremamente feliz em ver todos unidos em defesa da implantação da Sociedade de Medicina de família e comunidade em Rondônia. É gratificante ver que entidades municipais, estaduais e federais estão unidas para o mesmo propósito". Aparício encerrou seu discurso afirmando que "este evento é um marco histórico para Rondônia e para toda região Norte, e o fato de ser realizado na nossa instituição, mostra a importância da FIMCA em ações em prol da comunidade".

Desfeita a mesa, em seguida a professora Ana Escobar ministrou a primeira palestra da jornada, falando sobre o tema "SUS em Rondônia e as relações entre a atenção básicas e os demais níveis de atenção e Formação do profissional de Saúde em Medicina de Família e Comunidade em Rondônia".

Encerrando as atividades do primeiro dia da Jornada, os organizadores ofereceram um coquetel aos convidados e participantes, com música ao vivo na anti-sala do auditório da FIMCA.

A Jornada teve continuidade na manhã de sábado (18) com a palestra ministrada por Rui Rafael Durlacher, que falou sobre "Atenção Primaria à Saúde no Estado Rondônia e no Município de Porto Velho e a Experiência do Programa Saúde da Família no Município de Porto Velho". Em seguida o presidente da Sociedade Brasileira de Medicina de família e comunidade do Paraná, Gustavo Gusso, falou sobre "Bases conceituais e históricas da Medicina de Família e Comunidade e da Estratégia (MFC a Especialidade  e suas Competências)". Durante a manhã também realizaram palestras, Ricardo Amaral Filho (Modelos Assistenciais à Saúde); Ruth Borges Dias; (Visita Domiciliar e Internação Domiciliar) e a Irmã Monique Bourget (Abordagem de Famílias).
 
A partir das 14h00, Marcellus Negreiro falou de "Trabalho em equipe"; Robinson Cardoso Machado, ministrou palestra sobre o tema "Saúde Mental na Atenção Básica", José Coutinho discorreu sobre "Sinais de Perigo no Programa Saúde da Família de Rondônia", José Coutinho. Encerrando o segundo da Jornada, duas palestras – "Bases da Dermatologia na Atenção Básica" e "Atenção Primaria de Saúde na Zona Rural" ministradas por Ricardo César Garcia Amaral.
 
Os organizadores do evento promoveram na noite de sábado (18) um jantar de confraternização para os médicos de família e convidados. Na manhã de domingo (19), último dia da Jornada, Robinson Machado falou sobre "Trabalhando com Famílias – Experiência de um Serviço Privado". Em seguida a mesa redonda sobre proposta de fundação da Associação de Medicina de Família e Comunidade de Rondônia e formação da sua diretoria com todos os participantes da Jornada.

O cerimonial da I Jornada de Medicina de família e comunidade de Rondônia contou com a participação de acadêmicos do 6º e 7º períodos do curso de Turismo com ênfase em meio ambiente da FIMCA, que trabalharam sob a supervisão da professora Ana Cláudia.

Prestigiando o evento, as coordenadoras dos cursos de Odontologia da FIMCA e de Educação Física, da Faculdade Metropolitana, o coordenador do curso de Farmácia da FIMCA, professor Luiz Tagliani e a vereadora Mariana Carvalho (PSDB/RO).  

Fonte: Ascom /  FIMCA

Mais Sobre Cultura

Orquestra Villa-Lobos de Porto Velho abre seleção para novos músicos voluntários e com bolsas de incentivo

Orquestra Villa-Lobos de Porto Velho abre seleção para novos músicos voluntários e com bolsas de incentivo

Aprovado pelo Ministério da Cidadania por meio da Lei Federal de Incentivo `Cultura e com o apoio do SICOOB, O Instituto Cultural Villa-Lobos de Port

Cultura popular em praça pública de Porto Velho

Cultura popular em praça pública de Porto Velho

Apaixonada pelas rimas, com dedicação à poesia e à prosa desde os 7 anos, a poetisa Maria de Nazaré Melo, 52 anos, não poupou elogios ao falar do proj

Porto Velho: apresentações culturais na Praça Getúlio Vargas são opções de lazer nesse fim de semana

Porto Velho: apresentações culturais na Praça Getúlio Vargas são opções de lazer nesse fim de semana

Com uma belíssima iluminação decorativa e apresentações culturais, a Praça Getúlio Vargas tornou-se um dos lugares mais visitados nesse fim de ano em

Noite em Homenagem ao Samba no SESC Esplanada

Noite em Homenagem ao Samba no SESC Esplanada

O Dia Nacional do Samba, foi comemorado em todo país na segunda-feira (02) e para celebrar a data com muita alegria e gingado, o que o ritmo proporcio