Sexta-feira, 25 de junho de 2010 - 15h15
Nesta segunda-feira, 28 de junho, a FIMCA, Faculdades Integradas Aparício Carvalho, e a Faculdade Metropolitana, realizam o “Seminário ENADE 2010”, visando à obtenção de conceitos satisfatórios no ENADE, CPC e IGC deste ano.
O evento faz parte das ações pedagógicas das instituições previstas para este ano, e será realizado no Auditório da FIMCA pela manhã, das 09:30 à 12:30, e à tarde, das 14:30 às 17:30, reunindo diretores, coordenadora acadêmica, secretária geral, coordenação pedagógica, ouvidoria, coordenadores dos cursos de graduação, membros da CPA, NIA, auxiliares de secretaria, docentes e convidados da direção.
“A participação de todos é indispensável para o nosso desempenho na avaliação, pois será o momento oportuno para esclarecer as eventuais dúvidas da nossa equipe a respeito das mudanças introduzidas no ENADE para este ano e sobre as atualizações do próprio sistema educacional brasileiro”, declarou a Dra. Maria Sílvia, vice-diretora da FIMCA e Diretora Geral da Faculdade Metropolitana.
ENADE 2010
As modificações do exame para este ano foram publicadas no Diário Oficial da União do dia 3 de maio. De acordo com a publicação, as provas do ENADE 2010 (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes) serão aplicadas no dia 21 de novembro, a partir das 13h, horário de Brasília. Nesta edição, o exame avaliará cerca de 450 mil estudantes de 4,5 mil cursos. Serão avaliados os alunos dos cursos superiores de Tecnologia Em Agroindústria, Agronegócios, Gestão Hospitalar, Gestão Ambiental e Radiologia, bem como dos cursos de bacharelado em Agronomia, Biomedicina, Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Medicina, Medicina Veterinária, Nutrição, Odontologia, Serviço Social, Terapia Ocupacional e Zootecnia.
O ENADE contempla estudantes ingressantes que até o dia 2 de agosto tiverem concluído entre 7% e 22% da carga horária mínima do curso superior e os concluintes que tenham cursado pelo menos 80% da carga horária da graduação com previsão de formação no ano letivo de 2010. Para os cursos superiores de tecnologia, serão considerados ingressantes aqueles que tiverem concluído entre 7% e 25% da carga horária mínima do currículo. Os concluintes deverão ter cursado pelo menos 75% do programa.
Estão dispensados da avaliação os estudantes que colarem grau até o dia 31 de agosto de 2010 e aqueles que estiverem oficialmente matriculados e cursando atividades curriculares fora do Brasil na data de realização do exame em instituição conveniada com a instituição de origem do estudante.
Fonte: Sergio Mello
3ª Oficina de Artes Criativas capacita 60 alunos com aulas de fotografia e grafite em Vilhena
A “3ª Oficina de Artes Criativas: Saberes Amazônicos” superou as expectativas e se consolidou como uma importante ação de formação cultural em Vilhe
Curta-metragem sobre cultura afro-brasileira é lançado com exibições nas escolas de Vilhena
Com o objetivo de retratar e valorizar as manifestações culturais afro-brasileiras presentes em Vilhena (RO), foi lançado o curta-metragem “Ritmos e
Com o objetivo de preservar e valorizar a memória cultural de Vilhena (RO), a Associação Cultural, Educação, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustent
Tapiri: Cinema da Floresta exibe os filmes Memórias Fantasmas e Como Matar um Rio
Maio inicia com programação no Tapiri: Cinema da Floresta, que abre as portas para exibição de duas produções locais. O curta Memórias Fantasmas, di