Sexta-feira, 25 de junho de 2010 - 15h15
Nesta segunda-feira, 28 de junho, a FIMCA, Faculdades Integradas Aparício Carvalho, e a Faculdade Metropolitana, realizam o “Seminário ENADE 2010”, visando à obtenção de conceitos satisfatórios no ENADE, CPC e IGC deste ano.
O evento faz parte das ações pedagógicas das instituições previstas para este ano, e será realizado no Auditório da FIMCA pela manhã, das 09:30 à 12:30, e à tarde, das 14:30 às 17:30, reunindo diretores, coordenadora acadêmica, secretária geral, coordenação pedagógica, ouvidoria, coordenadores dos cursos de graduação, membros da CPA, NIA, auxiliares de secretaria, docentes e convidados da direção.
“A participação de todos é indispensável para o nosso desempenho na avaliação, pois será o momento oportuno para esclarecer as eventuais dúvidas da nossa equipe a respeito das mudanças introduzidas no ENADE para este ano e sobre as atualizações do próprio sistema educacional brasileiro”, declarou a Dra. Maria Sílvia, vice-diretora da FIMCA e Diretora Geral da Faculdade Metropolitana.
ENADE 2010
As modificações do exame para este ano foram publicadas no Diário Oficial da União do dia 3 de maio. De acordo com a publicação, as provas do ENADE 2010 (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes) serão aplicadas no dia 21 de novembro, a partir das 13h, horário de Brasília. Nesta edição, o exame avaliará cerca de 450 mil estudantes de 4,5 mil cursos. Serão avaliados os alunos dos cursos superiores de Tecnologia Em Agroindústria, Agronegócios, Gestão Hospitalar, Gestão Ambiental e Radiologia, bem como dos cursos de bacharelado em Agronomia, Biomedicina, Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Medicina, Medicina Veterinária, Nutrição, Odontologia, Serviço Social, Terapia Ocupacional e Zootecnia.
O ENADE contempla estudantes ingressantes que até o dia 2 de agosto tiverem concluído entre 7% e 22% da carga horária mínima do curso superior e os concluintes que tenham cursado pelo menos 80% da carga horária da graduação com previsão de formação no ano letivo de 2010. Para os cursos superiores de tecnologia, serão considerados ingressantes aqueles que tiverem concluído entre 7% e 25% da carga horária mínima do currículo. Os concluintes deverão ter cursado pelo menos 75% do programa.
Estão dispensados da avaliação os estudantes que colarem grau até o dia 31 de agosto de 2010 e aqueles que estiverem oficialmente matriculados e cursando atividades curriculares fora do Brasil na data de realização do exame em instituição conveniada com a instituição de origem do estudante.
Fonte: Sergio Mello
Quinta-feira, 22 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)
Livro propõe olhar simbólico sobre o Rio Madeira e a alma da Amazônia
Um olhar atento para o Rio Madeira revela mais do que um dos principais rios da Amazônia. Revela histórias, mitos, conflitos e formas de vida que aj

“BEIRA” - Filme rondoniense estreia na 29ª Mostra de Cinema de Tiradentes
Resgate que não idealiza o passado, mas o escuta. O filme Beira conecta ancestralidade, cuidado e espiritualidade, saberes estes historicamente desl

Boi Bumbá Mimoso inicia novo ciclo com lançamento de tema e camisa para 2026
O tradicional Boi Bumbá Mimoso deu o pontapé inicial para a temporada de 2026 ao anunciar o evento oficial de lançamento de seu novo tema. O anúncio

A exposição “Quem é pra ser já nasce”, da artista e fotojornalista Ana Mendes, e curadoria de Nay Jinknss, será inaugurada no dia 17 de janeiro, na
Quinta-feira, 22 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)