Porto Velho (RO) terça-feira, 26 de março de 2019
×
Gente de Opinião

Cultura

FIMCA e Metropolitana elogiadas em Congresso



A FIMCA – Faculdades Integradas Aparício Carvalho - e a Faculdade Metropolitana foram as únicas instituições privadas de ensino superior de Rondônia com representantes no 7º Congresso Brasileiro de Atividade Física & Saúde, realizado no período de 12 a 14 deste mês em Ipojuca - Praia de Porto de Galinhas - Pernambuco, nas instalações do Centro de Convenções do Hotel Armação. 
FIMCA e Metropolitana elogiadas em Congresso  - Gente de Opinião
O Congresso Brasileiro de Atividade Física e Saúde é um evento científico bianual e itinerante, promovido pela Sociedade Brasileira de Atividade Física e Saúde com a finalidade de congregar pesquisadores, profissionais e estudantes em torno da discussão sobre evidências científicas e aplicações da atividade física para a saúde. Este ano, o tema central do congresso foi “Atividade Física no Sistema Único de Saúde: da Atenção Básica às Ações Intersetoriais”.

Os subtemas aboraddos foram: Atividade Física e a Atenção Básica à Saúde; Atividade Física e a Promoção de Saúde nas Escolas; Atividade Física e a Empresa Saudável; e Promoção da Atividade Física Através de Ações Intersetoriais.

FIMCA e Metropolitana elogiadas

No mais importante congresso científico da área de atividade física e saúde do Brasil, o professor Wellington Moura, Coordenador do Programa Educação em Saúde do Trabalhador da FIMCA, apresentou seu trabalho “Diagnóstico de Saúde no Ambiente de Trabalho: Possibilidades de Atuação do Profissional de Educação Física”, que mereceu elogios por parte da banca examinadora.

“A FIMCA e a Metropolitana foram muito elogiadas pela preocupação demonstrada em desenvolver e apresentar pesquisas e, também, porque estávamos ali representando a região amazônica, haja vista que somente 20 estados brasileiros foram representados por varias instituições, estaduais, federais e privadas”, disse o professor.

Resultados

Um dos pontos fortes do encontro foi a divulgação de trabalhos científicos voltados para a promoção de saúde, como também o uso da atividade física como ferramenta de Prevenção de doenças e agravos não transmissíveis (Dants), por estarem ligadas diretamente a inatividade.

Outro ponto bastante discutido foi a inclusão do Profissional de Educação Física nos NASFs, (Núcleo de Apoio a Saúde da Família), agindo de forma efetiva e realizando intervenções na promoção de saúde da população nos municípios, conforme a PNPS, (Programa Nacional de Promoção de Saúde), onde a principal intervenção se dá por intermédio da atividade física e saúde contemplando assim diretamente o Profissional de Educação Física.

Presenças de destaque

Estiveram presentes neste congresso os principais pesquisadores em Atividade Física e Saúde do Brasil, bem como pesquisadores internacionais como, por exemplo, Jorge Motta, de Portugal; Lars Bo Andersen, da Dinamarca; e Michael Lamonte, dos EUA.

Os Principais pesquisadores brasileiros presentes no evento foram: Dartagnan Pinto Guedes (UEL/PR); Abdallah Achour Júnior (UEL/PR); Danielle Keylla Alencar Cruz (Ministério da Saúde/CGDANT); Eloir Edilson Simm (SESI/DF); Flavio da Guarda (Prefeitura de Olinda/PE); Francisco J. G. Pitanga (UFBA/BA); José Cazuza de Farias Júnior (UFPB/PB); Markus Vinicius Nahas (UFSC/SC); Paulo de Tarso Veras Farinatti (UERJ/RJ); e Victor K. R. Matsudo (CELAFISCS/SP).

Fonte: Sergio Mello

Mais Sobre Cultura

Sicoob Credisul lança concurso de fotografia Somos Todos Guaporé

Sicoob Credisul lança concurso de fotografia Somos Todos Guaporé

A Sicoob Credisul lançou na noite de quarta-feira, 20/03, o concurso de fotografia Somos Todos Guaporé, do Rio Guaporé. O lançamento aconteceu duran

ASFALTÃO PLANEJA AÇÕES ATÉ O CARNAVAL 2019

ASFALTÃO PLANEJA AÇÕES ATÉ O CARNAVAL 2019

Com bastante antecedência e foco no cumprimento de sua missão, a Escola de Samba Asfaltão realizou no ultimo dia 16 de março, seu Planejamento Estraté

Espetáculo ÌFÉ estreia neste sábado inspirado em figura religiosa histórica de Porto Velho

Espetáculo ÌFÉ estreia neste sábado inspirado em figura religiosa histórica de Porto Velho

O espetáculo ÍFÈ, da Companhia Beradera de Teatro, estreia neste sábado (23), às 20h, em Porto Velho e tem como inspiração a história de importante fi

Nossos agradecimentos em sol maior para todos e todas que fizeram o Canta Mulher 2019

Nossos agradecimentos em sol maior para todos e todas que fizeram o Canta Mulher 2019

Sonhos de MarçoPorto de sons e sonhos...Em marçouma paisagem sonorade cantos...um cenário a partecenas se repartem ese juntam em melodiasdiferentesDe