Porto Velho (RO) segunda-feira, 15 de outubro de 2018
×
Gente de Opinião

Cultura

FIMCA e Metropolitana elogiadas em Congresso



A FIMCA – Faculdades Integradas Aparício Carvalho - e a Faculdade Metropolitana foram as únicas instituições privadas de ensino superior de Rondônia com representantes no 7º Congresso Brasileiro de Atividade Física & Saúde, realizado no período de 12 a 14 deste mês em Ipojuca - Praia de Porto de Galinhas - Pernambuco, nas instalações do Centro de Convenções do Hotel Armação. 
FIMCA e Metropolitana elogiadas em Congresso  - Gente de Opinião
O Congresso Brasileiro de Atividade Física e Saúde é um evento científico bianual e itinerante, promovido pela Sociedade Brasileira de Atividade Física e Saúde com a finalidade de congregar pesquisadores, profissionais e estudantes em torno da discussão sobre evidências científicas e aplicações da atividade física para a saúde. Este ano, o tema central do congresso foi “Atividade Física no Sistema Único de Saúde: da Atenção Básica às Ações Intersetoriais”.

Os subtemas aboraddos foram: Atividade Física e a Atenção Básica à Saúde; Atividade Física e a Promoção de Saúde nas Escolas; Atividade Física e a Empresa Saudável; e Promoção da Atividade Física Através de Ações Intersetoriais.

FIMCA e Metropolitana elogiadas

No mais importante congresso científico da área de atividade física e saúde do Brasil, o professor Wellington Moura, Coordenador do Programa Educação em Saúde do Trabalhador da FIMCA, apresentou seu trabalho “Diagnóstico de Saúde no Ambiente de Trabalho: Possibilidades de Atuação do Profissional de Educação Física”, que mereceu elogios por parte da banca examinadora.

“A FIMCA e a Metropolitana foram muito elogiadas pela preocupação demonstrada em desenvolver e apresentar pesquisas e, também, porque estávamos ali representando a região amazônica, haja vista que somente 20 estados brasileiros foram representados por varias instituições, estaduais, federais e privadas”, disse o professor.

Resultados

Um dos pontos fortes do encontro foi a divulgação de trabalhos científicos voltados para a promoção de saúde, como também o uso da atividade física como ferramenta de Prevenção de doenças e agravos não transmissíveis (Dants), por estarem ligadas diretamente a inatividade.

Outro ponto bastante discutido foi a inclusão do Profissional de Educação Física nos NASFs, (Núcleo de Apoio a Saúde da Família), agindo de forma efetiva e realizando intervenções na promoção de saúde da população nos municípios, conforme a PNPS, (Programa Nacional de Promoção de Saúde), onde a principal intervenção se dá por intermédio da atividade física e saúde contemplando assim diretamente o Profissional de Educação Física.

Presenças de destaque

Estiveram presentes neste congresso os principais pesquisadores em Atividade Física e Saúde do Brasil, bem como pesquisadores internacionais como, por exemplo, Jorge Motta, de Portugal; Lars Bo Andersen, da Dinamarca; e Michael Lamonte, dos EUA.

Os Principais pesquisadores brasileiros presentes no evento foram: Dartagnan Pinto Guedes (UEL/PR); Abdallah Achour Júnior (UEL/PR); Danielle Keylla Alencar Cruz (Ministério da Saúde/CGDANT); Eloir Edilson Simm (SESI/DF); Flavio da Guarda (Prefeitura de Olinda/PE); Francisco J. G. Pitanga (UFBA/BA); José Cazuza de Farias Júnior (UFPB/PB); Markus Vinicius Nahas (UFSC/SC); Paulo de Tarso Veras Farinatti (UERJ/RJ); e Victor K. R. Matsudo (CELAFISCS/SP).

Fonte: Sergio Mello

Mais Sobre Cultura

Professor Aleks Palitot doa livros para escola municipal infantil

Professor Aleks Palitot doa livros para escola municipal infantil

Na tarde de quinta-feira (11), o Professor Aleks Palitot visitou a Escola Municipal de Educação Infantil Prof.ª Ronilza Cordeiro Afonso Dias, na Zona

SESC abre inscrições para exposição  e oficina de fotografia em Porto Velho

SESC abre inscrições para exposição e oficina de fotografia em Porto Velho

A exposição será realizada na rua Euclides da Cunha, com inscrições e impressões gratuitas no formato lambe-lambe

Cineamazônia participa do 1º Fórum Internacional de Festivais de Cinema de Ambiente em Portugal

Cineamazônia participa do 1º Fórum Internacional de Festivais de Cinema de Ambiente em Portugal

O Cineamazônia – Festival de Cinema Ambiental, realizado todos os anos em Porto Velho/RO, é um dos três festivais de cinema ambiental brasileiros e um