Sexta-feira, 21 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Cultura

FIMCA e Metropolitana elogiadas em Congresso



A FIMCA – Faculdades Integradas Aparício Carvalho - e a Faculdade Metropolitana foram as únicas instituições privadas de ensino superior de Rondônia com representantes no 7º Congresso Brasileiro de Atividade Física & Saúde, realizado no período de 12 a 14 deste mês em Ipojuca - Praia de Porto de Galinhas - Pernambuco, nas instalações do Centro de Convenções do Hotel Armação. 
FIMCA e Metropolitana elogiadas em Congresso  - Gente de Opinião
O Congresso Brasileiro de Atividade Física e Saúde é um evento científico bianual e itinerante, promovido pela Sociedade Brasileira de Atividade Física e Saúde com a finalidade de congregar pesquisadores, profissionais e estudantes em torno da discussão sobre evidências científicas e aplicações da atividade física para a saúde. Este ano, o tema central do congresso foi “Atividade Física no Sistema Único de Saúde: da Atenção Básica às Ações Intersetoriais”.

Os subtemas aboraddos foram: Atividade Física e a Atenção Básica à Saúde; Atividade Física e a Promoção de Saúde nas Escolas; Atividade Física e a Empresa Saudável; e Promoção da Atividade Física Através de Ações Intersetoriais.

FIMCA e Metropolitana elogiadas

No mais importante congresso científico da área de atividade física e saúde do Brasil, o professor Wellington Moura, Coordenador do Programa Educação em Saúde do Trabalhador da FIMCA, apresentou seu trabalho “Diagnóstico de Saúde no Ambiente de Trabalho: Possibilidades de Atuação do Profissional de Educação Física”, que mereceu elogios por parte da banca examinadora.

“A FIMCA e a Metropolitana foram muito elogiadas pela preocupação demonstrada em desenvolver e apresentar pesquisas e, também, porque estávamos ali representando a região amazônica, haja vista que somente 20 estados brasileiros foram representados por varias instituições, estaduais, federais e privadas”, disse o professor.

Resultados

Um dos pontos fortes do encontro foi a divulgação de trabalhos científicos voltados para a promoção de saúde, como também o uso da atividade física como ferramenta de Prevenção de doenças e agravos não transmissíveis (Dants), por estarem ligadas diretamente a inatividade.

Outro ponto bastante discutido foi a inclusão do Profissional de Educação Física nos NASFs, (Núcleo de Apoio a Saúde da Família), agindo de forma efetiva e realizando intervenções na promoção de saúde da população nos municípios, conforme a PNPS, (Programa Nacional de Promoção de Saúde), onde a principal intervenção se dá por intermédio da atividade física e saúde contemplando assim diretamente o Profissional de Educação Física.

Presenças de destaque

Estiveram presentes neste congresso os principais pesquisadores em Atividade Física e Saúde do Brasil, bem como pesquisadores internacionais como, por exemplo, Jorge Motta, de Portugal; Lars Bo Andersen, da Dinamarca; e Michael Lamonte, dos EUA.

Os Principais pesquisadores brasileiros presentes no evento foram: Dartagnan Pinto Guedes (UEL/PR); Abdallah Achour Júnior (UEL/PR); Danielle Keylla Alencar Cruz (Ministério da Saúde/CGDANT); Eloir Edilson Simm (SESI/DF); Flavio da Guarda (Prefeitura de Olinda/PE); Francisco J. G. Pitanga (UFBA/BA); José Cazuza de Farias Júnior (UFPB/PB); Markus Vinicius Nahas (UFSC/SC); Paulo de Tarso Veras Farinatti (UERJ/RJ); e Victor K. R. Matsudo (CELAFISCS/SP).

Fonte: Sergio Mello

Gente de OpiniãoSexta-feira, 21 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Pontão de Cultura Associação Diversidade Amazônica promove oficinas de fotografia e rodas de conversa em Vilhena

Pontão de Cultura Associação Diversidade Amazônica promove oficinas de fotografia e rodas de conversa em Vilhena

O Pontão de Cultura Associação Cultural, Educação, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável Diversidade Amazônica (ACEMDA) iniciou, neste mês de

Curta rondoniense em LIBRAS estreia em Porto Velho com foco na inclusão da comunidade surda

Curta rondoniense em LIBRAS estreia em Porto Velho com foco na inclusão da comunidade surda

Um curta-metragem totalmente comunicado em Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) com elenco formado majoritariamente por atores surdos. Essa é a prop

 Happy Hour Cultural: projeto inovador promove o bem-estar no ambiente de trabalho na UNIR

Happy Hour Cultural: projeto inovador promove o bem-estar no ambiente de trabalho na UNIR

O Campus Porto Velho da Universidade Federal de Rondônia (UNIR) recebeu, recentemente, o Happy Hour Cultural, evento idealizado para promover o bem-

CEPC-RO elege novo presidente durante a 7ª Conferência Estadual de Cultura; gestão atuará no biênio 2026–2027

CEPC-RO elege novo presidente durante a 7ª Conferência Estadual de Cultura; gestão atuará no biênio 2026–2027

Em um momento decisivo para a política cultural rondoniense, o Conselho Estadual de Política Cultural de Rondônia (CEPC-RO) elegeu, durante a 7ª Con

Gente de Opinião Sexta-feira, 21 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)