Sábado, 20 de julho de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Cultura

FIMCA e Escola do Legislativo realizam Curso de Libras


Foi realizada na manhã da última quarta-feira (10), 08h00, no Campus das Faculdades Integradas Aparício Carvalho – FIMCA e Faculdade Metropolitana a abertura do Curso de Libras (Linguagem dos sinais). O Curso é uma parceria firmada entre a direção das Faculdades FIMCA e Metropolitana com a Assembléia legislativa através da Escola do Legislativo.

Presentes a diretora da Faculdade Metropolitana Maria Silvia Carvalho, a coordenadora acadêmica professora Eliete Mendonça, a coordenadora do Núcleo de Acompanhamento e Integração Acadêmica (NAIA) professora Isabel Cristina, a bibliotecária da FIMCA e Metropolitana Eliane Gemaque, além de coordenadores, professores e pessoal do Administrativo que participantes do Curso.

Durante a abertura, a diretora Maria Silvia Carvalho destacou a iniciativa do presidente da Assembléia Legislativa Neodir Carlos de Oliveira e da diretora da Escola do Legislativo, Darcy Horny, presente a cerimônia e enfatizou ainda a importância da parceria das Faculdades FIMCA e Metropolitana com a Escola do Legislativo que está promovendo o Curso.

Maria Silvia falou que “uma das funções sociais das Faculdades FIMCA e Metropolitana é proporcionar esse processo de inclusão mesmo sabendo que a capacitação não acontece da noite para o dia, mas temos consciência de que a proposta é relevante, pois acreditamos que dará resultados”.

De acordo com a diretora da Escola do Legislativo, Darcy Horny o objetivo do Curso é capacitar o ouvinte a manter situações de comunicação com pessoas com deficiências auditivas que aprendem e compreendem o mundo através de Libras, proporcionando assim auto-estima pelo reconhecimento de sua cultura.

A coordenadora acadêmica da FIMCA, professora Eliete Mendonça ressaltou que “incluir significa também capacitar, e nesta primeira etapa o objetivo da direção é capacitar funcionários, coordenadores e professores, pois eles serão os mediadores neste processo de inclusão social”, finalizou.

Durante o Curso serão abordadas temáticas como a história e a educação de surdos; formas de comunicação visual, cultura e identidade, vocabulário, estrutura gramatical, alfabeto manual e expressões idiomáticas. O Curso começou nesta quarta-feira, dia 10 e vai até dezembro de 2007. As aulas, ministradas pelos professores Marcos Antonio do Nascimento (Interprete) e Kleber Uchoa (Instrutor), acontecem de segunda a sexta-feira no horário das 08h00 as 09h30 na sala 13 prédio azul. 

Fonte:  FIMCA e Metropolitana.

Gente de OpiniãoSábado, 20 de julho de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Programa francês de rádio disponibiliza arquivos do especial de música rondoniense

Programa francês de rádio disponibiliza arquivos do especial de música rondoniense

A inserção da música rondoniense em uma programa radiofônico de Marselha, a segunda maior cidade da França, está disponível de forma permanente em u

Estudantes de Jornalismo da Unir lançam revista sobre música de Rondônia

Estudantes de Jornalismo da Unir lançam revista sobre música de Rondônia

Uma reunião estratégica foi realizada no último dia 04, no gabinete do governador de Rondônia, Coronel Marcos Rocha. O Diretor-Superintendente do Se

Escola Pé de Murici recebe atividades do Projeto Cine Itinerante "Do mar do Caribe à beira do Madeira" nesta sexta-feira (05)

Escola Pé de Murici recebe atividades do Projeto Cine Itinerante "Do mar do Caribe à beira do Madeira" nesta sexta-feira (05)

Nesta sexta-feira (05 de julho), as ações do Projeto Cine Itinerante “Do mar do Caribe à beira do Madeira: Educação, Arte e Cultura cinematográfica

Gente de Opinião Sábado, 20 de julho de 2024 | Porto Velho (RO)