Quinta-feira, 11 de outubro de 2007 - 07h48
Foi realizada na manhã da última quarta-feira (10), 08h00, no Campus das Faculdades Integradas Aparício Carvalho FIMCA e Faculdade Metropolitana a abertura do Curso de Libras (Linguagem dos sinais). O Curso é uma parceria firmada entre a direção das Faculdades FIMCA e Metropolitana com a Assembléia legislativa através da Escola do Legislativo.
Presentes a diretora da Faculdade Metropolitana Maria Silvia Carvalho, a coordenadora acadêmica professora Eliete Mendonça, a coordenadora do Núcleo de Acompanhamento e Integração Acadêmica (NAIA) professora Isabel Cristina, a bibliotecária da FIMCA e Metropolitana Eliane Gemaque, além de coordenadores, professores e pessoal do Administrativo que participantes do Curso.
Durante a abertura, a diretora Maria Silvia Carvalho destacou a iniciativa do presidente da Assembléia Legislativa Neodir Carlos de Oliveira e da diretora da Escola do Legislativo, Darcy Horny, presente a cerimônia e enfatizou ainda a importância da parceria das Faculdades FIMCA e Metropolitana com a Escola do Legislativo que está promovendo o Curso.
Maria Silvia falou que uma das funções sociais das Faculdades FIMCA e Metropolitana é proporcionar esse processo de inclusão mesmo sabendo que a capacitação não acontece da noite para o dia, mas temos consciência de que a proposta é relevante, pois acreditamos que dará resultados.
De acordo com a diretora da Escola do Legislativo, Darcy Horny o objetivo do Curso é capacitar o ouvinte a manter situações de comunicação com pessoas com deficiências auditivas que aprendem e compreendem o mundo através de Libras, proporcionando assim auto-estima pelo reconhecimento de sua cultura.
A coordenadora acadêmica da FIMCA, professora Eliete Mendonça ressaltou que incluir significa também capacitar, e nesta primeira etapa o objetivo da direção é capacitar funcionários, coordenadores e professores, pois eles serão os mediadores neste processo de inclusão social, finalizou.
Durante o Curso serão abordadas temáticas como a história e a educação de surdos; formas de comunicação visual, cultura e identidade, vocabulário, estrutura gramatical, alfabeto manual e expressões idiomáticas. O Curso começou nesta quarta-feira, dia 10 e vai até dezembro de 2007. As aulas, ministradas pelos professores Marcos Antonio do Nascimento (Interprete) e Kleber Uchoa (Instrutor), acontecem de segunda a sexta-feira no horário das 08h00 as 09h30 na sala 13 prédio azul.
Fonte: FIMCA e Metropolitana.
Comédia “Troca-Troca” chega a Brasília com Oscar Magrini e elenco estrelado
Com diálogos afiados e situações hilárias, a comédia TROCA-TROCA chega ao Distrito Federal para três apresentações imperdíveis: no dia 11 de julho,
Cultura em ação: Escola Livre de Teatro encerra ciclo formativo com emocionante Mostra Cultural
A Escola Livre de Teatro Wankabuki (ELTW) encerrou, no último sábado (14), a segunda edição da Mostra de Teatro da Escola Livre de Teatro Wankabuki.
Arraial da Igreja de Santo Antônio celebra 100 anos com festa marcada pela fé, cultura e tradição
A comunidade de Porto Velho vivenciou, na sexta-feira (13), uma noite memorável no centenário Arraial da Igreja de Santo Antônio. Realizado na área hi
Sem doutrinas e sem ideologias, livro infantil rondoniense incentiva jovens a perguntar mais
Em meio a debates acalorados e excesso de informações prontas, o escritor Fernando Von Noble lança uma proposta ousada: um livro infantojuvenil que