Porto Velho (RO) domingo, 26 de janeiro de 2020
×
Gente de Opinião

Cultura

FIMCA e Escola do Legislativo realizam Curso de Libras


Foi realizada na manhã da última quarta-feira (10), 08h00, no Campus das Faculdades Integradas Aparício Carvalho – FIMCA e Faculdade Metropolitana a abertura do Curso de Libras (Linguagem dos sinais). O Curso é uma parceria firmada entre a direção das Faculdades FIMCA e Metropolitana com a Assembléia legislativa através da Escola do Legislativo.

Presentes a diretora da Faculdade Metropolitana Maria Silvia Carvalho, a coordenadora acadêmica professora Eliete Mendonça, a coordenadora do Núcleo de Acompanhamento e Integração Acadêmica (NAIA) professora Isabel Cristina, a bibliotecária da FIMCA e Metropolitana Eliane Gemaque, além de coordenadores, professores e pessoal do Administrativo que participantes do Curso.

Durante a abertura, a diretora Maria Silvia Carvalho destacou a iniciativa do presidente da Assembléia Legislativa Neodir Carlos de Oliveira e da diretora da Escola do Legislativo, Darcy Horny, presente a cerimônia e enfatizou ainda a importância da parceria das Faculdades FIMCA e Metropolitana com a Escola do Legislativo que está promovendo o Curso.

Maria Silvia falou que “uma das funções sociais das Faculdades FIMCA e Metropolitana é proporcionar esse processo de inclusão mesmo sabendo que a capacitação não acontece da noite para o dia, mas temos consciência de que a proposta é relevante, pois acreditamos que dará resultados”.

De acordo com a diretora da Escola do Legislativo, Darcy Horny o objetivo do Curso é capacitar o ouvinte a manter situações de comunicação com pessoas com deficiências auditivas que aprendem e compreendem o mundo através de Libras, proporcionando assim auto-estima pelo reconhecimento de sua cultura.

A coordenadora acadêmica da FIMCA, professora Eliete Mendonça ressaltou que “incluir significa também capacitar, e nesta primeira etapa o objetivo da direção é capacitar funcionários, coordenadores e professores, pois eles serão os mediadores neste processo de inclusão social”, finalizou.

Durante o Curso serão abordadas temáticas como a história e a educação de surdos; formas de comunicação visual, cultura e identidade, vocabulário, estrutura gramatical, alfabeto manual e expressões idiomáticas. O Curso começou nesta quarta-feira, dia 10 e vai até dezembro de 2007. As aulas, ministradas pelos professores Marcos Antonio do Nascimento (Interprete) e Kleber Uchoa (Instrutor), acontecem de segunda a sexta-feira no horário das 08h00 as 09h30 na sala 13 prédio azul. 

Fonte:  FIMCA e Metropolitana.

Mais Sobre Cultura

Orquestra Villa-Lobos de Porto Velho abre seleção para novos músicos voluntários e com bolsas de incentivo

Orquestra Villa-Lobos de Porto Velho abre seleção para novos músicos voluntários e com bolsas de incentivo

Aprovado pelo Ministério da Cidadania por meio da Lei Federal de Incentivo `Cultura e com o apoio do SICOOB, O Instituto Cultural Villa-Lobos de Port

Cultura popular em praça pública de Porto Velho

Cultura popular em praça pública de Porto Velho

Apaixonada pelas rimas, com dedicação à poesia e à prosa desde os 7 anos, a poetisa Maria de Nazaré Melo, 52 anos, não poupou elogios ao falar do proj

Porto Velho: apresentações culturais na Praça Getúlio Vargas são opções de lazer nesse fim de semana

Porto Velho: apresentações culturais na Praça Getúlio Vargas são opções de lazer nesse fim de semana

Com uma belíssima iluminação decorativa e apresentações culturais, a Praça Getúlio Vargas tornou-se um dos lugares mais visitados nesse fim de ano em

Noite em Homenagem ao Samba no SESC Esplanada

Noite em Homenagem ao Samba no SESC Esplanada

O Dia Nacional do Samba, foi comemorado em todo país na segunda-feira (02) e para celebrar a data com muita alegria e gingado, o que o ritmo proporcio