Porto Velho (RO) terça-feira, 19 de março de 2019
×
Gente de Opinião

Cultura

FIMCA e Escola do Legislativo realizam Curso de Libras


Foi realizada na manhã da última quarta-feira (10), 08h00, no Campus das Faculdades Integradas Aparício Carvalho – FIMCA e Faculdade Metropolitana a abertura do Curso de Libras (Linguagem dos sinais). O Curso é uma parceria firmada entre a direção das Faculdades FIMCA e Metropolitana com a Assembléia legislativa através da Escola do Legislativo.

Presentes a diretora da Faculdade Metropolitana Maria Silvia Carvalho, a coordenadora acadêmica professora Eliete Mendonça, a coordenadora do Núcleo de Acompanhamento e Integração Acadêmica (NAIA) professora Isabel Cristina, a bibliotecária da FIMCA e Metropolitana Eliane Gemaque, além de coordenadores, professores e pessoal do Administrativo que participantes do Curso.

Durante a abertura, a diretora Maria Silvia Carvalho destacou a iniciativa do presidente da Assembléia Legislativa Neodir Carlos de Oliveira e da diretora da Escola do Legislativo, Darcy Horny, presente a cerimônia e enfatizou ainda a importância da parceria das Faculdades FIMCA e Metropolitana com a Escola do Legislativo que está promovendo o Curso.

Maria Silvia falou que “uma das funções sociais das Faculdades FIMCA e Metropolitana é proporcionar esse processo de inclusão mesmo sabendo que a capacitação não acontece da noite para o dia, mas temos consciência de que a proposta é relevante, pois acreditamos que dará resultados”.

De acordo com a diretora da Escola do Legislativo, Darcy Horny o objetivo do Curso é capacitar o ouvinte a manter situações de comunicação com pessoas com deficiências auditivas que aprendem e compreendem o mundo através de Libras, proporcionando assim auto-estima pelo reconhecimento de sua cultura.

A coordenadora acadêmica da FIMCA, professora Eliete Mendonça ressaltou que “incluir significa também capacitar, e nesta primeira etapa o objetivo da direção é capacitar funcionários, coordenadores e professores, pois eles serão os mediadores neste processo de inclusão social”, finalizou.

Durante o Curso serão abordadas temáticas como a história e a educação de surdos; formas de comunicação visual, cultura e identidade, vocabulário, estrutura gramatical, alfabeto manual e expressões idiomáticas. O Curso começou nesta quarta-feira, dia 10 e vai até dezembro de 2007. As aulas, ministradas pelos professores Marcos Antonio do Nascimento (Interprete) e Kleber Uchoa (Instrutor), acontecem de segunda a sexta-feira no horário das 08h00 as 09h30 na sala 13 prédio azul. 

Fonte:  FIMCA e Metropolitana.

Mais Sobre Cultura

Nossos agradecimentos em sol maior para todos e todas que fizeram o Canta Mulher 2019

Nossos agradecimentos em sol maior para todos e todas que fizeram o Canta Mulher 2019

Sonhos de MarçoPorto de sons e sonhos...Em marçouma paisagem sonorade cantos...um cenário a partecenas se repartem ese juntam em melodiasdiferentesDe

FERROVIÁRIOS ELEGEM NOVA EXECUTIVA SOB PROMESSA GOVERNAMENTAL BOTAR O TREM PRA ANDAR

FERROVIÁRIOS ELEGEM NOVA EXECUTIVA SOB PROMESSA GOVERNAMENTAL BOTAR O TREM PRA ANDAR

Porto Velho, RONDÔNIA - Ainda sem local adequado para se instalar e funcionar como em décadas atrás, a nova diretoria da Associação dos Ferroviári

Projeto Sesc Mulher promove um mês inteiro de atividades alusivas ao Dia Internacional da Mulher

Projeto Sesc Mulher promove um mês inteiro de atividades alusivas ao Dia Internacional da Mulher

Em celebração ao Dia Internacional da Mulher (08 de março), o Sesc em todo o Brasil prepara diversas programações sociais. As atividades têm como

Agenda Cultural; Projeto Canta Mulher leva ao palco Show Musical “Sonho Meu”

Agenda Cultural; Projeto Canta Mulher leva ao palco Show Musical “Sonho Meu”

Numa homenagem a Dona Ivone Lara e outras divas do samba, o projeto Canta Mulher 2019, apresenta nos dias 07, 08 e 09 de março o Show Musical “Sonho