Porto Velho (RO) quinta-feira, 18 de outubro de 2018
×
Gente de Opinião

Cultura

FIMCA amplia campo de estágio do Curso de Medicina


O campo de estágio do internato do Curso de Medicina da FIMCA – Faculdades Integradas Aparício Carvalho – foi consideravelmente ampliado hoje (08/12), com assinatura de um convênio entre a mantenedora da faculdade e a Prefeitura Municipal de Vilhena. FIMCA amplia campo de estágio do Curso de Medicina  - Gente de Opinião

Assinado na tarde desta terça-feira na sala de reuniões da diretoria da FIMCA, o contrato tem como objetivo a cooperação técnica e pedagógica para o desenvolvimento dos estágios curriculares supervisionados dos acadêmicos de medicina nas dependências das unidades mistas de saúde do município. 

O convênio foi assinado pelo prefeito de Vilhena, José Rover, e pelo diretor geral da FIMCA, Dr. Aparício Carvalho, na presença da vice diretora, Drª. Maria Sílvia Fonseca Ribeiro Carvalho de Moraes, da coordenadora acadêmica, Profª. Eliete Oliveira Mendonça, do coordenador do Curso de Medicina, Prof. Msc. Rui Rafael Durlacher, da assessora jurídica Dra. Flora Castelo Branco, e do secretário de administração de Vilhena, Marcelo Cardoso. 


Rede de saúde do município 

Somente no Hospital Regional de Vilhena, que além do município atende várias cidades do cone sul do estado e a região mais próxima do vizinho Estado do Mato Grosso, os estagiários e seus preceptores vão contar com 167 leitos nas seguintes especialidades: Clínica Médica (84 leitos); Obstetrícia e Ginecologia (10 leitos); Pediatria (32 leitos); Ortopedia pediátrica (5 leitos); Ortopedia Adulto (10 leitos); Neonatal (5 leitos); Sala Pré-Parto (3 l3itos); Pronto Socorro (8 leitos) e UTI (10 leitos). 

O convênio também vai oferecer campo de estágio na Maternidade que está sendo construída, com sessenta leitos; no Laboratório de Análises Clínicas; no Serviço de Radiologia, que faz exames básicos de radiologia e mamografia; nas Unidades Municipais de Saúde: Policlínica João Luiz da Silva, Posto de Saúde DST/AIDS/CAPS Viviane Quijada; e nas Unidades Básicas de Saúde, que prestam serviços de atenção básica com estratégia em saúde familiar: Lírio Hoeseo, Vitalina Gentil, Industrial, Afonso Mansur de frança e Leonardo Alves de Souza. 


As metas 

Além de dar suporte à ampliação do campo de estágio dos acadêmicos de medicina da FIMCA, o convênio também contempla as seguintes metas: aperfeiçoar os conhecimentos teóricos durante o curso; propiciar a complementação de ensino e da aprendizagem em conformidade com os currículos e programas escolares, desenvolvendo competências e habilidades; proporcionar experiência prática na linha de formação de estágio; possibilitar uma oportunidade de contato entre a comunidade universitária e as necessidades da população, especialmente no que se refere à saúde pública; aproximar os acadêmicos do SUS – Sistema Único de Saúde; aprimorar os serviços públicos de saúde através da aplicação de técnicas, pesquisas e estudo do corpo discente e docente da FIMCA; desenvolver estudos e pesquisas dentro da área de conhecimento específico de cada curso, conforme legislação em vigor e autorização dos participantes; e colaborar com o município na melhoria da qualidade dos serviços prestados à população, e inclusive para o aperfeiçoamento de seus servidores, através de cursos, a título de contrapartida. 

Para o prefeito José Rover, o convênio é uma chance de renovação e estímulo aos funcionários. “Ao mesmo tempo em que oportuniza aos alunos a vivência prática dos conhecimentos teóricos recebidos em sala de aula, a iniciativa também permite uma renovação, já que a academia sempre traz novos conhecimentos ao ambiente de trabalho”. 

Segundo o diretor geral da FIMCA, o médico psiquiatra Dr. Aparício Carvalho, “o convênio assinado trará inúmeros benefícios para a população de Vilhena, que passará a ser assistida pelos estagiários do último ano de medicina, devidamente orientados pelos seus preceptores. Mas os acadêmicos também têm muito a ganhar. O estágio no município além de servir como aprendizado, pode abrir as portas do mercado de trabalho para estes alunos, pois há uma grande demanda destes profissionais no interior do Estado”, concluiu. 

Visita aos consultores do MEC 

Antes da assinatura do termo de cooperação com a FIMCA, o prefeito de Vilhena, José Rover, acompanhado do seu secretário municipal de administraçao, Marcelo Cardoso, fez uma visita aos consultores do Ministério da Educação, Dr. Jairo Caovilla e Dr. Geraldo Brasileiro, que estão em Porto Velho avaliar a estrutura física e pedagógica da instituição. 

Na oportunidade mostram cópia do convenio que seria celebrado e falaram sobre a expectativa de melhoria na expansão e na qualidade do serviço de saúde pública do município com a celebração do acordo. 

Fonte: Sergio Mello

Mais Sobre Cultura

Wankabuki apresenta peça “À Margem” em três cidades de Rondônia

Wankabuki apresenta peça “À Margem” em três cidades de Rondônia

O Grupo de Teatro Wankabuki, de Vilhena (RO), realizará entre os dias 17 e 26 de outubro uma série de apresentações da peça “À Margem” nos municípios

Professor Aleks Palitot doa livros para escola municipal infantil

Professor Aleks Palitot doa livros para escola municipal infantil

Na tarde de quinta-feira (11), o Professor Aleks Palitot visitou a Escola Municipal de Educação Infantil Prof.ª Ronilza Cordeiro Afonso Dias, na Zona

SESC abre inscrições para exposição  e oficina de fotografia em Porto Velho

SESC abre inscrições para exposição e oficina de fotografia em Porto Velho

A exposição será realizada na rua Euclides da Cunha, com inscrições e impressões gratuitas no formato lambe-lambe