Quarta-feira, 18 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Cultura

Filme gaucho encerra programação em homenagem à mulher no CineOca


 
A produção gaucha “Anahi de las Misiones”, de 1997, encerra o ciclo de filmes de março no CineOca, em homenagem à Mulher. O Cineclube de Rondônia, em parceria com o Cinesesc, apresentou uma programação que buscou refletir, sob diversos aspectos, a condição feminina no mundo moderno. Diretores consagrados, Filme gaucho encerra programação em homenagem à mulher no CineOca  - Gente de Opiniãotodos eles brasileiros, pontuaram, através de seus filmes questões que merecem debate ou apenas identificação do público com a obra.

Em Anahi, o tema transborda, pois além da força da personagem título, o filme evoca o passado histórico e identitário da região sul do país.

A sessão do CineOca, de graça, acontece todas as quintas-feiras, às 20h, no Sesc Esplanada. Após a exibição do filme é aberto um debate para que os expectadores possam trocar impressões sobre as temáticas e linguagem cinematográficas.

Sinopse:

A saga de uma mulher que luta pela sobrevivência durante o período mais conturbado da história do Rio Grande do Sul, a Revolução Farroupilha, que durou dez anos (1835-1845). Arrastando um velho carroção sem bois, Anay e seus filhos enfrentam a guerra, a morte e o medo. Seu único objetivo é manter a família unida.Eles perambulam pelo Rio Grande do Sul entre farroupilhas (revolucionários) e caramurus (legalistas, defensores do Império). Para sobreviver, recolhem despojos dos combates e os negociam nos acampamentos dos soldados das duas facções. Em seu êxodo histórico, Anahy presencia episódios históricos e lendários da revolução.Inevitavelmente, porém, o conflito se infiltra em sua vida e Anahy assiste impotente à dissolução de sua família


CineOquinha

Com a missão de difundir o audiovisual, o CineOca dá mais um importante passo ao lançar no próximo dia 27, a partir das 19 horas, na festa do Teatro e do Vinho, no espaço Cultural Cuniã, bairro Tucumanzal, o projeto CineOquinha, que se dedicará a exibição de filmes ao público infanto-juvenil.

A nova investida cultural tem a parceria fundamental da Associação Cuniã, local onde os filmes serão exibidos, todos os domingos (a partir do dia 4 de abril), às 16 horas.

Fonte: Ascom/CineOca 

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 18 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Cine Wanka recebe mais de 80 inscrições e entra na fase final de curadoria para mostra audiovisual

Cine Wanka recebe mais de 80 inscrições e entra na fase final de curadoria para mostra audiovisual

O Cine Wanka entrou na fase final de curadoria após encerrar o período de inscrições da Mostra Cine Wanka com mais de 80 obras enviadas por realizad

Cinema de Rondônia ganha novo curta-metragem sobre memória, envelhecimento e inclusão

Cinema de Rondônia ganha novo curta-metragem sobre memória, envelhecimento e inclusão

O cinema rondoniense ganha mais um título autoral com o curta-metragem “A Idade da Solidão”, dirigido por Amanara Brandão Lube e roteirizado pelo ci

Rondônia participa de debate nacional sobre fortalecimento das políticas culturais no Brasil

Rondônia participa de debate nacional sobre fortalecimento das políticas culturais no Brasil

O governo de Rondônia por meio da Secretaria da Juventude, Cultura, Esporte e Lazer de Rondônia (Sejucel) participa da 1ª Reunião Ordinária Anual do

Apresentação de “e daí?” de Viriato Moura no buraco do candiru

Apresentação de “e daí?” de Viriato Moura no buraco do candiru

O cenário artístico de Rondônia sempre teve em Viriato Moura uma de suas figuras mais multifacetadas. Médico por profissão e artista por vocação, su

Gente de Opinião Quarta-feira, 18 de março de 2026 | Porto Velho (RO)