Porto Velho (RO) quarta-feira, 22 de janeiro de 2020
×
Gente de Opinião

Cultura

Festival reunirá mais de dois mil jovens trabalhadores rurais


Mais de dois mil jovens trabalhadores e trabalhadoras rurais de todo o Estado estarão reunidos amanhã, dia 21, na sede da Associação Atlética do Banco do Brasil (AABB), no município de Presidente Médici. Será realizada a 15ª edição do Festival Estadual da Juventude Rural, que traz como tema Juventude e Educação do Campo e como lema Educação de Qualidade, Acessa à Terra e Sustentabilidade.

O Festival propõe um momento de integração da juventude rural de Rondônia com atividades culturais e esportivas, e também de reflexão e diálogo acerca da sustentabilidade no campo para os jovens. O evento é uma realização da Federação dos Trabalhadores na Agricultura de Rondônia (Fetagro) e Sindicatos dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTRs).

De acordo com o secretário de Juventude da Fetagro, Ailton Nunes, além do entretenimento, o Festival também tem sido um grande espaço de diálogo, reflexão e articulação política para o fortalecimento e permanência dos jovens no campo. “Lutamos e nos organizamos para que a juventude não saia do campo. E o Festival é mais um passo que damos para reafirmarmos a importância da nossa permanência no campo com dignidade”, disse.

O Festival da Juventude Rural, realizado anualmente, estampa as bandeiras da juventude rural por melhores condições de vida e trabalho no campo, inclusive a garantia de uma sucessão rural de qualidade, que possibilite ao jovem permanecer no campo com garantia de acesso à terra, sustentabilidade ambiental, condições de trabalho decente e políticas públicas diferenciadas.

Tema

O tema escolhido para a edição deste ano - Juventude e Educação do Campo - reflete o desejo por uma educação de qualidade e correspondente a realidade do campo. Segundo os jovens trabalhadores (as) rurais a Educação do Campo aplicada atualmente em Rondônia está desvinculada da realidade social do campo e tem contribuído de forma considerável para o êxodo rural. Diante desta realidade, os jovens se mobilizam para que se possa implementar uma verdadeira educação para o campo que contribua para uma transformação positiva desta.

Programação

A programação do 15º Festival Estadual da Juventude Rural iniciará a partir das 8 horas com uma carreata que sairá do Posto de Combustível Trevão, percorrendo pelas principais ruas da cidade e seguindo até a AABB. Está marcada para as 10 horas a solenidade de abertura do evento. Logo após iniciam as atividades esportivas e culturais. Às 11 horas será realizado um painel sobre Educação do Campo. Entre as atividades esportivas haverá partidas de futebol suíço, voleibol, disputa de salto em distância e de corrida de 100 metros, todas nas categorias masculino e feminino. Pelas atividades culturais estão programadas apresentações de teatro, música, poesia e dança. Haverá ainda a escolha da garota e do garoto rural e da garotinha e garotinho rural.

Fonte: Luciane Machado / Fetagro
 

Mais Sobre Cultura

Orquestra Villa-Lobos de Porto Velho abre seleção para novos músicos voluntários e com bolsas de incentivo

Orquestra Villa-Lobos de Porto Velho abre seleção para novos músicos voluntários e com bolsas de incentivo

Aprovado pelo Ministério da Cidadania por meio da Lei Federal de Incentivo `Cultura e com o apoio do SICOOB, O Instituto Cultural Villa-Lobos de Port

Cultura popular em praça pública de Porto Velho

Cultura popular em praça pública de Porto Velho

Apaixonada pelas rimas, com dedicação à poesia e à prosa desde os 7 anos, a poetisa Maria de Nazaré Melo, 52 anos, não poupou elogios ao falar do proj

Porto Velho: apresentações culturais na Praça Getúlio Vargas são opções de lazer nesse fim de semana

Porto Velho: apresentações culturais na Praça Getúlio Vargas são opções de lazer nesse fim de semana

Com uma belíssima iluminação decorativa e apresentações culturais, a Praça Getúlio Vargas tornou-se um dos lugares mais visitados nesse fim de ano em

Noite em Homenagem ao Samba no SESC Esplanada

Noite em Homenagem ao Samba no SESC Esplanada

O Dia Nacional do Samba, foi comemorado em todo país na segunda-feira (02) e para celebrar a data com muita alegria e gingado, o que o ritmo proporcio