Quarta-feira, 11 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Cultura

Festival reunirá mais de dois mil jovens trabalhadores rurais


Mais de dois mil jovens trabalhadores e trabalhadoras rurais de todo o Estado estarão reunidos amanhã, dia 21, na sede da Associação Atlética do Banco do Brasil (AABB), no município de Presidente Médici. Será realizada a 15ª edição do Festival Estadual da Juventude Rural, que traz como tema Juventude e Educação do Campo e como lema Educação de Qualidade, Acessa à Terra e Sustentabilidade.

O Festival propõe um momento de integração da juventude rural de Rondônia com atividades culturais e esportivas, e também de reflexão e diálogo acerca da sustentabilidade no campo para os jovens. O evento é uma realização da Federação dos Trabalhadores na Agricultura de Rondônia (Fetagro) e Sindicatos dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTRs).

De acordo com o secretário de Juventude da Fetagro, Ailton Nunes, além do entretenimento, o Festival também tem sido um grande espaço de diálogo, reflexão e articulação política para o fortalecimento e permanência dos jovens no campo. “Lutamos e nos organizamos para que a juventude não saia do campo. E o Festival é mais um passo que damos para reafirmarmos a importância da nossa permanência no campo com dignidade”, disse.

O Festival da Juventude Rural, realizado anualmente, estampa as bandeiras da juventude rural por melhores condições de vida e trabalho no campo, inclusive a garantia de uma sucessão rural de qualidade, que possibilite ao jovem permanecer no campo com garantia de acesso à terra, sustentabilidade ambiental, condições de trabalho decente e políticas públicas diferenciadas.

Tema

O tema escolhido para a edição deste ano - Juventude e Educação do Campo - reflete o desejo por uma educação de qualidade e correspondente a realidade do campo. Segundo os jovens trabalhadores (as) rurais a Educação do Campo aplicada atualmente em Rondônia está desvinculada da realidade social do campo e tem contribuído de forma considerável para o êxodo rural. Diante desta realidade, os jovens se mobilizam para que se possa implementar uma verdadeira educação para o campo que contribua para uma transformação positiva desta.

Programação

A programação do 15º Festival Estadual da Juventude Rural iniciará a partir das 8 horas com uma carreata que sairá do Posto de Combustível Trevão, percorrendo pelas principais ruas da cidade e seguindo até a AABB. Está marcada para as 10 horas a solenidade de abertura do evento. Logo após iniciam as atividades esportivas e culturais. Às 11 horas será realizado um painel sobre Educação do Campo. Entre as atividades esportivas haverá partidas de futebol suíço, voleibol, disputa de salto em distância e de corrida de 100 metros, todas nas categorias masculino e feminino. Pelas atividades culturais estão programadas apresentações de teatro, música, poesia e dança. Haverá ainda a escolha da garota e do garoto rural e da garotinha e garotinho rural.

Fonte: Luciane Machado / Fetagro
 

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 11 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

CEPC/RO inicia escutas setoriais para construção do PAR da PNAB – Ciclo 2

CEPC/RO inicia escutas setoriais para construção do PAR da PNAB – Ciclo 2

Têm início hoje (10) as escutas setoriais que irão subsidiar a SEJUCEL na construção do Plano de Aplicação de Recursos (PAR) da Política Nacional Al

Pirarucu do Madeira reúne famílias e celebra a tradição do Carnaval

Pirarucu do Madeira reúne famílias e celebra a tradição do Carnaval

“Ô abre alas que eu quero passar…”, ao som contagiante das marchinhas de Carnaval, o bloco Pirarucu do Madeira tomou conta das ruas de Porto Velho em

Presidente da Câmara de Jaboticabal SP recebe escritoras da AJEB-RO

Presidente da Câmara de Jaboticabal SP recebe escritoras da AJEB-RO

O presidente da Câmara Municipal de Jaboticabal, Ronaldo Peruci, recebeu as escritoras Luciana Barbieri e Rosângela Arend, representantes da AJEB-RO

Concessão do Teatro Guaporé para o TJ escancara política histórica de abandono da cultura em Rondônia, segundo CEPC/RO

Concessão do Teatro Guaporé para o TJ escancara política histórica de abandono da cultura em Rondônia, segundo CEPC/RO

O Conselho Estadual de Política Cultural de Rondônia (CEPC/RO) manifesta preocupação com a decisão do Governo do Estado de conceder o Teatro Guaporé

Gente de Opinião Quarta-feira, 11 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)