Terça-feira, 16 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Cultura

Festival de Música Portal da Amazônia agita Vilhena com dois dias de shows e celebração cultural

Realizado pela ACEMDA com patrocínio do Banco da Amazônia, o festival celebrou a música regional, promoveu acessibilidade e fortaleceu a cultura em Rondônia.


Festival de Música Portal da Amazônia agita Vilhena com dois dias de shows e celebração cultural - Gente de Opinião

Vilhena viveu um fim de semana marcado por música, diversidade e integração cultural. A oitava edição do Festival de Música Portal da Amazônia reuniu o público no Parque Ecológico nos dias 23 e 24 de agosto, transformando a cidade em um verdadeiro palco de alegria e celebração.

Com entrada gratuita, o festival levou ao público mais de dez atrações musicais de diferentes estilos, passando por MPB, rock, pop, hip hop e sertanejo. A programação do sábado (23) contou com apresentações de Kadrosh, Abidu, Mário Mileo, além das bandas Mecrohv, Incesticide e Chevy & os Galácticos. Já no domingo (24), foi a vez de Layon Cesar, Andressa Venceslau, Gabi Shima, Lucas do Rap e a banda Draken encerrarem a festa em grande estilo.

O evento foi organizado pela Associação Cultural, Educação, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável Diversidade Amazônica (ACEMDA), com patrocínio do Banco da Amazônia e do Governo Federal, por meio do Edital de Seleção Pública de Patrocínio do Banco da Amazônia 2025, além do apoio da Fundação Cultural de Vilhena (FCV).

O gerente geral da agência do Banco da Amazônia em Vilhena, Jefferson França Cunha, prestigiou o festival e destacou a importância da iniciativa. “Eventos como este fortalecem a cultura, dão visibilidade a artistas locais e reforçam o compromisso do Banco em fomentar o desenvolvimento da Amazônia”, afirmou.

Para o produtor cultural e idealizador do festival, Marcio Guilhermon, o diferencial está na diversidade musical e no espaço dado aos talentos regionais.

“O festival reúne artistas de diferentes estilos e valoriza a produção artística local. Além disso, contou com interpretação em Libras e classificação livre, garantindo acessibilidade e participação de todos os públicos”, destacou Marcio Guilhermon.

A presidente da ACEMDA, Andréia Machado, também comemorou o sucesso da oitava edição. “O Festival de Música Portal da Amazônia é um espaço de inclusão e celebração da cultura de Rondônia. Estamos muito felizes em oferecer, de forma gratuita, música e cultura para toda a população. Gratidão a todos que acreditam nesse projeto”, afirmou Andréia Machado.

Com um público diverso e participativo, o Festival de Música Portal da Amazônia consolidou-se como um dos principais eventos culturais da região, fortalecendo a cena artística de Vilhena e reforçando a importância da música como instrumento de integração social.

Galeria de Imagens

Gente de OpiniãoTerça-feira, 16 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Documentário “Saberes Nambiquaras” é exibido em Vilhena e Pimenteiras do Oeste

Documentário “Saberes Nambiquaras” é exibido em Vilhena e Pimenteiras do Oeste

O curta-metragem documental “Saberes Nambiquaras: Tradição Cultural na Produção da Chicha e Beiju” foi exibido gratuitamente em escolas de Vilhena (

Pontão de Cultura Raízes Amazônicas promove oficina gratuita de artesanato com fibras vegetais em Vilhena

Pontão de Cultura Raízes Amazônicas promove oficina gratuita de artesanato com fibras vegetais em Vilhena

O Pontão de Cultura Raízes Amazônicas: Celebrando a Diversidade Cultural, coordenado pela Associação Cultural, Educação, Meio Ambiente e Desenvolvim

Cantata de Natal reúne alunos e comunidade na Biblioteca Francisco Meirelles

Cantata de Natal reúne alunos e comunidade na Biblioteca Francisco Meirelles

Aos 16 anos, Rafaela Oliveira carrega no violino muito mais que notas musicais. Aluna do CMACE Jorge Andrade há dois anos, ela encontrou na música um

AJEB RO presente no lançamento da Coletânea Vozes Libertas em Minas Gerais

AJEB RO presente no lançamento da Coletânea Vozes Libertas em Minas Gerais

A força da palavra feminina ganhou destaque no recente lançamento da Coletânea Vozes Libertas – As mulheres falam e o mundo escuta, obra coordenada

Gente de Opinião Terça-feira, 16 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)