Segunda-feira, 3 de agosto de 2015 - 15h02
Porto Velho recebe neste final de semana o Mova-se Festival de Dança: Solos, Duos e Trios. O festival está em sua sexta edição e pela primeira vez a abertura acontece em outro estado da região Norte, uma novidade que tem como objetivo promover o intercâmbio entre os artistas. Clique AQUI e veja a programação para Porto Velho.
Em Manaus a programação será de 12 a 16 de agosto. 
Sobre a novidade, o idealizador do Mova-se, João Fernandes, explicou que esta já era uma vontade antiga. “Ano passado, nós fizemos um ensaio dessa proposta de levá-lo para outra localidade da região Norte, mas essa é a primeira vez que solidificamos essa ideia. A finalidade do Mova-se é promover o intercâmbio entre os artistas. Percebendo atividades não continuadas em outros estados, nós decidimos levar o festival para cada estado do Norte, com o intuito de se criar uma rede. Estamos com a expectativa de bons resultados e ótimas parcerias”, afirmou o gestor.
Para o segmento da dança em Rondônia essa é uma grande oportunidade de trocar experiências com dançarinos de outras regiões e um incentivo à discussão das leis e editais relacionados aos projetos para produção de espetáculos.
Programação
"A Sagração da Primavera", do Corpo de Dança do Amazonas (CDA) e o premiado "Teresinhas", do Grupo MEME de Pesquisa do Movimento (RS), são as duas grandes atrações nacionais do festival. A programação conta ainda com apresentação de grupos locais, além de oferecer oficinas e o “II Fórum NORTEamentos em Dança”.
“Vamos ter um grupo regional e nacional, além de grupos locais no formato do festival em Porto Velho. Queremos fazer a ligação desses três diferentes olhares. Essas três realidades distintas da dança estarão na pauta do 2° Fórum NORTEamentos de Dança, dentro das atividades formativas do Mova-se. A ideia é que esse fórum seja realizado a cada ano num estado diferente da região Norte, sempre dialogando questões pertinentes para a dança”, disse Fernandes, informando ainda que toda a programação do festival está disponível no site www.casaraodeideias.com.br.
A sexta edição do Mova-se Festival de Dança: Solos, Duos e Trios é realizada por meio da Lei de Incentivo à Cultura, com patrocínio do Banco da Amazônia e O Boticário na Dança, com apoio do Governo do Estado do Amazonas, Prefeitura Municipal de Manaus e Universidade do Estado do Amazonas (UEA). O festival, contemplado com o Prêmio Funarte Klauss Vianna de Dança 2014, é uma realização do Casarão de Ideias, Cia de Ideias e Ministério da Cultura (MinC).
Sobre o Festival
O Festival foi criado em 2010, por João Fernandes, buscando oportunizar as companhias locais a mostrarem seus trabalhos. O evento vem crescendo a cada ano e em 2014 alcançou aproximadamente 5 mil pessoas em cinco dias de evento. A expectativa é que o sucesso se repita em Porto Velho e que o Festival se amplie para toda região Norte.
Fonte: Agenda Porto Velho
Domingo, 21 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Documentário “Saberes Nambiquaras” é exibido em Vilhena e Pimenteiras do Oeste
O curta-metragem documental “Saberes Nambiquaras: Tradição Cultural na Produção da Chicha e Beiju” foi exibido gratuitamente em escolas de Vilhena (

O Pontão de Cultura Raízes Amazônicas: Celebrando a Diversidade Cultural, coordenado pela Associação Cultural, Educação, Meio Ambiente e Desenvolvim

Cantata de Natal reúne alunos e comunidade na Biblioteca Francisco Meirelles
Aos 16 anos, Rafaela Oliveira carrega no violino muito mais que notas musicais. Aluna do CMACE Jorge Andrade há dois anos, ela encontrou na música um

AJEB RO presente no lançamento da Coletânea Vozes Libertas em Minas Gerais
A força da palavra feminina ganhou destaque no recente lançamento da Coletânea Vozes Libertas – As mulheres falam e o mundo escuta, obra coordenada
Domingo, 21 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)