Quinta-feira, 26 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Cultura

Festival de Cinema da Amazônia – Olhar do Norte abre inscrições e anuncia novo conceito

Em sua quinta edição, festival realizado em Manaus amplia a principal mostra competitiva para a Amazônia Legal e lança seleção filmes de todo o País em outras mostras


Festival de Cinema da Amazônia – Olhar do Norte abre inscrições e anuncia novo conceito - Gente de Opinião

Em 2023, o Olhar Norte, realizado em Manaus (AM), chega à quinta edição e anuncia uma nova fase e conceito artístico. O evento, realizado de forma independente pela Artrupe Produções, está com um novo conceito e passa a ser chamado Festival de Cinema da Amazônia – Olhar do Norte. Além do novo nome e identidade visual, o evento amplia a participação da principal mostra competitiva para todos os Estados da Amazônia Legal. Filmes de todo País podem participar em outras categorias, como ocorreu nos anos anteriores. As inscrições estão abertas de 12 de abril a 9 de junho de 2023, através do site oficial www.festivalolhardo norte.com

No 5º Festival de Cinema da Amazônia – Olhar do Nortea mostra competitiva principal passa a se chamar Mostra Amazônia, incluindo agora filmes do Maranhão e Mato Grosso, além de obras de todos os outros sete estados da Região Norte. Desde sua primeira edição, conforme o regulamento, apenas filmes em curta-metragem podem se inscrever. “Nosso principal norte passou a ser um festival de cinema que se interessa pela arte que tem origem na Amazônia, em um sentido amplo. Estamos num lugar de destaque no mundo, e neste momento da História em que vivemos, compreendemos que assumir nosso protagonismo amazônico é um fator que nos leva a ser do tamanho do nosso potencial”, explica um dos diretores do evento, Diego Bauer.

Neste ano, conforme o regulamento, podem se inscrever nas mostras oficiais filmes de até 25 minutos de duração, produzidos a partir de 1 de janeiro de 2022. Filmes de longa-metragem entram na programação apenas como convidados. A divulgação do programa completo será no segundo semestre de 2023.

As produções da Mostra Amazônia irão disputar os seguintes prêmios: Melhor Filme do Júri e do Público, Direção, dois prêmios de Melhor Atuação, Roteiro, Direção de Fotografia, Montagem, Direção de Arte e Som.

O Festival de Cinema da Amazônia – Olhar do Norte aceita filmes em live-action e animação para todas as categorias. O evento será realizado em Manaus no segundo semestre deste ano em datas e locais a serem anunciados em breve.

 

Filmes de todo o País

Obras dos demais estados do Brasil podem participar de outras mostras do 5º Festival de Cinema da Amazônia – Olhar do Norte.

A Mostra Outros Nortes recebe filmes de todos os gêneros e classificação indicativa e a Mostra Olhinho é destinada para filmes voltados para o público infanto-juvenil.

Os filmes da Mostra Outros Nortes disputarão os prêmios de Melhor Filme e até duas menções honrosas do júri a ser formado por integrantes do Cine Set (www.cineset.com.br). Parceiro de Mídia do festival, o Cine Set é formado por críticos de cinema e jornalistas especializados.

O 5º Festival de Cinema da Amazônia – Olhar do Norte é uma realização da Artrupe Produções, com produção executiva da IAI Promoções e parceria de mídia do Cine Set.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 26 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Muleke Invisível- lançamento de clipe musical rondoniense

Muleke Invisível- lançamento de clipe musical rondoniense

O artista rondoniense Mariadri lança nesta terça-feira, 25 de fevereiro, às 18h, o videoclipe do single “Mlk Invisível”, obra que inaugura uma nova

Pontão de Cultura Associação Cultural Diversidade Amazônica realiza oficina gratuita de artesanato durante a 2ª Teia RO, em Ji-Paraná

Pontão de Cultura Associação Cultural Diversidade Amazônica realiza oficina gratuita de artesanato durante a 2ª Teia RO, em Ji-Paraná

O Pontão de Cultura Associação Cultural, Educação, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável Diversidade Amazônica (ACEMDA) realizará gratuitament

Com incentivo do governo de RO, “Mucura” é selecionado para o Festival Internacional de Cinema em Portugal

Com incentivo do governo de RO, “Mucura” é selecionado para o Festival Internacional de Cinema em Portugal

O curta-metragem “Mucura” foi selecionado para o Festival Internacional de Cinema do Porto – Fantasporto, um dos mais tradicionais e importantes fes

Videoarte “Secando a Vida” entra em fase final e terá exibições públicas em Vilhena e lançamento no YouTube

Videoarte “Secando a Vida” entra em fase final e terá exibições públicas em Vilhena e lançamento no YouTube

A videoarte Secando a Vida, protagonizada pela artista Lu Rodrigues, está em fase final de produção e será apresentada ao público em uma série de ex

Gente de Opinião Quinta-feira, 26 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)