Sábado, 25 de agosto de 2012 - 10h02
Durante a etapa itinerante do Festcineamazônia – Festival Latino-Americano de Cinema e Vídeo nas capitais da região Norte, foi feita uma exibição especial no Quilômbo de Macapazinho, no município de Santa Isabel, em Amapá. Macapazinho é área titulada e reconhecida como quilombo. A realização teve apoio da Associação Comunitária dos Remanescentes de Quilombo de Macapazinho e da Prefeitura do Município. A secretária municipal de Cultura, Yone Sales esteve presente ao evento.
Na noite de exibição do Festcineamazônia, o cantor e poeta Eliakin Rufino fez show ao vivo, apresentando seu repertório com canções que revelam a Amazônia vivida e sentida. O Grupo de Dança Afro Terra de Negros (grupo local de moradores), sob orientação do professor do Curro Velho, Bené Brito, chamou a atenção com uma apresentação especial da cultura tradicional afrodescendente. Estudantes do curso de jornalismo prestigiaram o evento.
O Festcineamazônia itinerante é um projeto formador de público mais consciente, abrindo para o debate de ideias com liberdade de pensamento. Faz parte da Red de Cines Itinerantes da América Latina e Caribe contribuindo para o fortalecimento da identidade nacional tendo o cinema e o vídeo como elementos de discursos. As exibições da etapa itinerante alcançam comunidades que não contam com salas de cinema.
O Festcineamazônia 2012 tem o patrocínio do BNDES, Governo Federal através da Lei Rouanet, Ministério da Cultura, Secretaria do Audiovisual, Governo de Rondônia, Secel, TAL –Television America Latina, Governo do Amapá, Secult,Governo do Pará, Fundação Cultural do Pará Tancredo Neves, Universidade Federal de Roraima, Amazon Film,Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Cultura.
Fonte: Ascom
Quinta-feira, 18 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Documentário “Saberes Nambiquaras” é exibido em Vilhena e Pimenteiras do Oeste
O curta-metragem documental “Saberes Nambiquaras: Tradição Cultural na Produção da Chicha e Beiju” foi exibido gratuitamente em escolas de Vilhena (

O Pontão de Cultura Raízes Amazônicas: Celebrando a Diversidade Cultural, coordenado pela Associação Cultural, Educação, Meio Ambiente e Desenvolvim

Cantata de Natal reúne alunos e comunidade na Biblioteca Francisco Meirelles
Aos 16 anos, Rafaela Oliveira carrega no violino muito mais que notas musicais. Aluna do CMACE Jorge Andrade há dois anos, ela encontrou na música um

AJEB RO presente no lançamento da Coletânea Vozes Libertas em Minas Gerais
A força da palavra feminina ganhou destaque no recente lançamento da Coletânea Vozes Libertas – As mulheres falam e o mundo escuta, obra coordenada
Quinta-feira, 18 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)