Porto Velho (RO) domingo, 19 de janeiro de 2020
×
Gente de Opinião

Cultura

Festicine Amazônia itinerante retoma as atividades


O FestCine Amazônia Itinerante está pronto para reiniciar as suas atividades agora no mês de fevereiro de forma intensa, com atividades levadas à diversas cidades e comunidades, com um trabalho dedicado à arte cinematográfica, produção audiovisual, manifestações culturais e formação de um novo público.

 Já no mês de dezembro de 2007, logo após o encerramento da 5ª Edição que ocorreu em Porto Velho de 13 a 18 de novembro, o FestCine Amazônia Itinerante levou as produções audiovisuais para a Semana Chico Mendes, na cidade de Xapuri, no Acre, alcançando sucesso de espectadores.

 Como proposta levar o cinema a um público diverso, o FestCine Amazônia Itinerante acontece durante todo o ano, e para 2008, além da integração entre diversas cidades do país e o público latino-americano, o projeto ainda irá render um documentário e um livro.

 Em Rondônia, o FestCine Amazônia Itinerante inicia-se em fevereiro, com a exibição dos filmes em onze distritos de Porto Velho, levando o cinema às comunidades ribeirinhas, muitas delas que nunca tiveram acesso à magia da sétima arte.

 Cidades rondonienses também terão a oportunidade de conhecer os trabalhos do FestCine Amazônia Itinerante, que será exibido em Costa Marques, Vilhena, Cacoal, Jí-Paraná, Ariquemes e Guajará-Mirim.

 AS capitais da região norte do Brasil também recebem o FestCine Amazônia Itinerante, que percorre estas cidades levando ao público de cada estado o que de melhor foi exibido, além de estar difundindo os trabalhos de produtores de Rondônia e o nome do Estado. O FestCine Amazônia Itinerante será também exibido no Rio  de  Janeiro, um dos centros culturais mais importantes do país.

 Este ano, quatro países também estão inclusos no roteiro do FestCine Amazônia Itinerante. Na Bolívia, as cidades de Guayará-Mirim, Ribeiralta e Cachoeira Esperança – esta reconhecida pela ONU como patrimônio da humanidade. No Peru, as cidades de Porto Maldonado e Cuzco, Colômbia e Portugal também recebem o Festival.

 O projeto do FestCine Amazônia teve início em 2003 com três dias de evento, ampliado para seis durante a 5 edição em novembro, e de acordo com o curador do festival, cineasta Jurandir Costa, o “grande objetivo do FestCine Amazônia Itinerante é integrar cineastas, produtores e agentes do audiovisual com outros de regiões e países diferentes e, claro, mostrar que Rondônia é produtor de excelentes trabalhos.”

 O FestCine Amazônia Itinerante, conta com o apoio da Senadora Fátima Cleide e do Deputado Federal Eduardo Valverde, e tem o patrocínio da Petrobras, TNG – Gasoduto - Urucu-Porto Velho e do Ministério da Cultura.


Fonte: Ascom - www.cineamazonia.com

Mais Sobre Cultura

Orquestra Villa-Lobos de Porto Velho abre seleção para novos músicos voluntários e com bolsas de incentivo

Orquestra Villa-Lobos de Porto Velho abre seleção para novos músicos voluntários e com bolsas de incentivo

Aprovado pelo Ministério da Cidadania por meio da Lei Federal de Incentivo `Cultura e com o apoio do SICOOB, O Instituto Cultural Villa-Lobos de Port

Cultura popular em praça pública de Porto Velho

Cultura popular em praça pública de Porto Velho

Apaixonada pelas rimas, com dedicação à poesia e à prosa desde os 7 anos, a poetisa Maria de Nazaré Melo, 52 anos, não poupou elogios ao falar do proj

Porto Velho: apresentações culturais na Praça Getúlio Vargas são opções de lazer nesse fim de semana

Porto Velho: apresentações culturais na Praça Getúlio Vargas são opções de lazer nesse fim de semana

Com uma belíssima iluminação decorativa e apresentações culturais, a Praça Getúlio Vargas tornou-se um dos lugares mais visitados nesse fim de ano em

Noite em Homenagem ao Samba no SESC Esplanada

Noite em Homenagem ao Samba no SESC Esplanada

O Dia Nacional do Samba, foi comemorado em todo país na segunda-feira (02) e para celebrar a data com muita alegria e gingado, o que o ritmo proporcio