Terça-feira, 18 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Cultura

Festicine Amazônia itinerante retoma as atividades


O FestCine Amazônia Itinerante está pronto para reiniciar as suas atividades agora no mês de fevereiro de forma intensa, com atividades levadas à diversas cidades e comunidades, com um trabalho dedicado à arte cinematográfica, produção audiovisual, manifestações culturais e formação de um novo público.

 Já no mês de dezembro de 2007, logo após o encerramento da 5ª Edição que ocorreu em Porto Velho de 13 a 18 de novembro, o FestCine Amazônia Itinerante levou as produções audiovisuais para a Semana Chico Mendes, na cidade de Xapuri, no Acre, alcançando sucesso de espectadores.

 Como proposta levar o cinema a um público diverso, o FestCine Amazônia Itinerante acontece durante todo o ano, e para 2008, além da integração entre diversas cidades do país e o público latino-americano, o projeto ainda irá render um documentário e um livro.

 Em Rondônia, o FestCine Amazônia Itinerante inicia-se em fevereiro, com a exibição dos filmes em onze distritos de Porto Velho, levando o cinema às comunidades ribeirinhas, muitas delas que nunca tiveram acesso à magia da sétima arte.

 Cidades rondonienses também terão a oportunidade de conhecer os trabalhos do FestCine Amazônia Itinerante, que será exibido em Costa Marques, Vilhena, Cacoal, Jí-Paraná, Ariquemes e Guajará-Mirim.

 AS capitais da região norte do Brasil também recebem o FestCine Amazônia Itinerante, que percorre estas cidades levando ao público de cada estado o que de melhor foi exibido, além de estar difundindo os trabalhos de produtores de Rondônia e o nome do Estado. O FestCine Amazônia Itinerante será também exibido no Rio  de  Janeiro, um dos centros culturais mais importantes do país.

 Este ano, quatro países também estão inclusos no roteiro do FestCine Amazônia Itinerante. Na Bolívia, as cidades de Guayará-Mirim, Ribeiralta e Cachoeira Esperança – esta reconhecida pela ONU como patrimônio da humanidade. No Peru, as cidades de Porto Maldonado e Cuzco, Colômbia e Portugal também recebem o Festival.

 O projeto do FestCine Amazônia teve início em 2003 com três dias de evento, ampliado para seis durante a 5 edição em novembro, e de acordo com o curador do festival, cineasta Jurandir Costa, o “grande objetivo do FestCine Amazônia Itinerante é integrar cineastas, produtores e agentes do audiovisual com outros de regiões e países diferentes e, claro, mostrar que Rondônia é produtor de excelentes trabalhos.”

 O FestCine Amazônia Itinerante, conta com o apoio da Senadora Fátima Cleide e do Deputado Federal Eduardo Valverde, e tem o patrocínio da Petrobras, TNG – Gasoduto - Urucu-Porto Velho e do Ministério da Cultura.


Fonte: Ascom - www.cineamazonia.com

Gente de OpiniãoTerça-feira, 18 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Boi Malhadinho conquista tricampeonato no Duelo na Fronteira 2025 e celebra a força da cultura de Guajará-Mirim

Boi Malhadinho conquista tricampeonato no Duelo na Fronteira 2025 e celebra a força da cultura de Guajará-Mirim

O Bumbódromo Márcio Paz Menacho, em Guajará-Mirim, foi palco de uma grande celebração no último fim de semana, com a realização do festival Duelo na F

Oficina de Distribuição de curtas-metragens será oferecida gratuitamente em Porto Velho

Oficina de Distribuição de curtas-metragens será oferecida gratuitamente em Porto Velho

Estão abertas as inscrições para a oficina “Distribuição Independente: como fazer curtas-metragens circularem por festivais de cinema”, com o realiz

Minidocumentário sobre pioneira de Pimenteiras do Oeste é exibido para estudantes de Vilhena

Minidocumentário sobre pioneira de Pimenteiras do Oeste é exibido para estudantes de Vilhena

O minidocumentário “Raízes de Pimenteiras: A Jornada de Alice Paes Serrath”, que resgata a trajetória de uma das pioneiras de Pimenteiras do Oeste (

Flor do Campo e Malhadinho encantam público em Guajará-Mirim, durante Festival Duelo na Fronteira

Flor do Campo e Malhadinho encantam público em Guajará-Mirim, durante Festival Duelo na Fronteira

O Bumbódromo Márcio Paz Manacho viveu no domingo (16), um dia marcante para a cultura de Guajará-Mirim, com as apresentações dos bois-bumbás Flor do C

Gente de Opinião Terça-feira, 18 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)