Quarta-feira, 16 de outubro de 2013 - 05h50
Festcineamazônia passa a fazer parte da organização Green Film Network (GFN), a rede cinematográfica com os festivais ambientais mais importantes do mundo.
Ser o único festival ambiental da Amazônia, com uma trajetória de amadurecimento e ter uma história recente positiva de integração cultural na América do Sul e outros países de língua portuguesa a partir da itinerância do festival, deram ao
Festcineamazônia a possibilidade de se tornar membro da organização Green Film Network (GFN), a rede cinematográfica com os festivais ambientais mais importantes do mundo.
“É mais um passo que o Festcineamazônia dá no sentido de que de agora em diante, está associado aos mais importantes festivais do planeta, o que facilitará o intercâmbio cultural, troca de conteúdo e difusão da mensagem ambiental que sempre almejamos passar”, diz Jurandir Costa, um dos organizadores do Festcineamazônia.
O GFN reúne alguns dos maiores festivais de cinema que ocorrem anualmente em todo o mundo com foco em questões ambientais. O objetivo da rede é coordenar os festivais associados, promover e distribuir filmes mundialmente, além de incentivar iniciativas e projetos que possam ajudar pessoas refletir sobre o meio ambiente.
“É um ponto de encontro, onde todos os festivais associados podem trocar e compartilhar informações, as experiências cinematográficas e serviços de todo o mundo”, esclarece Jurandir Costa. A intenção é criar uma rede internacional que promova uma cultura pró- meio ambiente através do cinema.
A GFN dá os melhores filmes apresentados em cada um dos vários festivais a oportunidade de ser escolhido pelos outros membros e circular entre diferentes festivais e países garantindo maior visibilidade.
Festivais do mundo inteiro fazem parte da Rede. Países como Portugal, Itália, México, índia, Rússia, Estados Unidos, Canadá, Coréia, Bélgica, Alemanha e Romênia, por exemplo, possuem festivais de cinema ligados a questões ambientais e que fazem parte da GFN. Agora o Festcineamazonia também faz parte dessa rede.
O Festcineamazônia - Festival Latino Americano de Cinema Ambiental tem o patrocínio do BNDES, Governo Federal através da Lei Rouanet, Ministério da Cultura, Secretaria do Audiovisual, apoio cultural da SEMA, Teatro Banzeiros. O Festival é membro do Green Film Network.
Fonte: Eduardo Kopanakis
Terça-feira, 2 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Em noite de abertura, Salão Itiquira de Arte Contemporânea premia artistas visuais em Goiás
A noite de abertura do 1º Salão Itiquira de Arte Contemporânea foi marcada pela premiação de artistas responsáveis por ressignificar, abraçar e diss

Flávio Dutka e o “Microcosmos”: Pontos, Cores e a Pesquisa Estética na Amazônia
A exposição “Microcosmos”, do artista plástico Flávio Dutka, com mais de 85 obras a ser realizada na Casa de Cultura Ivan Marrocos, em Porto Velho (

Banda porto-velhense Erudica anuncia turnê europeia em 2026 após estreia em festival de Portugal
A música pesada de Porto Velho acaba de alcançar novos horizontes. A banda Erudica, formada na capital rondoniense, anunciou oficialmente sua turnê

Eleita pelo segundo ano consecutivo, Marcela Bonfim foi destaque na cerimônia dos +Admirados Jornalistas Negros e Negras da Imprensa Brasileira 2025
Terça-feira, 2 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)