Terça-feira, 2 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Cultura

Festcineamazônia passa a fazer parte da Green Film


Festcineamazônia passa a fazer parte da organização Green Film Network (GFN), a rede cinematográfica com os festivais ambientais mais importantes do mundo.

Ser o único festival ambiental da Amazônia, com uma trajetória de amadurecimento e ter uma história recente positiva de integração cultural na América do Sul e outros países de língua portuguesa a partir da itinerância do festival, deram ao Festcineamazônia passa a fazer parte da Green Film - Gente de OpiniãoFestcineamazônia a possibilidade de se tornar membro da organização Green Film Network (GFN), a rede cinematográfica com os festivais ambientais mais importantes do mundo.

“É mais um passo que o Festcineamazônia dá no sentido de que de agora em diante, está associado aos mais importantes festivais do planeta, o que facilitará o intercâmbio cultural, troca de conteúdo e difusão da mensagem ambiental que sempre almejamos passar”, diz Jurandir Costa, um dos organizadores do Festcineamazônia.

O GFN reúne alguns dos maiores festivais de cinema que ocorrem anualmente em todo o mundo com foco em questões ambientais. O objetivo da rede é coordenar os festivais associados, promover e distribuir filmes mundialmente, além de incentivar iniciativas e projetos que possam ajudar pessoas refletir sobre o meio ambiente.

“É um ponto de encontro, onde todos os festivais associados podem trocar e compartilhar informações, as experiências cinematográficas e serviços de todo o mundo”, esclarece Jurandir Costa. A intenção é criar uma rede internacional que promova uma cultura pró- meio ambiente através do cinema.

A GFN dá os melhores filmes apresentados em cada um dos vários festivais a oportunidade de ser escolhido pelos outros membros e circular entre diferentes festivais e países garantindo maior visibilidade.

Festivais do mundo inteiro fazem parte da Rede. Países como Portugal, Itália, México, índia, Rússia, Estados Unidos, Canadá, Coréia, Bélgica, Alemanha e Romênia, por exemplo, possuem festivais de cinema ligados a questões ambientais e que fazem parte da GFN. Agora o Festcineamazonia também faz parte dessa rede.

O Festcineamazônia  - Festival Latino Americano de Cinema Ambiental  tem o patrocínio do BNDES, Governo Federal através da Lei Rouanet, Ministério da Cultura, Secretaria do Audiovisual, apoio cultural da SEMA, Teatro Banzeiros. O Festival é membro do Green Film Network.

Fonte: Eduardo Kopanakis
 

Gente de OpiniãoTerça-feira, 2 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Em noite de abertura, Salão Itiquira de Arte Contemporânea premia artistas visuais em Goiás

Em noite de abertura, Salão Itiquira de Arte Contemporânea premia artistas visuais em Goiás

A noite de abertura do 1º Salão Itiquira de Arte Contemporânea foi marcada pela premiação de artistas responsáveis por ressignificar, abraçar e diss

Flávio Dutka e o “Microcosmos”: Pontos, Cores e a Pesquisa Estética na Amazônia

Flávio Dutka e o “Microcosmos”: Pontos, Cores e a Pesquisa Estética na Amazônia

A exposição “Microcosmos”, do artista plástico Flávio Dutka, com mais de 85 obras a ser realizada na Casa de Cultura Ivan Marrocos, em Porto Velho (

Banda porto-velhense Erudica anuncia turnê europeia em 2026 após estreia em festival de Portugal

Banda porto-velhense Erudica anuncia turnê europeia em 2026 após estreia em festival de Portugal

A música pesada de Porto Velho acaba de alcançar novos horizontes. A banda Erudica, formada na capital rondoniense, anunciou oficialmente sua turnê

Amazônia Negra em destaque: Marcela Bonfim é bicampeã entre os +Admirados Jornalistas Negros do Brasil

Amazônia Negra em destaque: Marcela Bonfim é bicampeã entre os +Admirados Jornalistas Negros do Brasil

Eleita pelo segundo ano consecutivo, Marcela Bonfim foi destaque na cerimônia dos +Admirados Jornalistas Negros e Negras da Imprensa Brasileira 2025

Gente de Opinião Terça-feira, 2 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)