Sábado, 6 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Cultura

FestCineamazônia busca apoio para mostra no MC


O secretário-adjunto de Audiovisual do Ministério da Cultura, Emerson Rodrigues, recebeu ontem (26) o deputado Padre Ton (PT-RO) e um dos organizadores do FestCineamazônia, cineasta Jurandir Costa, para tratar de apoio ao evento, que este ano promove a 9ª edição, de 15 a 19 de novembro, em Porto Velho.

A reivindicação é obter apoio para a mostra itinerante em Rondônia, Bolívia e Peru, que se realiza após a etapa de Porto Velho. Jurandir Costa, conforme definido na audiência, ficou de apresentar um projeto para captar recursos para essa mostra, o mais rápido possível.

O deputado Padre Ton se comprometeu a indicar emenda para a ação da mostra itinerante, e solicitou parceria do Ministério da Cultura para projetos de resgate e recuperação de acervo visual da memória de Rondônia, tendo o secretário-adjunto declarado que irá promover uma maior aproximação da Secretaria de Audiovisual com o estado de Rondônia.

Ainda sobre o FestCineamazônia, agenda cultural que se consolida em Rondônia, existe a possibilidade do MinC patrocinar a digitalização de todos os vídeos apresentados e premiados no FestCineamazônia até o momento, exigindo-se, para isso, uma parceria com instituição federal, como a Universidade de Rondônia ou com o próprio governo estadual.

“A metodologia a ser seguida é rígida, deve ser a da Cinemateca Brasileira, em relação a esta possibilidade de se digitalizar o acervo do FestCineamazônia. A porta está aberta, o projeto deve ser apresentado”, diz Padre Ton, reiterando que seu mandato está à disposição para apoiar iniciativas voltadas para a cultura.

Fonte: Mara Paraguassu

Gente de OpiniãoSábado, 6 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Livro “Amazônia Negra”, de Marcela Bonfim, estreia na Feira do Livro com debate sobre identidade e pertencimento

Livro “Amazônia Negra”, de Marcela Bonfim, estreia na Feira do Livro com debate sobre identidade e pertencimento

Entre memórias, territórios e identidades que atravessam a Amazônia, a presença negra ganha voz, imagem e protagonismo no lançamento do livro “Amazô

Entre arte e tecnologia, Exposição “Amazônicas: Poéticas Femininas” chega ao CCBB Brasília

Entre arte e tecnologia, Exposição “Amazônicas: Poéticas Femininas” chega ao CCBB Brasília

Reunindo arte e tecnologia, a Exposição “Amazônicas: Poéticas Femininas” chega ao CCBB Brasília em 9 de junho para explorar uma pluralidade de temát

Curta-metragem “Kika Não Foi Convidada” tem estreia mundial em Curitiba

Curta-metragem “Kika Não Foi Convidada” tem estreia mundial em Curitiba

O curta-metragem “Kika Não Foi Convidada”, escrito e dirigido por Juraci Júnior, terá a estreia mundial na 15ª edição do Olhar do Cinema Festival In

Artesanato rondoniense ganha destaque e amplia oportunidades de renda na 13ª Rondônia Rural Show Internacional

Artesanato rondoniense ganha destaque e amplia oportunidades de renda na 13ª Rondônia Rural Show Internacional

O Pavilhão do Artesanato Brasileiro (PAB) tem sido um dos ambientes mais movimentados da 13ª Rondônia Rural Show Internacional (RRSI), que acontece

Gente de Opinião Sábado, 6 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)