Porto Velho (RO) sábado, 23 de março de 2019
×
Gente de Opinião

Cultura

Festcine Amazônia Itinerante encerra atividades na Colômbia


 
Festcine Amazônia Itinerante encerra atividades realizando exibições em cidade da Colômbia

Com o apoio da Videoteca de Cali dirigida por Magdalena Castro, de Rodrigo Vidal, da Cinemateca de Cali, da Universidade Del Valle e ainda da Embaixada da Colômbia no Brasil, o Festcine Amazônia Itinerante realizou na última semana sessões em duas localidades de Cali, a terceira maior cidade da Colômbia.

Duas sessões aconteceram na Universidade Del Valle e também no Centro Cultural de Cali. O intercâmbio cultural promovido pelo Festival chamou a atenção da imprensa colombiana que divulgou o evento através de matérias que repercutiram positivamente entre a população formada por três milhões de pessoas.

De acordo com os organizadores do Itinerante além da exibição dos filmes brasileiros, foram feitos contatos com produtores daquele país, especialmente com a comunidade de Água Blanca, documentando experiências positivas de pessoas que vivem a margem da grande Cali. “Experiências que utilizam o audiovisual para ressocializar pessoas. Foram feitas imagens de experiencias que utilizam o cinema como uma forma de tirar pessoas do mundo do crime. O material filmado será transformado em filme”, afirma o curador do Festival, Jurandir Costa.

Vários doutores e diretores do Festcine Amazônia participaram de uma reunião promovida pelo Comitê de Doutorado em Ciências Ambientais Universidade Del Valle. A Universidade Del Valle demonstrou interesse na proposta da Itinerância e todos foram unânimes em aprovar a iniciativa de aproximação cultural entre Colômbia e Brasil.

A equipe, com a certeza do dever cumprido conclui desta forma a Itinerância pela América do Sul. Os organizadores disseram que a próxima etapa acontece em Portugal. “A convite da Universidade de Coimbra serão três dias de evento naquela cidade portuguesa”.

A Colômbia, cuja capital é Bogotá, é o segundo país mais populoso da América do Sul. Seu limite ao norte é o Mar das Caraíbas, ao leste é a Venezuela e o Brasil, ao sul o Peru e Equador e a oeste o Oceano Pacífico e o Panamá. Além do território continental, inclui também dois pequenos territórios insulares, o território de San Andrés e Providencia no Mar das Caraíbas, e a ilha de Malpelo, no Pacífico.

O Festcine Amazônia Itinerante conta com o patrocínio do Ministério da Cultura/Fundo Nacional de Cultura, Petrobras através da Lei Rouanet, tem ainda o apoio da senadora Fátima Cleide, deputado federal Eduardo Valverde, IBM, Unir, Secel e Prefeitura de Porto Velho.

Fonte: Ascom/Festcine Amazônia

Mais Sobre Cultura

ASFALTÃO PLANEJA AÇÕES ATÉ O CARNAVAL 2019

ASFALTÃO PLANEJA AÇÕES ATÉ O CARNAVAL 2019

Com bastante antecedência e foco no cumprimento de sua missão, a Escola de Samba Asfaltão realizou no ultimo dia 16 de março, seu Planejamento Estraté

Espetáculo ÌFÉ estreia neste sábado inspirado em figura religiosa histórica de Porto Velho

Espetáculo ÌFÉ estreia neste sábado inspirado em figura religiosa histórica de Porto Velho

O espetáculo ÍFÈ, da Companhia Beradera de Teatro, estreia neste sábado (23), às 20h, em Porto Velho e tem como inspiração a história de importante fi

Nossos agradecimentos em sol maior para todos e todas que fizeram o Canta Mulher 2019

Nossos agradecimentos em sol maior para todos e todas que fizeram o Canta Mulher 2019

Sonhos de MarçoPorto de sons e sonhos...Em marçouma paisagem sonorade cantos...um cenário a partecenas se repartem ese juntam em melodiasdiferentesDe

FERROVIÁRIOS ELEGEM NOVA EXECUTIVA SOB PROMESSA GOVERNAMENTAL BOTAR O TREM PRA ANDAR

FERROVIÁRIOS ELEGEM NOVA EXECUTIVA SOB PROMESSA GOVERNAMENTAL BOTAR O TREM PRA ANDAR

Porto Velho, RONDÔNIA - Ainda sem local adequado para se instalar e funcionar como em décadas atrás, a nova diretoria da Associação dos Ferroviári