Porto Velho (RO) domingo, 26 de janeiro de 2020
×
Gente de Opinião

Cultura

Festcine Amazônia Itinerante encerra atividades na Colômbia


 
Festcine Amazônia Itinerante encerra atividades realizando exibições em cidade da Colômbia

Com o apoio da Videoteca de Cali dirigida por Magdalena Castro, de Rodrigo Vidal, da Cinemateca de Cali, da Universidade Del Valle e ainda da Embaixada da Colômbia no Brasil, o Festcine Amazônia Itinerante realizou na última semana sessões em duas localidades de Cali, a terceira maior cidade da Colômbia.

Duas sessões aconteceram na Universidade Del Valle e também no Centro Cultural de Cali. O intercâmbio cultural promovido pelo Festival chamou a atenção da imprensa colombiana que divulgou o evento através de matérias que repercutiram positivamente entre a população formada por três milhões de pessoas.

De acordo com os organizadores do Itinerante além da exibição dos filmes brasileiros, foram feitos contatos com produtores daquele país, especialmente com a comunidade de Água Blanca, documentando experiências positivas de pessoas que vivem a margem da grande Cali. “Experiências que utilizam o audiovisual para ressocializar pessoas. Foram feitas imagens de experiencias que utilizam o cinema como uma forma de tirar pessoas do mundo do crime. O material filmado será transformado em filme”, afirma o curador do Festival, Jurandir Costa.

Vários doutores e diretores do Festcine Amazônia participaram de uma reunião promovida pelo Comitê de Doutorado em Ciências Ambientais Universidade Del Valle. A Universidade Del Valle demonstrou interesse na proposta da Itinerância e todos foram unânimes em aprovar a iniciativa de aproximação cultural entre Colômbia e Brasil.

A equipe, com a certeza do dever cumprido conclui desta forma a Itinerância pela América do Sul. Os organizadores disseram que a próxima etapa acontece em Portugal. “A convite da Universidade de Coimbra serão três dias de evento naquela cidade portuguesa”.

A Colômbia, cuja capital é Bogotá, é o segundo país mais populoso da América do Sul. Seu limite ao norte é o Mar das Caraíbas, ao leste é a Venezuela e o Brasil, ao sul o Peru e Equador e a oeste o Oceano Pacífico e o Panamá. Além do território continental, inclui também dois pequenos territórios insulares, o território de San Andrés e Providencia no Mar das Caraíbas, e a ilha de Malpelo, no Pacífico.

O Festcine Amazônia Itinerante conta com o patrocínio do Ministério da Cultura/Fundo Nacional de Cultura, Petrobras através da Lei Rouanet, tem ainda o apoio da senadora Fátima Cleide, deputado federal Eduardo Valverde, IBM, Unir, Secel e Prefeitura de Porto Velho.

Fonte: Ascom/Festcine Amazônia

Mais Sobre Cultura

Orquestra Villa-Lobos de Porto Velho abre seleção para novos músicos voluntários e com bolsas de incentivo

Orquestra Villa-Lobos de Porto Velho abre seleção para novos músicos voluntários e com bolsas de incentivo

Aprovado pelo Ministério da Cidadania por meio da Lei Federal de Incentivo `Cultura e com o apoio do SICOOB, O Instituto Cultural Villa-Lobos de Port

Cultura popular em praça pública de Porto Velho

Cultura popular em praça pública de Porto Velho

Apaixonada pelas rimas, com dedicação à poesia e à prosa desde os 7 anos, a poetisa Maria de Nazaré Melo, 52 anos, não poupou elogios ao falar do proj

Porto Velho: apresentações culturais na Praça Getúlio Vargas são opções de lazer nesse fim de semana

Porto Velho: apresentações culturais na Praça Getúlio Vargas são opções de lazer nesse fim de semana

Com uma belíssima iluminação decorativa e apresentações culturais, a Praça Getúlio Vargas tornou-se um dos lugares mais visitados nesse fim de ano em

Noite em Homenagem ao Samba no SESC Esplanada

Noite em Homenagem ao Samba no SESC Esplanada

O Dia Nacional do Samba, foi comemorado em todo país na segunda-feira (02) e para celebrar a data com muita alegria e gingado, o que o ritmo proporcio