Quinta-feira, 18 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Cultura

FestCine Amazônia Itinerante dá início a segunda etapa de atividades



Na tarde do último domingo (23) a equipe do FestCine Amazônia Itinerante a bordo do barco "Deus é amor" desceu o Rio Madeira. Num total de vinte horas de viagem, deu início a segunda etapa da jornada cultural realizando exibições em São Carlos; Nazaré; Calama e Demarcação, comunidades que não têm acesso a eventos culturais e o FestCine cumpre o objetivo de levar o Cinema para estas pessoas.

De acordo com Jurandir Costa, o Itinerante passará um dia em cada localidade. "Saímos domingo para montar a base em São Carlos. Na segunda-feira (24) bem cedo visitamos as escolas com o apoio da Secretaria Municipal de Educação que, tem interesse em envolver os estudantes destas localidades e contamos ainda com o empenho dos administradores que nos auxiliam na divulgação do evento junto à comunidade. O encerramento desta etapa acontece na próxima quinta-feira (27 de março).
 
Segundo os organizadores a programação conta com três horas de exibição de filmes e vídeos que compõem o acervo do Festival, o FestCine Amazônia Itinerante apresenta ainda vídeos como "São Carlos do Jamari", de Alejandro Bedotti e dois trabalhos de Jurandir Costa – "Marcas da Amazônia" e "Na beira do Rio Madeira", ambos realizados há dez anos.

Carlos Levy, um dos componentes da equipe, explica que "estes trabalhos foram incluídos com o objetivo de possibilitar a comunidade o acesso a este conteúdo audiovisual que mostra seu próprio espaço através destes trabalhos lúdicos com conteúdo ligado a questão ambiental e que falam especialmente da Amazônia, como é o caso do filme dinamarquês, "A Ferrovia do Diabo" e que está sendo exibido no Brasil em função da conexão com o Festival".

Entre os dezessete profissionais da equipe envolvida no Festival está o fotógrafo Beethoven Delano, responsável pelo registro iconográfico dos eventos. O acervo iconográfico fará parte de um livro sobre o Itinerante. O cinegrafista Auristênio Rodrigues faz os registros audiovisuais para a produção de um documentário. A equipe conta também com o Palhaço Bob (Marco Eldom) que faz parte do Festival há três anos e, promove apresentações antes da exibição dos filmes, animando a platéia. Fernanda Kopanakis e Rondon Rony dão apoio logístico em Porto Velho.

"A cada localidade a gente se surpreende", ressalta o cinegrafista Auristênio Rodrigues. "Comunidades inteiras têm prestigiado e lotado a tenda montada onde acontecem as exibições. Muitas destas pessoas confessam que aquela foi a primeira vez que fizeram contato com o cinema e isso é gratificante e emocionante. A população tem nos recebido de forma maravilhosa e isso mostra que a responsabilidade do Festival tende a aumentar. É um sonho que se torna realidade", finalizou.

O FestCine Amazônia Itinerante conta com o patrocínio do Ministério da Cultura, Petrobrás através da Lei Rouanet, tem ainda o apoio da senadora Fátima Cleide, deputado federal Eduardo Valverde, IBM, Unir, Secel e Prefeitura de Porto Velho.

Ascom FestCine Amazônia Itinerante

 

 


Gente de OpiniãoQuinta-feira, 18 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Rouanet sob convite: a cultura precisa mais que aprovações

Rouanet sob convite: a cultura precisa mais que aprovações

Nesta semana, a Comissão Nacional de Incentivo à Cultura (CNIC) aprovou 173 projetos culturais via Lei Rouanet, autorizando a captação de R$ 364,9 mi

‘Mucura’ divulga cartaz e trailer após seleção para Festival Olhar do Norte 2025

‘Mucura’ divulga cartaz e trailer após seleção para Festival Olhar do Norte 2025

O curta-metragem Mucura, dirigido por Fabiano Barros, divulga nesta segunda-feira (25) cartaz oficial e trailer após ser selecionado para a 7ª ediçã

Integrantes de grupo de pesquisa da Unir produzem conteúdo para emissora de rádio da França

Integrantes de grupo de pesquisa da Unir produzem conteúdo para emissora de rádio da França

As vozes rondonienses foram ecoadas na França. Nas últimas duas terças-feiras (9 e 16 de setembro), os estudantes de Jornalismo da Universidade Fede

Tarot Egípcio, simbolismos, significados astrológicos e autoconhecimento

Tarot Egípcio, simbolismos, significados astrológicos e autoconhecimento

O Tarot é um dos sistemas simbólicos mais complexos e enigmáticos do Ocidente esotérico, reunindo elementos de misticismo, filosofia, psicologia e p

Gente de Opinião Quinta-feira, 18 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)