Sexta-feira, 19 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Cultura

Festcine Amazônia é destaque no Guia Kinoforum de Festivais de Cinema e Vídeo



Com o patrocínio da Petrobras, do Governo Federal e a Lei de incentivo a cultura, o Guia Kinoforum de festivais de cinema e vídeo, em sua décima edição abre espaço para  divulgar entre outros, o Festcine Amazônia – Festival de Cinema e Vídeo Ambiental que este ano realiza sua 6ª edição, de 10 a 15 de novembro e cujas exibições acontecerão não apenas em Porto Velho, distritos, mas em outras cidades de Rondônia assim como em capitais da região Norte e paises vizinhos como Bolívia, Colômbia, Peru e indo mais além, exibindo filmes e vídeos ambientais em Portugal. Festcine Amazônia é destaque no Guia Kinoforum de Festivais de Cinema e Vídeo - Gente de Opinião

O Guia é dividido por partes. Primeiro o Circuito dos Festivais que relaciona o circuito consolidado; ampliando o circuito, e festivais a conferir. O Festcine Amazônia está na página 118 e faz parte da seção Ampliando o circuito. Ali o leitor poderá conhecer um pouco sobre os objetivos do Festival, data de realização tanto o de 2007 como o que será realizado este ano, contatos, locais de exibição, categorias, atividades paralelas e nome do responsável pela organização.

Este Guia também traz informações sobre o Circuito Consolidado que inclui Mostra de Cinema de Tiradentes; É tudo verdade – Festival Internacional de Documentários; Cine Ceará – Festival Ibero-Americano de Cinema; Festival de Cinema Brasileiro de Paris; Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental (FICA); Festival Guarnicê de Cinema; Festival de Cinema de Gramado; Festival de Brasília do Cinema Brasileiro entre outros.

O Festcine Amazônia Itinerante está prestes a encerrar suas atividades depois de cinco meses, mais de 28 localidades e 114 horas e assistido por dez mil pessoas. O Itinerante realiza sessões em Coimbra, Portugal, finalizando assim a jornada cultural 2008. Mas é apenas o começo como afirmam os organizadores do projeto que teve o objetivo de levar o cinema ambiental para estas pessoas que muitas vezes não sabiam da existência da sétima arte, o cinema ou que nunca haviam assistido a um filme.

De acordo com o produtor cultural Jurandir Costa, “o Festcine Amazônia fez mais que apenas exibir filmes e vídeos para entreter crianças e adultos. Na verdade conseguimos o intuito de despertar a consciência ambiental desse público e ainda a sua formação como platéia através de vídeos, filmes, documentários e animações sobre temas voltados para as questões ambientais”.

O Festcine Amazônia Itinerante conta com o patrocínio do Ministério da Cultura/Fundo Nacional de Cultura, Petrobras através da Lei Rouanet, tem ainda o apoio da senadora Fátima Cleide, deputado federal Eduardo Valverde, IBM, Unir, Secel e Prefeitura de Porto Velho.

Fonte: Ascom / Festcine Amazônia Itinerante

Gente de OpiniãoSexta-feira, 19 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Confira a programação do 3º Festival Cultural Reconstruindo o Quilombo em Pimenteiras do Oeste

Confira a programação do 3º Festival Cultural Reconstruindo o Quilombo em Pimenteiras do Oeste

Começou nesta quarta-feira (17), na Comunidade Quilombola de Santa Cruz, em Pimenteiras do Oeste (RO), o 3º Festival Cultural: Reconstruindo o Quilo

Rouanet sob convite: a cultura precisa mais que aprovações

Rouanet sob convite: a cultura precisa mais que aprovações

Nesta semana, a Comissão Nacional de Incentivo à Cultura (CNIC) aprovou 173 projetos culturais via Lei Rouanet, autorizando a captação de R$ 364,9 mi

‘Mucura’ divulga cartaz e trailer após seleção para Festival Olhar do Norte 2025

‘Mucura’ divulga cartaz e trailer após seleção para Festival Olhar do Norte 2025

O curta-metragem Mucura, dirigido por Fabiano Barros, divulga nesta segunda-feira (25) cartaz oficial e trailer após ser selecionado para a 7ª ediçã

Integrantes de grupo de pesquisa da Unir produzem conteúdo para emissora de rádio da França

Integrantes de grupo de pesquisa da Unir produzem conteúdo para emissora de rádio da França

As vozes rondonienses foram ecoadas na França. Nas últimas duas terças-feiras (9 e 16 de setembro), os estudantes de Jornalismo da Universidade Fede

Gente de Opinião Sexta-feira, 19 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)