Quarta-feira, 1 de junho de 2011 - 06h07
A segunda etapa da itinerância do FestCineamazônia partiu nesta terça-feira (31) rumo ao Peru. A exemplo da Bolívia, quatro cidades peruanas (Puerto Maldonado, Puno, Cuzco e Ibéria) receberão as atividades do evento que já se tornou oporta-voz dos povos da Floresta Amazônica e rompeu fronteiras d’além-mar, levando nossa cultura e conhecendo outras culturas para constatar que nada é longe em se tratando dos anseios e sonhos da humanidade.
A expectativa é mais que positiva: “tal como aconteceu na Bolívia, onde a receptividade da comunidade foi inesquecível, estamos certos de que no Peru não será diferente, já que temos noticia de que a espera pelo festival é grande”, adianta Jurandir Costa.
Além da mostra de filmes e vídeos, sempre com temas reflexivos diante da relação entre o homem e a natureza, uma atração não menos reflexiva certamente vai despertar o lúdico entre a platéia: o show Silêncio Total – Um Palhaço Está Chegando. Trata-se do Palhaço Xuxu, personagem preferido do ator Luiz Carlos Vasconcelos, cuja experiência no teatro, televisão e cinema está mais do que consolidada. Quem viu o filme Carandiru, por exemplo, constatou o talento do artista que já atuou em vários seriados televisivos e filmes campeões de bilheteria.
Trata-se de uma itinerância especial diante do momento por que vivem os peruanos envolvidos pela escolha do seu novo presidente no próximo domingo. Keiko Fujimori ou Ollanta Humala? As pesquisas têm indicado uma ligeira vantagem para a filha do polêmico ex-presidente Alberto Fujimori. É nesse clima que o FestCine chega em terras peruanas. Um clima político muito quente, mas numa temperatura variando entre dez e abaixo de zero graus. A apreensão da equipe é grande, pelos dois fatores.
Tedo chegado á Brasiléia (AC) na madrugada desta quarta-feira (1/6), a equipe percorreu mais de 700 quilômetros de uma estrada cheia de problemas, acrescidos pela obra de elevação do trecho de Mutum, por conta da inundação de considerável parte da área em decorrência da construção da usina de Jirau. Na manhã desta quarta, o set “invade” o Peru, levando sonho, esperança e muita reflexão.
O FestCineamazônia Itinerante tem o patrocínio do BNDES, Governo Federal, Ministério da Cultura, Ministerio das Relações Exteriores, Secretaria do Audiovisual,através da Lei Rouanet, Governo de Rondônia, SECEL - Secretaria da Cultura Esporte e Lazer. O apoio cultural é do Iphan, Fórum dos Festivais, Instituto Nacional de Cultura do Peru, INC e Prefeitura de Porto Maldonado.
Fonte: Antônio Alves
Quinta-feira, 20 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)
O Pontão de Cultura Associação Cultural, Educação, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável Diversidade Amazônica (ACEMDA) iniciou, neste mês de

Curta rondoniense em LIBRAS estreia em Porto Velho com foco na inclusão da comunidade surda
Um curta-metragem totalmente comunicado em Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) com elenco formado majoritariamente por atores surdos. Essa é a prop

Happy Hour Cultural: projeto inovador promove o bem-estar no ambiente de trabalho na UNIR
O Campus Porto Velho da Universidade Federal de Rondônia (UNIR) recebeu, recentemente, o Happy Hour Cultural, evento idealizado para promover o bem-

Em um momento decisivo para a política cultural rondoniense, o Conselho Estadual de Política Cultural de Rondônia (CEPC-RO) elegeu, durante a 7ª Con
Quinta-feira, 20 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)