Porto Velho (RO) segunda-feira, 23 de setembro de 2019
×
Gente de Opinião

Cultura

Fest Cineamazônia 2010 terá cinema, vídeo e música


 
A etapa itinerante do Festival Latino Americano de Cinema e Vídeo Ambiental da Amazônia - Fest Cineamazônia® esteve em três localidades da Bolivia, levando a integração Latino-Americana atraves do cinema e vídeo ambiental. Em Santa Cruz de La Sierra o Festival fez parte das comemorações de 200 anos da cidade. Riberalta e Guayara-Merim também foram palco da mostra itinerante.

Em Guayará-Merim foi a terceira edição consecutiva da mostra itinerante. A projeção aconteceu no bairro 22 de Setembro, carente de realizações culturais. O evento teve o apoio da Secretaria de Cultura e contou com a presença do prefeito Alexander Maldonado e do secretário de cultura Juan Carlos.

A segunda exibição aconteceu na localidade de Tumichucua, que tem o nome de uma pequena ilha de um grande lago, região onde habitavam os Tacanas, indígenas da Amazônia Bolivia. A comunidade de Tumichucua, se encontra localizada a 25 kilómetro da cidade de Riberalta, Capital da provincia Vaca Diez, do Departamento de Beni, e é o centro principal da região Amazônica de Bolivia.

Em comemoração aos 200 anos da cidade de Santa Cruz de la Sierra, a municipalidade apoiou e recebeu o Fest Cineamazônia® Itinerante. A exibição aconteceu na periferia, no bairro Villa de Maio, numa parceria com a Igreja Católica, através da Paróquia Maria Assunta. A Igreja de São Francisco serviu de sala de projeção e recebeu um grande público.

Santa Cruz de la Sierra tem grande potencial turistico e econômico, estando em franco desenvolvimento. É de lá que sai o gasoduto Bolívia-Brasil com 3.150 quilômetros. Se destaca ainda com o polo estudantil com diversas faculdades públicas e privadas.

A mostra itinerante do Festicineamazônia® tem patrocíconio do Ministério da Cultura do Brasil, Secretaria do Audiovisual, Fundo Nacional de Cultura, Prefeitura de Porto Velho, Semed - Secretaria Municipal de Educação, Fundação Iaripuna, Iphan e Fórum dos Festivais.

Fonte: Solano

 

Mais Sobre Cultura

Festival Estudantil Rondoniense de Artes inicia fase estadual nesta quinta-feira

Festival Estudantil Rondoniense de Artes inicia fase estadual nesta quinta-feira

O Festival Estudantil Rondoniense de Artes (Fera) realizado pelo Governo de Rondônia inicia a fase final nesta quinta-feira (19) com a Cerimônia d

Palco Giratório é sucesso de público em Porto Velho

Palco Giratório é sucesso de público em Porto Velho

O Festival Palco Giratório é o maior intercâmbio das artes cênicas do país. Promovido pelo Sistema Fecomércio através do Serviço Social do Comércio-

Filme Caçambada Cutuba estréia nesta sexta-feira, 13

Filme Caçambada Cutuba estréia nesta sexta-feira, 13

O filme documentário Caçambada Cutuba estréia nesta sexta-feira, 13 de setembro, às 19h30, no Teatro Guaporé, em Porto Velho, com entrada gratuita.C

 Festas Às Nações acontece no Porto Velho shopping

Festas Às Nações acontece no Porto Velho shopping

O festival gastronômico internacional que está na sua 8ª edição reúne a culinária típica de diversas nacionalidades estrangeiras, com o propósito de i