Porto Velho (RO) quinta-feira, 27 de fevereiro de 2020
×
Gente de Opinião

Cultura

Fest Cineamazônia 2010 terá cinema, vídeo e música


 
A etapa itinerante do Festival Latino Americano de Cinema e Vídeo Ambiental da Amazônia - Fest Cineamazônia® esteve em três localidades da Bolivia, levando a integração Latino-Americana atraves do cinema e vídeo ambiental. Em Santa Cruz de La Sierra o Festival fez parte das comemorações de 200 anos da cidade. Riberalta e Guayara-Merim também foram palco da mostra itinerante.

Em Guayará-Merim foi a terceira edição consecutiva da mostra itinerante. A projeção aconteceu no bairro 22 de Setembro, carente de realizações culturais. O evento teve o apoio da Secretaria de Cultura e contou com a presença do prefeito Alexander Maldonado e do secretário de cultura Juan Carlos.

A segunda exibição aconteceu na localidade de Tumichucua, que tem o nome de uma pequena ilha de um grande lago, região onde habitavam os Tacanas, indígenas da Amazônia Bolivia. A comunidade de Tumichucua, se encontra localizada a 25 kilómetro da cidade de Riberalta, Capital da provincia Vaca Diez, do Departamento de Beni, e é o centro principal da região Amazônica de Bolivia.

Em comemoração aos 200 anos da cidade de Santa Cruz de la Sierra, a municipalidade apoiou e recebeu o Fest Cineamazônia® Itinerante. A exibição aconteceu na periferia, no bairro Villa de Maio, numa parceria com a Igreja Católica, através da Paróquia Maria Assunta. A Igreja de São Francisco serviu de sala de projeção e recebeu um grande público.

Santa Cruz de la Sierra tem grande potencial turistico e econômico, estando em franco desenvolvimento. É de lá que sai o gasoduto Bolívia-Brasil com 3.150 quilômetros. Se destaca ainda com o polo estudantil com diversas faculdades públicas e privadas.

A mostra itinerante do Festicineamazônia® tem patrocíconio do Ministério da Cultura do Brasil, Secretaria do Audiovisual, Fundo Nacional de Cultura, Prefeitura de Porto Velho, Semed - Secretaria Municipal de Educação, Fundação Iaripuna, Iphan e Fórum dos Festivais.

Fonte: Solano

 

Mais Sobre Cultura

Tudo pronto para o desfile da Banda do Vai Quem Quer

Tudo pronto para o desfile da Banda do Vai Quem Quer

A presidente do maior bloco de carnaval de rua da Região Norte do país, Siça Andrade, confirma que já está tudo pronto para a Banda invadir as ruas e

ExpoPorto 2020 inicia preparativos com a proposta de trazer novidades

ExpoPorto 2020 inicia preparativos com a proposta de trazer novidades

Com previsão de acontecer em agosto deste ano, a Exposição Agropecuária Festa Tecnológica de Porto Velho (ExpoPorto) promete trazer grandes novida

Mercado Cultural terá cinco eventos em três dias de folia

Mercado Cultural terá cinco eventos em três dias de folia

A prefeitura de Porto Velho, através da Fundação Cultural (FUNCULTURAL) preparou uma super programação de Carnaval que inclui atividades para crianças

Liga sai em defesa dos blocos carnavalescos de trio elétrico de Porto Velho

Liga sai em defesa dos blocos carnavalescos de trio elétrico de Porto Velho

O presidente da Liga dos Blocos Carnavalescos de Porto Velho Mavignier Ferro falou na manhã desta quarta-feira sobre a intenção de alguns ativistas cu