Quarta-feira, 17 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Cultura

Fest Cineamazônia 2010 terá cinema, vídeo e música


 
A etapa itinerante do Festival Latino Americano de Cinema e Vídeo Ambiental da Amazônia - Fest Cineamazônia® esteve em três localidades da Bolivia, levando a integração Latino-Americana atraves do cinema e vídeo ambiental. Em Santa Cruz de La Sierra o Festival fez parte das comemorações de 200 anos da cidade. Riberalta e Guayara-Merim também foram palco da mostra itinerante.

Em Guayará-Merim foi a terceira edição consecutiva da mostra itinerante. A projeção aconteceu no bairro 22 de Setembro, carente de realizações culturais. O evento teve o apoio da Secretaria de Cultura e contou com a presença do prefeito Alexander Maldonado e do secretário de cultura Juan Carlos.

A segunda exibição aconteceu na localidade de Tumichucua, que tem o nome de uma pequena ilha de um grande lago, região onde habitavam os Tacanas, indígenas da Amazônia Bolivia. A comunidade de Tumichucua, se encontra localizada a 25 kilómetro da cidade de Riberalta, Capital da provincia Vaca Diez, do Departamento de Beni, e é o centro principal da região Amazônica de Bolivia.

Em comemoração aos 200 anos da cidade de Santa Cruz de la Sierra, a municipalidade apoiou e recebeu o Fest Cineamazônia® Itinerante. A exibição aconteceu na periferia, no bairro Villa de Maio, numa parceria com a Igreja Católica, através da Paróquia Maria Assunta. A Igreja de São Francisco serviu de sala de projeção e recebeu um grande público.

Santa Cruz de la Sierra tem grande potencial turistico e econômico, estando em franco desenvolvimento. É de lá que sai o gasoduto Bolívia-Brasil com 3.150 quilômetros. Se destaca ainda com o polo estudantil com diversas faculdades públicas e privadas.

A mostra itinerante do Festicineamazônia® tem patrocíconio do Ministério da Cultura do Brasil, Secretaria do Audiovisual, Fundo Nacional de Cultura, Prefeitura de Porto Velho, Semed - Secretaria Municipal de Educação, Fundação Iaripuna, Iphan e Fórum dos Festivais.

Fonte: Solano

 

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 17 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Documentário “Saberes Nambiquaras” é exibido em Vilhena e Pimenteiras do Oeste

Documentário “Saberes Nambiquaras” é exibido em Vilhena e Pimenteiras do Oeste

O curta-metragem documental “Saberes Nambiquaras: Tradição Cultural na Produção da Chicha e Beiju” foi exibido gratuitamente em escolas de Vilhena (

Pontão de Cultura Raízes Amazônicas promove oficina gratuita de artesanato com fibras vegetais em Vilhena

Pontão de Cultura Raízes Amazônicas promove oficina gratuita de artesanato com fibras vegetais em Vilhena

O Pontão de Cultura Raízes Amazônicas: Celebrando a Diversidade Cultural, coordenado pela Associação Cultural, Educação, Meio Ambiente e Desenvolvim

Cantata de Natal reúne alunos e comunidade na Biblioteca Francisco Meirelles

Cantata de Natal reúne alunos e comunidade na Biblioteca Francisco Meirelles

Aos 16 anos, Rafaela Oliveira carrega no violino muito mais que notas musicais. Aluna do CMACE Jorge Andrade há dois anos, ela encontrou na música um

AJEB RO presente no lançamento da Coletânea Vozes Libertas em Minas Gerais

AJEB RO presente no lançamento da Coletânea Vozes Libertas em Minas Gerais

A força da palavra feminina ganhou destaque no recente lançamento da Coletânea Vozes Libertas – As mulheres falam e o mundo escuta, obra coordenada

Gente de Opinião Quarta-feira, 17 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)