Segunda-feira, 15 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Cultura

FERROVIÁRIOS ELEGEM NOVA EXECUTIVA SOB PROMESSA GOVERNAMENTAL BOTAR O TREM PRA ANDAR


FERROVIÁRIOS ELEGEM NOVA EXECUTIVA SOB PROMESSA GOVERNAMENTAL BOTAR O TREM PRA ANDAR - Gente de Opinião

Porto Velho, RONDÔNIA - Ainda sem local adequado para se instalar e funcionar como em décadas atrás, a nova diretoria da Associação dos Ferroviários da Estrada de Ferro Madeira Mamoré (ASFEMAM) foi empossada, na manhã da quarta-feira 27. O evento teve lugar num ambiente seleto do Teatro Banzeiros.

Sem a presença de representantes do Ministério Público Estadual e Federal (MPE-MPF), instituições envolvidas diretamente no processo de revitalização da Ferrovia, prestigiaram o acontecimento o presidente da Funcultural, museólogo Antônio Ocampo Fernandes, enviados da Federação do Comércio e do IPHAN. Notou-se a ausência de agentes culturais e de defesa do patrimônio do Estado e da União.

Em seu discurso, depois de empossado à presidência da ASFEMAM, José Bispo de Morais em traje característico à função na frente de trabalho e na Administração da Ferrovia, defendeu a manutenção das linhas originais do Complexo Ferroviário, a recondução da ASFEMAM ao antigo prédio, bem como ‘antes de morrer a volta dos trens sob os trilhos até Guajará-Mirim’.

Na fala do Vice-Pesidente George Telles (O Carioca), o público foi informado sobre o porquê do processo histórico de reconstrução da Ferrovia em seu trajeto original não teria avançado por sucessivas gestões. Ele sublinhou a importância dada ao projeto de revitalizar ferrovias de todo o País, já agora, pelo presidente Jair Bolsonaro.

De soslaio, o presidente da Fundação Cultural do Município, museólogo e pesquisador Ocampo Fernandes, surpreendeu o público ao deixar uma marca histórica ao imaginário do quadro social da ASFEMAM. Além de esclarecer o episódio da quase ‘expulsão’ da entidade do antigo prédio, Ocampo fez sua ‘Mea Culpa’ ao confessar ser possuidor de um bem raro do acervo’. Ele garantiu, contudo, ‘irei devolvê-lo para o bem do patrimônio e da cultura ferroviária’.

Com nomes e parte das funções renovadas, a nova Diretoria Executiva da Associação dos Ferroviários, segundo as metas anunciadas previstas para o próximo biênio, ‘já na semana que vem enviará um diretor a Brasília para tratar sobre o Plano Nacional de Revitalização de Ferrovias’.

Por sua conta e risco, Ocampo Fernandes reiterou que a existência de R$ 30 milhões saídos das compensações oriundos do compromisso do Consórcio Santo Antônio Energia (CSA-E) para com investimentos na Ferrovia. Porém, declinou de informar valores, na contrapartida, pelo Município durante os próximos 50 anos.

Com história materializada por longos 70 anos, fruto do amor e abnegação dedicados à luta pela conservação e preservação do Complexo Ferroviário e instalações sob os trilhos de Porto Velho e da Vila do Abunã à Guajará-Mirim, José Bispo, 86 anos, ao empossar os novos dirigentes da entidade, foi confortado pelo presidente da Funcultural sob a promessa de o ‘prefeito vai botar o trem pra andar’, completou Ocampo Fernandes. 

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 15 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Cantata de Natal reúne alunos e comunidade na Biblioteca Francisco Meirelles

Cantata de Natal reúne alunos e comunidade na Biblioteca Francisco Meirelles

Aos 16 anos, Rafaela Oliveira carrega no violino muito mais que notas musicais. Aluna do CMACE Jorge Andrade há dois anos, ela encontrou na música um

AJEB RO presente no lançamento da Coletânea Vozes Libertas em Minas Gerais

AJEB RO presente no lançamento da Coletânea Vozes Libertas em Minas Gerais

A força da palavra feminina ganhou destaque no recente lançamento da Coletânea Vozes Libertas – As mulheres falam e o mundo escuta, obra coordenada

Documentário “Con(cs)erto de Ferro e Flor” conclui filmagens e será lançado em dezembro em Ji-Paraná

Documentário “Con(cs)erto de Ferro e Flor” conclui filmagens e será lançado em dezembro em Ji-Paraná

O documentário “Con(cs)erto de Ferro e Flor”, dirigido por Rafaela Oliveira e produzido pela Conexão Norte em parceria com a Cia de Artes Clandestin

ACEMDA capacita crianças e adolescentes com oficinas culturais em Vilhena

ACEMDA capacita crianças e adolescentes com oficinas culturais em Vilhena

A Associação Cultural, Educação, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável Diversidade Amazônica (ACEMDA) promoveu, entre novembro e dezembro, o p

Gente de Opinião Segunda-feira, 15 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)