Porto Velho (RO) segunda-feira, 20 de maio de 2019
×
Gente de Opinião

Cultura

FERROVIÁRIOS ELEGEM NOVA EXECUTIVA SOB PROMESSA GOVERNAMENTAL BOTAR O TREM PRA ANDAR


FERROVIÁRIOS ELEGEM NOVA EXECUTIVA SOB PROMESSA GOVERNAMENTAL BOTAR O TREM PRA ANDAR - Gente de Opinião

Porto Velho, RONDÔNIA - Ainda sem local adequado para se instalar e funcionar como em décadas atrás, a nova diretoria da Associação dos Ferroviários da Estrada de Ferro Madeira Mamoré (ASFEMAM) foi empossada, na manhã da quarta-feira 27. O evento teve lugar num ambiente seleto do Teatro Banzeiros.

Sem a presença de representantes do Ministério Público Estadual e Federal (MPE-MPF), instituições envolvidas diretamente no processo de revitalização da Ferrovia, prestigiaram o acontecimento o presidente da Funcultural, museólogo Antônio Ocampo Fernandes, enviados da Federação do Comércio e do IPHAN. Notou-se a ausência de agentes culturais e de defesa do patrimônio do Estado e da União.

Em seu discurso, depois de empossado à presidência da ASFEMAM, José Bispo de Morais em traje característico à função na frente de trabalho e na Administração da Ferrovia, defendeu a manutenção das linhas originais do Complexo Ferroviário, a recondução da ASFEMAM ao antigo prédio, bem como ‘antes de morrer a volta dos trens sob os trilhos até Guajará-Mirim’.

Na fala do Vice-Pesidente George Telles (O Carioca), o público foi informado sobre o porquê do processo histórico de reconstrução da Ferrovia em seu trajeto original não teria avançado por sucessivas gestões. Ele sublinhou a importância dada ao projeto de revitalizar ferrovias de todo o País, já agora, pelo presidente Jair Bolsonaro.

De soslaio, o presidente da Fundação Cultural do Município, museólogo e pesquisador Ocampo Fernandes, surpreendeu o público ao deixar uma marca histórica ao imaginário do quadro social da ASFEMAM. Além de esclarecer o episódio da quase ‘expulsão’ da entidade do antigo prédio, Ocampo fez sua ‘Mea Culpa’ ao confessar ser possuidor de um bem raro do acervo’. Ele garantiu, contudo, ‘irei devolvê-lo para o bem do patrimônio e da cultura ferroviária’.

Com nomes e parte das funções renovadas, a nova Diretoria Executiva da Associação dos Ferroviários, segundo as metas anunciadas previstas para o próximo biênio, ‘já na semana que vem enviará um diretor a Brasília para tratar sobre o Plano Nacional de Revitalização de Ferrovias’.

Por sua conta e risco, Ocampo Fernandes reiterou que a existência de R$ 30 milhões saídos das compensações oriundos do compromisso do Consórcio Santo Antônio Energia (CSA-E) para com investimentos na Ferrovia. Porém, declinou de informar valores, na contrapartida, pelo Município durante os próximos 50 anos.

Com história materializada por longos 70 anos, fruto do amor e abnegação dedicados à luta pela conservação e preservação do Complexo Ferroviário e instalações sob os trilhos de Porto Velho e da Vila do Abunã à Guajará-Mirim, José Bispo, 86 anos, ao empossar os novos dirigentes da entidade, foi confortado pelo presidente da Funcultural sob a promessa de o ‘prefeito vai botar o trem pra andar’, completou Ocampo Fernandes. 

Mais Sobre Cultura

Cia de Artes Evolução participa do aniversário de Humaitá

Cia de Artes Evolução participa do aniversário de Humaitá

Nesta semana a Cia de Artes Evolução apresentou-se em Humaitá, no estado do Amazonas. O espetáculo infantil “Festa dos Meus Sonhos” foi uma das atra

Equipes do Colégio Sapiens homenageiam povos indígenas na 11ª Olimpíada de História

Equipes do Colégio Sapiens homenageiam povos indígenas na 11ª Olimpíada de História

12 estudantes do Colégio Sapiens, em Porto Velho, formam quatro equipes participantes da 11ª Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB), que em

Artista plástica Maria Antônia lança o livro infantil “Aruaçu, o Sapo Cantador”

Artista plástica Maria Antônia lança o livro infantil “Aruaçu, o Sapo Cantador”

Será lançado na livraria Leitura, no Shopping Porto Velho, na sexta-feira, dia 17, às 18h30, o livro infantil “Aruaçu, O Sapo Cantador”, de autoria

Asfaltão terá final de semana de muita festa

Asfaltão terá final de semana de muita festa

FEIJOADA DA MAMÃEA feijoada em homenagem às mamães, acontecerá neste sábado dia 10 de maio, a partir das 12hs, na Tenda do Tigre, localizada na rua Ja