Porto Velho (RO) segunda-feira, 25 de março de 2019
×
Gente de Opinião

Cultura

Ferros Versus Natureza na Ivan Marrocos


  

São mais de quarenta fotografias retratando o acervo da Madeira Mamoré

O mineiro Michael Lewin apresenta nesta quarta feira (17), na Casa da Cultura Ivan Marrocos, com o apoio do governo estadual e da empresa Santo Antônio Energia, a exposição de fotografias "Ferro Versus Natureza", com mais de 40 fotos sobre o acervo da Estrada de Ferro Madeira Mamoré.

Michael Lewin conheceu, antes da fotografia, o equipamento que a materializava. Ferros Versus Natureza na Ivan Marrocos - Gente de Opinião

Imagina no início dos anos 60, na mais tenra adolescência, ser presenteado pelo pai, de uma só vez com os ícones fotográficos da época: Rolleiflex, Contax e Contaflex (o crème de la crème da tradicional indústria alemã!) No mínimo tratou-se de um grande compromisso! Era sempre uma emoção na hora de buscar as fotos reveladas e ampliadas nas lojas da Rua Conselheiro Crispiniano, reduto comercial da fotografia em SP.

Nos anos 70 houve a aquisição de uma Leicaflex com conjunto de lentes. Foi uma glória. Outro peso pesado à incursão de Lewin no aprendizado de tirar fotografias.

Nos anos 80 Lewin integra o departamento de Fotografia da TV Cultura de SP. Ali, aprende, que no escuro é que se pode trazer muitas coisas à Luz ; aprende noções fundamentais de laboratório.

Um grande divisor de águas na trajetória do ofício fotográfico de Lewin, nos anos 80, foi o contato com Eduardo Castanho e Boris Kossoy. Com eles adquiriu a conscientização da fotografia como manifestação resultante de nossas Imagens do Inconsciente, onde distintas imagens fotográficas podem exprimir uma sensação coletiva de categoria homogênea.

Desde então Lewin tem fotografado diversos temas, sempre com cunho de realidade formal subjetiva, eximindo de suas imagens o caráter documental.

Para Lewin, o instante fotográfico agracia o fotógrafo com o premio da imagem! O fotógrafo depende do instante, instante este que já pode estar em seu inconsciente muito antes de haver chuva prá chover, ou mesmo do próprio verbo haver...

Após integrar a seu serviço uma Rollei SL66E e Uma Alpa Reflex 11e, ambas com conjunto completo de lentes, Lewin fotografa também, indistintamente, em digital. A mitificação de equipamentos ou formatos é saudável aos neurônios, mas em se tratando de fotografar, o importante é materializar imagens, seja qual for o formato, equipamento ou a marca!

Quanto à mobilidade geográfica para fotografar, Lewin já percorreu locais remotos da Amazônia, Piauí, Minas Gerais, alguns países no exterior, mas assegura que muitas vezes imagens remotíssimas poderão estar ao lado, bem no canto onde estivermos; atemporais, sem espaço e geografia definidos!

Lewin já expôs nos mais diversos centros musicológicos do país, entre os quais, MASP Museu de Arte de SP, MNBA Museu Nacional de Belas Artes do RJ, MIS Museu da Imagem e Som de SP, Memorial JK Brasília, FUNARTE Fundação Nacional de Arte em Brasília, Fundação Joaquim Nabuco no Recife.

Suas fotos ilustraram calendários anuais de arte das empresas Sony, Paranapanema de Mineração, Politron e UDDO.


Exposição Ferro Versus Natureza
Local: Casa da Cultura Ivan Marrocos
Quando: 17 de abril
Horário: 20 horas


Fonte: Zekatraca

Mais Sobre Cultura

Sicoob Credisul lança concurso de fotografia Somos Todos Guaporé

Sicoob Credisul lança concurso de fotografia Somos Todos Guaporé

A Sicoob Credisul lançou na noite de quarta-feira, 20/03, o concurso de fotografia Somos Todos Guaporé, do Rio Guaporé. O lançamento aconteceu duran

ASFALTÃO PLANEJA AÇÕES ATÉ O CARNAVAL 2019

ASFALTÃO PLANEJA AÇÕES ATÉ O CARNAVAL 2019

Com bastante antecedência e foco no cumprimento de sua missão, a Escola de Samba Asfaltão realizou no ultimo dia 16 de março, seu Planejamento Estraté

Espetáculo ÌFÉ estreia neste sábado inspirado em figura religiosa histórica de Porto Velho

Espetáculo ÌFÉ estreia neste sábado inspirado em figura religiosa histórica de Porto Velho

O espetáculo ÍFÈ, da Companhia Beradera de Teatro, estreia neste sábado (23), às 20h, em Porto Velho e tem como inspiração a história de importante fi

Nossos agradecimentos em sol maior para todos e todas que fizeram o Canta Mulher 2019

Nossos agradecimentos em sol maior para todos e todas que fizeram o Canta Mulher 2019

Sonhos de MarçoPorto de sons e sonhos...Em marçouma paisagem sonorade cantos...um cenário a partecenas se repartem ese juntam em melodiasdiferentesDe