Quinta-feira, 16 de dezembro de 2010 - 16h19
Foi criado, por portaria do Ministério da Educação, o Fórum Nacional de Educação (FNE), que passa a ser responsável por uma série de ações, entre elas convocar, planejar e coordenar as conferências nacionais de educação, previstas no novo PNE.
O FNE será integrado por representantes do MEC e de entidades de educação, estudantes e trabalhadores, movimentos sociais, comunidade científica, organizações sindicais e empresariais.
A portaria nº. 1.407/2010, que institui o Fórum, foi publicada no Diário Oficial da União desta quarta, e prevê que o FNE faça duas reuniões ordinárias por ano. Receberá suporte técnico e administrativo do ministério, mas seus membros não serão remunerados.
“O Fórum Nacional de Educação é uma das mais importantes reivindicações da educação de todo o Brasil. Sua institucionalização permitirá o diálogo permanente entre os setores da sociedade ligados à educação e o governo”, disse a Senadora Fátima.
NILO PEÇANHA
A senadora Fátima Cleide foi agraciada com a medalha Nilo Peçanha, por seu esforço em prol do desenvolvimento da educação científico-tecnológica no Brasil.
O evento aconteceu na tarde de quarta (15) no auditório do Ministério da Educação e contou com a presença do Ministro Fernando Haddad e reitores dos Institutos Federais de Educação Tecnológica, que completam 100 anos de existência.
A Rede Federal de Educação Tecnológica, praticamente triplicou o número de matrículas, passando de 140 mil em 2003 para os atuais 348 mil. Neste mesmo período o número de escolas saltou de 140 para 354.
Para a senadora “foi preciso mudar a lei para permitir a expansão da educação profissional e tecnológica. Hoje, temos a perspectiva de que a rede de educação profissional e tecnológica se estenda ainda mais no governo Dilma, garantindo a profissionalização de milhares de jovens brasileiros.”
Fonte: Raimundo Nonato
Terça-feira, 18 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Oficina de Distribuição de curtas-metragens será oferecida gratuitamente em Porto Velho
Estão abertas as inscrições para a oficina “Distribuição Independente: como fazer curtas-metragens circularem por festivais de cinema”, com o realiz

Minidocumentário sobre pioneira de Pimenteiras do Oeste é exibido para estudantes de Vilhena
O minidocumentário “Raízes de Pimenteiras: A Jornada de Alice Paes Serrath”, que resgata a trajetória de uma das pioneiras de Pimenteiras do Oeste (

Flor do Campo e Malhadinho encantam público em Guajará-Mirim, durante Festival Duelo na Fronteira
O Bumbódromo Márcio Paz Manacho viveu no domingo (16), um dia marcante para a cultura de Guajará-Mirim, com as apresentações dos bois-bumbás Flor do C

“Ela Mora Logo Ali” representa Rondônia em eventos de destaque na Amazônia e na COP30
O premiado curta-metragem “Ela Mora Logo Ali”, dirigido por Fabiano Barros e Rafael Rogante, segue conquistando espaços importantes no cenário audi
Terça-feira, 18 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)