Quinta-feira, 16 de dezembro de 2010 - 16h19
Foi criado, por portaria do Ministério da Educação, o Fórum Nacional de Educação (FNE), que passa a ser responsável por uma série de ações, entre elas convocar, planejar e coordenar as conferências nacionais de educação, previstas no novo PNE.
O FNE será integrado por representantes do MEC e de entidades de educação, estudantes e trabalhadores, movimentos sociais, comunidade científica, organizações sindicais e empresariais.
A portaria nº. 1.407/2010, que institui o Fórum, foi publicada no Diário Oficial da União desta quarta, e prevê que o FNE faça duas reuniões ordinárias por ano. Receberá suporte técnico e administrativo do ministério, mas seus membros não serão remunerados.
“O Fórum Nacional de Educação é uma das mais importantes reivindicações da educação de todo o Brasil. Sua institucionalização permitirá o diálogo permanente entre os setores da sociedade ligados à educação e o governo”, disse a Senadora Fátima.
NILO PEÇANHA
A senadora Fátima Cleide foi agraciada com a medalha Nilo Peçanha, por seu esforço em prol do desenvolvimento da educação científico-tecnológica no Brasil.
O evento aconteceu na tarde de quarta (15) no auditório do Ministério da Educação e contou com a presença do Ministro Fernando Haddad e reitores dos Institutos Federais de Educação Tecnológica, que completam 100 anos de existência.
A Rede Federal de Educação Tecnológica, praticamente triplicou o número de matrículas, passando de 140 mil em 2003 para os atuais 348 mil. Neste mesmo período o número de escolas saltou de 140 para 354.
Para a senadora “foi preciso mudar a lei para permitir a expansão da educação profissional e tecnológica. Hoje, temos a perspectiva de que a rede de educação profissional e tecnológica se estenda ainda mais no governo Dilma, garantindo a profissionalização de milhares de jovens brasileiros.”
Fonte: Raimundo Nonato
Domingo, 4 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)
O Pontão de Cultura Raízes Amazônicas: Celebrando a Diversidade Cultural, coordenado pela Associação Cultural, Educação, Meio Ambiente e Desenvolvim

O curta-metragem documental “Vozes do Divino: Tradição e Cultura na Comunidade Quilombola de Santa Cruz” foi exibido no dia 29 de outubro para aluno

Quando o clima muda, o rio Madeira fala através do cinema
Se o mundo está à beira do colapso climático, o curta-metragem CL[y]MATICS, do Coletivo Madeirista de Rondônia, preferiu falar uma linguagem que qua

O documentário “Con(cs)erto de Ferro e Flor”, dirigido e roteirizado por Rafaela Oliveira, será lançado no próximo dia 29 de dezembro, às 19h30, na
Domingo, 4 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)