Sábado, 20 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Cultura

Fátima anuncia a criação do Fórum Nacional de Educação


Foi criado, por portaria do Ministério da Educação, o Fórum Nacional de Educação (FNE), que passa a ser responsável por uma série de ações, entre elas convocar, planejar e coordenar as conferências nacionais de educação, previstas no novo PNE.

O FNE será integrado por representantes do MEC e de entidades de educação, estudantes e trabalhadores, movimentos sociais, comunidade científica, organizações sindicais e empresariais.

A portaria nº. 1.407/2010, que institui o Fórum, foi publicada no Diário Oficial da União desta quarta, e prevê que o FNE faça duas reuniões ordinárias por ano. Receberá suporte técnico e administrativo do ministério, mas seus membros não serão remunerados.

“O Fórum Nacional de Educação é uma das mais importantes reivindicações da educação de todo o Brasil. Sua institucionalização permitirá o diálogo permanente entre os setores da sociedade ligados à educação e o governo”, disse a Senadora Fátima.

NILO PEÇANHA

A senadora Fátima Cleide foi agraciada com a medalha Nilo Peçanha, por seu esforço em prol do desenvolvimento da educação científico-tecnológica no Brasil.

O evento aconteceu na tarde de quarta (15) no auditório do Ministério da Educação e contou com a presença do Ministro Fernando Haddad e reitores dos Institutos Federais de Educação Tecnológica, que completam 100 anos de existência.

A Rede Federal de Educação Tecnológica, praticamente triplicou o número de matrículas, passando de 140 mil em 2003 para os atuais 348 mil. Neste mesmo período o número de escolas saltou de 140 para 354.

Para a senadora “foi preciso mudar a lei para permitir a expansão da educação profissional e tecnológica. Hoje, temos a perspectiva de que a rede de educação profissional e tecnológica se estenda ainda mais no governo Dilma, garantindo a profissionalização de milhares de jovens brasileiros.”
 
Fonte: Raimundo Nonato
 

Gente de OpiniãoSábado, 20 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Documentário “Saberes Nambiquaras” é exibido em Vilhena e Pimenteiras do Oeste

Documentário “Saberes Nambiquaras” é exibido em Vilhena e Pimenteiras do Oeste

O curta-metragem documental “Saberes Nambiquaras: Tradição Cultural na Produção da Chicha e Beiju” foi exibido gratuitamente em escolas de Vilhena (

Pontão de Cultura Raízes Amazônicas promove oficina gratuita de artesanato com fibras vegetais em Vilhena

Pontão de Cultura Raízes Amazônicas promove oficina gratuita de artesanato com fibras vegetais em Vilhena

O Pontão de Cultura Raízes Amazônicas: Celebrando a Diversidade Cultural, coordenado pela Associação Cultural, Educação, Meio Ambiente e Desenvolvim

Cantata de Natal reúne alunos e comunidade na Biblioteca Francisco Meirelles

Cantata de Natal reúne alunos e comunidade na Biblioteca Francisco Meirelles

Aos 16 anos, Rafaela Oliveira carrega no violino muito mais que notas musicais. Aluna do CMACE Jorge Andrade há dois anos, ela encontrou na música um

AJEB RO presente no lançamento da Coletânea Vozes Libertas em Minas Gerais

AJEB RO presente no lançamento da Coletânea Vozes Libertas em Minas Gerais

A força da palavra feminina ganhou destaque no recente lançamento da Coletânea Vozes Libertas – As mulheres falam e o mundo escuta, obra coordenada

Gente de Opinião Sábado, 20 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)