Porto Velho (RO) segunda-feira, 24 de fevereiro de 2020
×
Gente de Opinião

Cultura

Fátima anuncia a criação do Fórum Nacional de Educação


Foi criado, por portaria do Ministério da Educação, o Fórum Nacional de Educação (FNE), que passa a ser responsável por uma série de ações, entre elas convocar, planejar e coordenar as conferências nacionais de educação, previstas no novo PNE.

O FNE será integrado por representantes do MEC e de entidades de educação, estudantes e trabalhadores, movimentos sociais, comunidade científica, organizações sindicais e empresariais.

A portaria nº. 1.407/2010, que institui o Fórum, foi publicada no Diário Oficial da União desta quarta, e prevê que o FNE faça duas reuniões ordinárias por ano. Receberá suporte técnico e administrativo do ministério, mas seus membros não serão remunerados.

“O Fórum Nacional de Educação é uma das mais importantes reivindicações da educação de todo o Brasil. Sua institucionalização permitirá o diálogo permanente entre os setores da sociedade ligados à educação e o governo”, disse a Senadora Fátima.

NILO PEÇANHA

A senadora Fátima Cleide foi agraciada com a medalha Nilo Peçanha, por seu esforço em prol do desenvolvimento da educação científico-tecnológica no Brasil.

O evento aconteceu na tarde de quarta (15) no auditório do Ministério da Educação e contou com a presença do Ministro Fernando Haddad e reitores dos Institutos Federais de Educação Tecnológica, que completam 100 anos de existência.

A Rede Federal de Educação Tecnológica, praticamente triplicou o número de matrículas, passando de 140 mil em 2003 para os atuais 348 mil. Neste mesmo período o número de escolas saltou de 140 para 354.

Para a senadora “foi preciso mudar a lei para permitir a expansão da educação profissional e tecnológica. Hoje, temos a perspectiva de que a rede de educação profissional e tecnológica se estenda ainda mais no governo Dilma, garantindo a profissionalização de milhares de jovens brasileiros.”
 
Fonte: Raimundo Nonato
 

Mais Sobre Cultura

Tudo pronto para o desfile da Banda do Vai Quem Quer

Tudo pronto para o desfile da Banda do Vai Quem Quer

A presidente do maior bloco de carnaval de rua da Região Norte do país, Siça Andrade, confirma que já está tudo pronto para a Banda invadir as ruas e

ExpoPorto 2020 inicia preparativos com a proposta de trazer novidades

ExpoPorto 2020 inicia preparativos com a proposta de trazer novidades

Com previsão de acontecer em agosto deste ano, a Exposição Agropecuária Festa Tecnológica de Porto Velho (ExpoPorto) promete trazer grandes novida

Mercado Cultural terá cinco eventos em três dias de folia

Mercado Cultural terá cinco eventos em três dias de folia

A prefeitura de Porto Velho, através da Fundação Cultural (FUNCULTURAL) preparou uma super programação de Carnaval que inclui atividades para crianças

Liga sai em defesa dos blocos carnavalescos de trio elétrico de Porto Velho

Liga sai em defesa dos blocos carnavalescos de trio elétrico de Porto Velho

O presidente da Liga dos Blocos Carnavalescos de Porto Velho Mavignier Ferro falou na manhã desta quarta-feira sobre a intenção de alguns ativistas cu