Quinta-feira, 18 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Cultura

Faculdades de Medicina no interior do Amazonas


 

 

Tayanna Martins
A Crítica.com

O ministro Alexandre Padilha acompanha grupo de mulheres indígenas da etnia tikuna, em Manaus, durante abertura da campanha (Antônio Menezes)

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, anunciou no último sábado (30) em Manaus, durante a abertura do “Dia D” de Mobilização contra a gripe, que o governo federal está elaborando um plano para montar faculdades de formação de médicos em municípios do interior dos Estados brasileiros.

O Estado do Amazonas faz parte dessa iniciativa do governo federal.

Padilha também anunciou a implantação de um programa especial de residência médica para amenizar o problema de falta de especialistas nos locais.

Segundo o ministro, o Amazonas tem uma média de 1,5 médicos para cada mil habitantes, uma situação preocupante que é enfrentada por grande parte do País.

De acordo com o ministro, o mais grave no Amazonas é que grande parte dos especialistas se concentra somente na capital.
 

Reunião

“Me reuni com o ministro da Educação, Fernando Haddad, na última semana para iniciarmos a definição do plano, que deve ser posto em prática ainda neste ano”, afirmou.

Padilha apontou ainda que a medida é para resolver o problema da carência em pelo menos 15 anos.

Na ocasião, o governador do Amazonas, Omar Aziz, destacou que incentivar a formação de novos médicos e o deslocamento de profissionais de outros países é uma prioridade do governo.

“Vamos ter que buscar profissionais na Colômbia, Venezuela, onde for preciso para suprir essa demanda até que nossos médicos se formem, é um processo demorado”, disse.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 18 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Rouanet sob convite: a cultura precisa mais que aprovações

Rouanet sob convite: a cultura precisa mais que aprovações

Nesta semana, a Comissão Nacional de Incentivo à Cultura (CNIC) aprovou 173 projetos culturais via Lei Rouanet, autorizando a captação de R$ 364,9 mi

‘Mucura’ divulga cartaz e trailer após seleção para Festival Olhar do Norte 2025

‘Mucura’ divulga cartaz e trailer após seleção para Festival Olhar do Norte 2025

O curta-metragem Mucura, dirigido por Fabiano Barros, divulga nesta segunda-feira (25) cartaz oficial e trailer após ser selecionado para a 7ª ediçã

Integrantes de grupo de pesquisa da Unir produzem conteúdo para emissora de rádio da França

Integrantes de grupo de pesquisa da Unir produzem conteúdo para emissora de rádio da França

As vozes rondonienses foram ecoadas na França. Nas últimas duas terças-feiras (9 e 16 de setembro), os estudantes de Jornalismo da Universidade Fede

Tarot Egípcio, simbolismos, significados astrológicos e autoconhecimento

Tarot Egípcio, simbolismos, significados astrológicos e autoconhecimento

O Tarot é um dos sistemas simbólicos mais complexos e enigmáticos do Ocidente esotérico, reunindo elementos de misticismo, filosofia, psicologia e p

Gente de Opinião Quinta-feira, 18 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)