Terça-feira, 22 de junho de 2010 - 15h41
![]() |
![]() |
A professora Edna Nóbrega, coordenadora do Curso de Letras, e a professora da disciplina de Sociolingüística, Iza Reis Gomes, representaram a Faculdade Metropolitana no 1º Simpósio Rondoniense de Semântica, realizado quinta-feira, 17, no Centro de Treinamento São José, em Guajará-Mirim.
Promovido pela Fundação Universidade Federal de Rondônia – Campus de Guajará-Mirim, o evento teve como tema central “Semântica de Contextos e Cenários: o mundo na ponta da língua”, e contou com a participação de cerca de 300 profissionais e acadêmicos da área de Linguagem e Educação.
As professoras Édna Nóbrega e Iza Reis Gomes apresentaram o trabalho “A Linguagem no Processo da Comunicação e uma Experiência Sociolingüística no Curso de Letras da Faculdade Metropolitana”.
Durante o evento, como parte da programação cultural, o Prof. Dr. Celso Ferrarezi Junior lançou a obra “Introdução à Semântica de Contextos e Cenários: de la langue à la vie”,vendendo e autografando o livro.
Coordenadores
O I Simpósio Rondoniense de Semântica contou com a presença de representantes de diversos municípios do Estado de Rondônia e do Estado do Acre. Estiveram sob a Coordenação Geral do Grupo de Estudos Semânticos do Brasileiro, Dr. Celso Ferrarezi Junior. A Comissão Organizadora foi composta por: Dra. Maria Cristina Victorino de França; Profa. Ms. Auxiliadora dos Santos Pinto; Profa. Ms. Maria de Fátima Castro de Oliveira Molina; Prof. Ms. J acinto Pedro Pinto Leão; Profa. Fabíola Ferreira Ocampo. A Comissão Divulgadora ficou assim composta: Acadêmicos: Adriana Chávez Cuellar; Gabriela Sales Bentes; Celielson de Aguiar Brito; Maria Grima da Silva Soares; Simone Paixão dos Santos; Fabíola Braga Dantas; Daniele Nascimento Palachai; Driele Rodrigues Parada; Edna Maria de Albuquerque Nóbrega; Ligiane Almeida Feitosa; Matusalém de Lima do Nascimento. A Comissão Científica foi composta por: Dra. Maria Cristina Victorino de França; Profa. Ms. Auxiliadora dos Santos Pinto; Prof. Ms. Jacinto Pedro Pinto Leão; Profa. Ms. Maria de Fátima Castro de Oliveira Molina; Fabíola Ferreira Ocampo. E a editoração eletrônica ficou por conta de: Silvane Fandinho Campos e Lilian Mara Sodino Silva.
Fonte: Sergio Mello
Segunda-feira, 9 de março de 2026 | Porto Velho (RO)
Escola de Samba Rádio Farol realiza primeiro ensaio para desfile de abril
A Escola de Samba Rádio Farol realizou seu primeiro ensaio preparatório para o desfile que acontecerá no mês de abril. O encontro reuniu integrantes

UNIR abre inscrições para artistas participarem da V Mostra de Encenações do DArtes
Artistas, grupos e coletivos culturais de Rondônia já podem se inscrever para participar da V Mostra de Encenações do Departamento de Artes da Unive

Projeto OrÔ coloca a literatura negra no centro do debate cultural
Trazendo a cultura negra e periférica como pauta central, o Projeto OrÔ realizará diversas atividades com o objetivo de conscientizar, questionar e

O Pontão de Cultura Associação Cultural, Educação, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável Diversidade Amazônica (ACEMDA) promoveu, durante a 2ª
Segunda-feira, 9 de março de 2026 | Porto Velho (RO)