Sábado, 22 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Cultura

Faculdade Metropolitana participa do 1º Simpósio Rondoniense de Semântica


Faculdade Metropolitana participa do 1º Simpósio Rondoniense de Semântica - Gente de Opinião Faculdade Metropolitana participa do 1º Simpósio Rondoniense de Semântica - Gente de Opinião

 

A professora Edna Nóbrega, coordenadora do Curso de Letras, e a professora da disciplina de Sociolingüística, Iza Reis Gomes, representaram a Faculdade Metropolitana no 1º Simpósio Rondoniense de Semântica, realizado quinta-feira, 17, no Centro de Treinamento São José, em Guajará-Mirim.

Promovido pela Fundação Universidade Federal de Rondônia – Campus de Guajará-Mirim, o evento teve como tema central “Semântica de Contextos e Cenários: o mundo na ponta da língua”, e contou com a participação de cerca de 300 profissionais e acadêmicos da área de Linguagem e Educação.

As professoras Édna Nóbrega e Iza Reis Gomes apresentaram o trabalho “A Linguagem no Processo da Comunicação e uma Experiência Sociolingüística no Curso de Letras da Faculdade Metropolitana”.

Durante o evento, como parte da programação cultural, o Prof. Dr. Celso Ferrarezi Junior lançou a obra “Introdução à Semântica de Contextos e Cenários: de la langue à la vie”,vendendo e autografando o livro.

Coordenadores

O I Simpósio Rondoniense de Semântica contou com a presença de representantes de diversos municípios do Estado de Rondônia e do Estado do Acre. Estiveram sob a Coordenação Geral do Grupo de Estudos Semânticos do Brasileiro, Dr. Celso Ferrarezi Junior. A Comissão Organizadora foi composta por: Dra. Maria Cristina Victorino de França; Profa. Ms. Auxiliadora dos Santos Pinto; Profa. Ms. Maria de Fátima Castro de Oliveira Molina; Prof. Ms. J acinto Pedro Pinto Leão; Profa. Fabíola Ferreira Ocampo. A Comissão Divulgadora ficou assim composta: Acadêmicos: Adriana Chávez Cuellar; Gabriela Sales Bentes; Celielson de Aguiar Brito; Maria Grima da Silva Soares; Simone Paixão dos Santos; Fabíola Braga Dantas; Daniele Nascimento Palachai; Driele Rodrigues Parada; Edna Maria de Albuquerque Nóbrega; Ligiane Almeida Feitosa; Matusalém de Lima do Nascimento. A Comissão Científica foi composta por: Dra. Maria Cristina Victorino de França; Profa. Ms. Auxiliadora dos Santos Pinto; Prof. Ms. Jacinto Pedro Pinto Leão; Profa. Ms. Maria de Fátima Castro de Oliveira Molina; Fabíola Ferreira Ocampo. E a editoração eletrônica ficou por conta de: Silvane Fandinho Campos e Lilian Mara Sodino Silva.

Fonte: Sergio Mello
 

Gente de OpiniãoSábado, 22 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Porto Velho recebe lançamento oficial da Jornada Literária de Nina Macaca com estreia de audiolivro, videobook e e-book

Porto Velho recebe lançamento oficial da Jornada Literária de Nina Macaca com estreia de audiolivro, videobook e e-book

A Jornada Literária de Nina Macaca pelas Periferias Amazônicas chega a Porto Velho para o lançamento oficial de todos os produtos que integram o proj

Pontão de Cultura Associação Diversidade Amazônica promove oficinas de fotografia e rodas de conversa em Vilhena

Pontão de Cultura Associação Diversidade Amazônica promove oficinas de fotografia e rodas de conversa em Vilhena

O Pontão de Cultura Associação Cultural, Educação, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável Diversidade Amazônica (ACEMDA) iniciou, neste mês de

Curta rondoniense em LIBRAS estreia em Porto Velho com foco na inclusão da comunidade surda

Curta rondoniense em LIBRAS estreia em Porto Velho com foco na inclusão da comunidade surda

Um curta-metragem totalmente comunicado em Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) com elenco formado majoritariamente por atores surdos. Essa é a prop

 Happy Hour Cultural: projeto inovador promove o bem-estar no ambiente de trabalho na UNIR

Happy Hour Cultural: projeto inovador promove o bem-estar no ambiente de trabalho na UNIR

O Campus Porto Velho da Universidade Federal de Rondônia (UNIR) recebeu, recentemente, o Happy Hour Cultural, evento idealizado para promover o bem-

Gente de Opinião Sábado, 22 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)