Sexta-feira, 5 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Cultura

Faça Letras na Metropolitana com Bolsa Rotativa de 80%



A Faculdade Metropolitana está oferecendo Bolsa Rotativa de 80% para quem deseja fazer o Curso de Letras na turma do segundo semestre de 2011. Além das vagas já preenchidas no Vestibular recém-realizado, a Metropolitana ainda dispõe de algumas vagas remanescentes que estão sendo preenchidas através do Exame de Proficiência. As pessoas que não conseguiram se inscrever, ou que não tiveram sucesso no último vestibular, ainda tem mais essa chance de ingressar no ensino superior agora no segundo semestre.

Os interessados devem ligar para o telefone (xx69) 3217-8947 e agendar sua prova na COPEV, ou diretamente no endereço eletrônico da FIMCA: www.fimca.com.br. Não existe uma data limite para a realização da prova, mas as aulas terão início no próximo dia 25 de julho, portanto é aconselhável que os interessados agendem o quanto antes a realização do exame.

Bolsa Rotativa de 80 %

O Curso de Licenciatura Plena em Letras, com duração de três anos e meio, no horário noturno, vai ficar com mensalidades no valor de R$ 77,00 com o financiamento de 80% da Bolsa Rotativa. O programa Bolsa Rotativa é um financiamento oferecido pela própria instituição. Depois de formado, já devidamente inserido mercado de trabalho, o aluno inicia a restituição. A Bolsa Rotativa cobre o curso completo, bastando apenas que o acadêmico, em cada período, faça o aditamento do contrato, confirmando sua re-matrícula.

Perfil do profissional e mercado de trabalho

“Quem decide fazer o Curso de Letras precisa estar atento ao fato de que vai precisar ler muito, pois o conteúdo programático vai exigir isso”, alerta a professora Anelisa Prazeres Veloso, coordenadora do Curso de Letras da Faculdade Metropolitana. “O acadêmico deve ter capacidade para analisar textos, desenvolver redações, e habilidade em fazer traduções. É importante que tenha também um desenvolvimento verbal, facilidade em se comunicar, um bom conhecimento de gramática, seja criativo e tenha facilidade para expressar suas idéias”, recomenda a coordenadora.

Depois de formado, o profissional com licenciatura em Letras atua dando aulas para Ensino Fundamental e Médio. Mas a atuação do profissional de Letras não se restringe ao magistério. “Mesmo que o profissional atue como professor, este quadro está passando por um movimento de expansão. É verdade que o vínculo da profissão com a docência ainda é muito forte. Mas é uma tradição que aos poucos está sendo desmistificada, conquistando espaços cada vez maiores no mercado de trabalho”, explica a professora Anelisa.

De acordo com a coordenadora, a globalização do mercado está abrindo campo de trabalho para o profissional de Letras nos seguintes campos de atuação: Redator, intérprete, revisor de textos (que está incluído desde trabalhos acadêmicos até livros), poderá também fazer parte de equipes de correção em vestibulares, concursos e também atuar como escritor ou poeta. O licenciado em Letras pode ser ainda crítico literário, pesquisador, resenhista, tradutor, agente literário, contribuir como consultor no cinema e na televisão. Na área empresarial, pode atuar como produtor de discursos e consultor para as diversas modalidades da linguagem.

Fonte: Sergio Mello

Gente de OpiniãoSexta-feira, 5 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Wankabuki traz Espetáculo Mormaço do Coletivo Auá para Vilhena

Wankabuki traz Espetáculo Mormaço do Coletivo Auá para Vilhena

No próximo 05 de dezembro, às 16h, na Praça Ângelo Espadari, em Vilhena-RO, a Escola Livre de Teatro Wankabuki (ELTW) recebe o espetáculo Mormaço d

Originários fazem história no Desafio Liga Jovem 2025

Originários fazem história no Desafio Liga Jovem 2025

A primeira equipe indígena a representar Rondônia no Desafio Liga Jovem (DLJ) 2025 recebeu nesta terça-feira (2), em Belém (PA), o Prêmio de Honra a

Celebração ao dia do samba movimenta o Mercado Cultural

Celebração ao dia do samba movimenta o Mercado Cultural

O Mercado Cultural ganhou um ritmo especial na noite desta quarta-feira (3), durante a celebração municipal em alusão ao Dia Nacional do Samba, comemo

Workshop de direitos autorais para compositores e intérpretes é neste sábado

Workshop de direitos autorais para compositores e intérpretes é neste sábado

Encerrando a programação do Projeto Registro Cultural, que teve como fase seletiva o Festival Rondônia de Música (Rondofest), o Centro de Estudos e

Gente de Opinião Sexta-feira, 5 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)