Porto Velho (RO) segunda-feira, 20 de janeiro de 2020
×
Gente de Opinião

Cultura

Faça Letras na Metropolitana com Bolsa Rotativa de 80%



A Faculdade Metropolitana está oferecendo Bolsa Rotativa de 80% para quem deseja fazer o Curso de Letras na turma do segundo semestre de 2011. Além das vagas já preenchidas no Vestibular recém-realizado, a Metropolitana ainda dispõe de algumas vagas remanescentes que estão sendo preenchidas através do Exame de Proficiência. As pessoas que não conseguiram se inscrever, ou que não tiveram sucesso no último vestibular, ainda tem mais essa chance de ingressar no ensino superior agora no segundo semestre.

Os interessados devem ligar para o telefone (xx69) 3217-8947 e agendar sua prova na COPEV, ou diretamente no endereço eletrônico da FIMCA: www.fimca.com.br. Não existe uma data limite para a realização da prova, mas as aulas terão início no próximo dia 25 de julho, portanto é aconselhável que os interessados agendem o quanto antes a realização do exame.

Bolsa Rotativa de 80 %

O Curso de Licenciatura Plena em Letras, com duração de três anos e meio, no horário noturno, vai ficar com mensalidades no valor de R$ 77,00 com o financiamento de 80% da Bolsa Rotativa. O programa Bolsa Rotativa é um financiamento oferecido pela própria instituição. Depois de formado, já devidamente inserido mercado de trabalho, o aluno inicia a restituição. A Bolsa Rotativa cobre o curso completo, bastando apenas que o acadêmico, em cada período, faça o aditamento do contrato, confirmando sua re-matrícula.

Perfil do profissional e mercado de trabalho

“Quem decide fazer o Curso de Letras precisa estar atento ao fato de que vai precisar ler muito, pois o conteúdo programático vai exigir isso”, alerta a professora Anelisa Prazeres Veloso, coordenadora do Curso de Letras da Faculdade Metropolitana. “O acadêmico deve ter capacidade para analisar textos, desenvolver redações, e habilidade em fazer traduções. É importante que tenha também um desenvolvimento verbal, facilidade em se comunicar, um bom conhecimento de gramática, seja criativo e tenha facilidade para expressar suas idéias”, recomenda a coordenadora.

Depois de formado, o profissional com licenciatura em Letras atua dando aulas para Ensino Fundamental e Médio. Mas a atuação do profissional de Letras não se restringe ao magistério. “Mesmo que o profissional atue como professor, este quadro está passando por um movimento de expansão. É verdade que o vínculo da profissão com a docência ainda é muito forte. Mas é uma tradição que aos poucos está sendo desmistificada, conquistando espaços cada vez maiores no mercado de trabalho”, explica a professora Anelisa.

De acordo com a coordenadora, a globalização do mercado está abrindo campo de trabalho para o profissional de Letras nos seguintes campos de atuação: Redator, intérprete, revisor de textos (que está incluído desde trabalhos acadêmicos até livros), poderá também fazer parte de equipes de correção em vestibulares, concursos e também atuar como escritor ou poeta. O licenciado em Letras pode ser ainda crítico literário, pesquisador, resenhista, tradutor, agente literário, contribuir como consultor no cinema e na televisão. Na área empresarial, pode atuar como produtor de discursos e consultor para as diversas modalidades da linguagem.

Fonte: Sergio Mello

Mais Sobre Cultura

Orquestra Villa-Lobos de Porto Velho abre seleção para novos músicos voluntários e com bolsas de incentivo

Orquestra Villa-Lobos de Porto Velho abre seleção para novos músicos voluntários e com bolsas de incentivo

Aprovado pelo Ministério da Cidadania por meio da Lei Federal de Incentivo `Cultura e com o apoio do SICOOB, O Instituto Cultural Villa-Lobos de Port

Cultura popular em praça pública de Porto Velho

Cultura popular em praça pública de Porto Velho

Apaixonada pelas rimas, com dedicação à poesia e à prosa desde os 7 anos, a poetisa Maria de Nazaré Melo, 52 anos, não poupou elogios ao falar do proj

Porto Velho: apresentações culturais na Praça Getúlio Vargas são opções de lazer nesse fim de semana

Porto Velho: apresentações culturais na Praça Getúlio Vargas são opções de lazer nesse fim de semana

Com uma belíssima iluminação decorativa e apresentações culturais, a Praça Getúlio Vargas tornou-se um dos lugares mais visitados nesse fim de ano em

Noite em Homenagem ao Samba no SESC Esplanada

Noite em Homenagem ao Samba no SESC Esplanada

O Dia Nacional do Samba, foi comemorado em todo país na segunda-feira (02) e para celebrar a data com muita alegria e gingado, o que o ritmo proporcio