Quinta-feira, 1 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Cultura

Extrema, distrito de Porto Velho, recebe o FESTCINEAMAZONIA ITINERANTE 2015


Extrema, distrito de Porto Velho, recebe o FESTCINEAMAZONIA ITINERANTE 2015 - Gente de Opinião

Depois de uma noite de grande alegria em Nova Califórnia, distrito de Porto Velho, Rondônia, com exibições de filmes e espetáculo da palhaça Tetéia, para um público de mais de trezentas pessoas, nesta terça-feira, 26 de maio, o FESTCINEAMAZONIA repete o êxito no distrito de Extrema, no ginásio da Escola 13 de Maio.

David de Souza Lima, de 12 anos, estudante da escola, entusiasmado, foi um dos primeiros a chegar no local da exibição e contou que espera desde o ano passado o FESTCINEAMAZONIA retornar, pois diverte-se muito com os números de palhaço e gosta dos filmes, pois o faz refletir sobre a natureza. O garoto era pura emoção e ansiedade.

Para o repositor Jedaias Santos Nascimento, que trouxe a filha mais nova, diz que é muito bem-vindo o projeto na comunidade, pois existe pouca opção cultural para as crianças, mesmo para os jovens. Assim, o FESTCINEAMAZONIA, acaba por ter um importante papel na formação da juventude local. Comenta, ainda, que eles aguardam com ansiedade a data do festival: “Que bom ele ter continuidade, assim, cria esta expectativa gostosa. Obrigado FESTCINEAMAZONIA, por nunca nos esquecer”, conclui.

Com um público médio de duzentas pessoas, que encheram o ginásio, sobretudo, de crianças, o festival contou com uma variedade de curtas metragens latino americanos e finalizou com a apresentação de Suely Rodrigues, a palhaça Tetéia, que por onde passa, arranca gargalhadas de crianças e adultos.

Desprovidos de ações culturais, os distritos de Porto Velho acabam por criar um laço afetivo com o projeto, que a médio e longo prazo, contribui com a formação de público local e, com seus filmes que tratam da conscientização ambiental, torna-se um importante instrumento de reflexão para a juventude.

A equipe do FESTCINEAMAZONIA, após projeções em Nova Califórnia e Extrema, continua seu trajeto por Vista Alegra do Abunã, Fortaleza do Abunã, Abunã, União Bandeirantes, Nova Mutum (Vila Jirau), Rio Pardo e Jacy-Paraná, todos distritos de Porto Velho, Rondônia. Após esta etapa de sua Itinerancia 2015, vai, ainda, percorrer vilas e cidades do Vale do Guaporé, Acre, Bolívia, Peru, Cabo Verde e Portugal.

O Festcineamazônia Itinerante 2015 tem o patrocínio do BNDES, Governo Federal, Ministério da Cultura,Secretaria do Audiovisual, Lei Rouanet, apoio cultural da Prefeitura de Porto Velho, através da Funcultural, Fundaçao Cultural de Porto Velho, Sema, Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Semed, Secretaria Municipal de Educação, Semusb,  Secretaria Municipal de Serviços Básicos. O Festcineamazonia é membro do Greenfilm Network e do Fórum dos Festivais.

Fonte: Eduardo Jorge

 

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 1 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Pontão de Cultura Raízes Amazônicas lança publicação digital da campanha “Celebrando a Diversidade Cultural Amazônica”

Pontão de Cultura Raízes Amazônicas lança publicação digital da campanha “Celebrando a Diversidade Cultural Amazônica”

O Pontão de Cultura Raízes Amazônicas: Celebrando a Diversidade Cultural, coordenado pela Associação Cultural, Educação, Meio Ambiente e Desenvolvim

Documentário sobre a Festa do Divino na Comunidade Quilombola de Santa Cruz é exibido para alunos do EJA em Cerejeiras

Documentário sobre a Festa do Divino na Comunidade Quilombola de Santa Cruz é exibido para alunos do EJA em Cerejeiras

O curta-metragem documental “Vozes do Divino: Tradição e Cultura na Comunidade Quilombola de Santa Cruz” foi exibido no dia 29 de outubro para aluno

Quando o clima muda, o rio Madeira fala através do cinema

Quando o clima muda, o rio Madeira fala através do cinema

Se o mundo está à beira do colapso climático, o curta-metragem CL[y]MATICS, do Coletivo Madeirista de Rondônia, preferiu falar uma linguagem que qua

Con(cs)erto de Ferro e Flor” estreia em Ji-Paraná com exibição gratuita, acessível e debate sobre violência de gênero

Con(cs)erto de Ferro e Flor” estreia em Ji-Paraná com exibição gratuita, acessível e debate sobre violência de gênero

O documentário “Con(cs)erto de Ferro e Flor”, dirigido e roteirizado por Rafaela Oliveira, será lançado no próximo dia 29 de dezembro, às 19h30, na

Gente de Opinião Quinta-feira, 1 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)