Porto Velho (RO) domingo, 19 de janeiro de 2020
×
Gente de Opinião

Cultura

Extrema, distrito de Porto Velho, recebe o FESTCINEAMAZONIA ITINERANTE 2015


Extrema, distrito de Porto Velho, recebe o FESTCINEAMAZONIA ITINERANTE 2015 - Gente de Opinião

Depois de uma noite de grande alegria em Nova Califórnia, distrito de Porto Velho, Rondônia, com exibições de filmes e espetáculo da palhaça Tetéia, para um público de mais de trezentas pessoas, nesta terça-feira, 26 de maio, o FESTCINEAMAZONIA repete o êxito no distrito de Extrema, no ginásio da Escola 13 de Maio.

David de Souza Lima, de 12 anos, estudante da escola, entusiasmado, foi um dos primeiros a chegar no local da exibição e contou que espera desde o ano passado o FESTCINEAMAZONIA retornar, pois diverte-se muito com os números de palhaço e gosta dos filmes, pois o faz refletir sobre a natureza. O garoto era pura emoção e ansiedade.

Para o repositor Jedaias Santos Nascimento, que trouxe a filha mais nova, diz que é muito bem-vindo o projeto na comunidade, pois existe pouca opção cultural para as crianças, mesmo para os jovens. Assim, o FESTCINEAMAZONIA, acaba por ter um importante papel na formação da juventude local. Comenta, ainda, que eles aguardam com ansiedade a data do festival: “Que bom ele ter continuidade, assim, cria esta expectativa gostosa. Obrigado FESTCINEAMAZONIA, por nunca nos esquecer”, conclui.

Com um público médio de duzentas pessoas, que encheram o ginásio, sobretudo, de crianças, o festival contou com uma variedade de curtas metragens latino americanos e finalizou com a apresentação de Suely Rodrigues, a palhaça Tetéia, que por onde passa, arranca gargalhadas de crianças e adultos.

Desprovidos de ações culturais, os distritos de Porto Velho acabam por criar um laço afetivo com o projeto, que a médio e longo prazo, contribui com a formação de público local e, com seus filmes que tratam da conscientização ambiental, torna-se um importante instrumento de reflexão para a juventude.

A equipe do FESTCINEAMAZONIA, após projeções em Nova Califórnia e Extrema, continua seu trajeto por Vista Alegra do Abunã, Fortaleza do Abunã, Abunã, União Bandeirantes, Nova Mutum (Vila Jirau), Rio Pardo e Jacy-Paraná, todos distritos de Porto Velho, Rondônia. Após esta etapa de sua Itinerancia 2015, vai, ainda, percorrer vilas e cidades do Vale do Guaporé, Acre, Bolívia, Peru, Cabo Verde e Portugal.

O Festcineamazônia Itinerante 2015 tem o patrocínio do BNDES, Governo Federal, Ministério da Cultura,Secretaria do Audiovisual, Lei Rouanet, apoio cultural da Prefeitura de Porto Velho, através da Funcultural, Fundaçao Cultural de Porto Velho, Sema, Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Semed, Secretaria Municipal de Educação, Semusb,  Secretaria Municipal de Serviços Básicos. O Festcineamazonia é membro do Greenfilm Network e do Fórum dos Festivais.

Fonte: Eduardo Jorge

 

Mais Sobre Cultura

Orquestra Villa-Lobos de Porto Velho abre seleção para novos músicos voluntários e com bolsas de incentivo

Orquestra Villa-Lobos de Porto Velho abre seleção para novos músicos voluntários e com bolsas de incentivo

Aprovado pelo Ministério da Cidadania por meio da Lei Federal de Incentivo `Cultura e com o apoio do SICOOB, O Instituto Cultural Villa-Lobos de Port

Cultura popular em praça pública de Porto Velho

Cultura popular em praça pública de Porto Velho

Apaixonada pelas rimas, com dedicação à poesia e à prosa desde os 7 anos, a poetisa Maria de Nazaré Melo, 52 anos, não poupou elogios ao falar do proj

Porto Velho: apresentações culturais na Praça Getúlio Vargas são opções de lazer nesse fim de semana

Porto Velho: apresentações culturais na Praça Getúlio Vargas são opções de lazer nesse fim de semana

Com uma belíssima iluminação decorativa e apresentações culturais, a Praça Getúlio Vargas tornou-se um dos lugares mais visitados nesse fim de ano em

Noite em Homenagem ao Samba no SESC Esplanada

Noite em Homenagem ao Samba no SESC Esplanada

O Dia Nacional do Samba, foi comemorado em todo país na segunda-feira (02) e para celebrar a data com muita alegria e gingado, o que o ritmo proporcio