Sexta-feira, 3 de maio de 2013 - 05h01
A cidade mineira de Extrema, na divisa entre Minas e São Paulo, prepara-se para receber compositores de todo o Brasil para a primeira etapa classificatória do 43º Festival Nacional da Canção, considerado o mais importante evento do gênero no País. A etapa acontecerá nos dias 26 e 27 de julho, com show do cantor e compositor baiano Guilherme Arantes.
Em Extrema serão apresentadas 26 músicas - 13 por noite - dentre as quais o júri escolherá cinco semifinalistas que irão se apresentar (30 no total) em Boa Esperança, nos dias 6 e 7 de setembro. Elas vão concorrer ao troféu Lamartine Babo e a mais de R$200 mil em prêmios.
Além do festival de música Extrema receberá o 4º Festival Nacional da Cultura, evento paralelo que mostrará, também gratuitamente, na principal praça da cidade, apresentações de dança, mágica, música instrumental e erudita.
“É grande a expectativa da população para o início do festival, nós temos certeza de que, este ano, o sucesso será ainda maior”, diz o Gerente de Cultura de Extrema, o músico Pablo Farina. Segundo ele, a cidade está se preparando para a festa que já se tornou tradicional e que atrai turistas de toda a região.
Durante o festival será anunciado o resultado do concurso literário nas escolas de primeiro e segundo graus da cidade. O autor da melhor poesia sobre o tema “Copa Sustentável, eu Jogo Neste Time”, receberá troféu e o seu trabalho será publicado no livro com as letras de músicas do FENAC.
As inscrições ao 43º Fenac continuam abertas até 7 de junho. Os organizadores esperam receber, como no ano passado, mais de 3 mil inscrições de quase todos os estados brasileiros. Do total de inscritos 156 serão selecionados para se apresentar nas etapas de Extrema (26 e 27/7), Formiga (2 e 3/8), Guapé (9 e 10/8), Pouso Alegre (16 e 17/8), Varginha (23 e 24/8), Três Pontas (30 e 31/8) e Boa Esperança 6, 7 e 8 de setembro, onde ocorrerão as semifinais e a final.
Os interessados podem inscrever quantas músicas desejarem desde que inéditas e originais, pagando a taxa de R$ 10,00 por música. Não existem restrições a gêneros, mas obrigatoriamente as letras devem ser elaboradas em português. As inscrições podem ser efetuadas pelo site ou pelos correios.
O endereço é Rua Belo Horizonte, 224, Jardim Andere, Varginha – MG, CEP: 37.006-370 e o site www.festivalnacionaldacancao.com.br
O Fenac é apoiado pela Lei Estadual de Incentivo à Cultura e pela Lei Rouanet.
Mais informações pelo telefone (35) 3221-1020.
Fonte: Luiz Carlos de Siqueira / Ascom/FENAC
Porto Velho recebe, entre os dias 29 de maio e 8 de junho, a primeira edição do Festival dos Povos da Floresta, um evento cultural que une tradição
Participação do MIIS-RO na 23ª Semana Nacional de Museus
O Museu Imaterial da Imagem e do Som de Rondônia (MIIS-RO) participa da 23ª Semana Nacional de Museus com a exposição virtual “Consciência Climática
Foi lançado nesta segunda-feira, 5 de maio, na Escola Municipal Shirlei Ceruti, em Vilhena (RO), o vídeo documentário “Portal da Amazônia: Memórias
Mais de 700 pessoas participaram da mostra 'Cinema Itinerante: Portal da Amazônia' em Vilhena
A mostra Cinema Itinerante: Portal da Amazônia – Histórias que Conectam Culturas foi um verdadeiro sucesso em Vilhena (RO), superando as expectativa