Quarta-feira, 20 de maio de 2015 - 07h07
Durante 16 dias, a vida e a trajetória de Rondon foi mostrada no Porto Velho Shopping. O sucesso superou todas as expectativas, atraindo milhares de visitantes que foram especialmente para ver o evento cultural sem precedentes. A exposição realizada pelo governo de Rondônia em parceria com os Correios, a 17ª Brigada de Infantaria de Selva e o Porto Velho Shopping comemora os 150 anos do nascimento do Marechal Cândido Mariano da Silva Rondon e será encerrada nessa quarta-feira (20).
Flávio Miyata, coordenador de marketing do shopping, relata que “a exposição está sendo um enorme sucesso porque, diferentemente das outras aqui realizadas, falar de Rondon, em Rondônia, é algo que desperta o interesse da população”. Durante a mostra, foram apresentados diversos audiovisuais, fotografias, textos e instrumentos da época (1907 a 1915), várias caravanas de alunos de todo o Estado foram conferir e aprender mais sobre o ‘patrono das comunicações’ do Brasil.
O universitário Valdiciney Campos Filho, 21 anos, disse que já havia ouvido sobre Rondon na escola, “mas nunca tinha lido tanto sobre ele e estou tendo a oportunidade de ver esta maravilhosa exposição e foi uma descoberta incrível”. Assim como Campos Filho, 36 alunos do 3º e 5º ano da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Maria Carmosina Pinheiro de Porto Velho foram levados para saber mais sobre o Marechal Rondon, por duas professoras – Osana Maciel que leciona para o 3º C e Elizeth Braga do 5º D-, e se mostraram maravilhados com a exposição.
Dentre os alunos, Lívia Pantoja, Kamila Vitória e Caio Marques, todos do 5º ano, foram enfáticos em ressaltar a descoberta da importância do desbravador da então ‘Região desconhecida’ que hoje é Rondônia. Kamila disse “Adorei tudo aqui e agora poderei aprender mais sobre o Rondon” e Caio fala “Eu gostei muito desta história que mostra como era a sua vida (Rondon)”.
Osana, professora do 3º ano, afirmou que a exposição comemorativa aos 150 anos de nascimento de Rondon “é super importante para os meus alunos porque puder vir aqui e ver é uma felicidade. Como são muito novinhos, ler as histórias aqui apresentadas vai ser fundamental para a alfabetização da minha turminha”. A sua colega Elizeth, do 5º D, informa que trabalha “muito com história e o tema deste bimestre é a vida de Rondon. Tudo que meus alunos virem aqui será debatido em sala de aula”.
A vendedora de um quiosque ao lado da exposição, Brenda Ferraz, 20 anos, ficou surpresa com a quantidade de pessoas que visitaram a “floresta onde foi ambientada a mostra, no meio do shopping. Tenho também que comemorar o aumento das vendas das nossas biojóias”. Para o coordenador de marketing Miyata, “ver as famílias chegando, os pais aprendendo junto com os filhos sobre o seu Estado, é uma alegria muito grande. O carinho da população diferencia este evento de qualquer outro que já aconteceu antes e também a decoração do ambiente criou o clima adequado. Os organizadores estão de parabéns!”
A exposição em comemoração aos 150 anos de nascimento do Marechal Rondon vai até quarta-feira (20), mas não encerra as atividades em sua homenagem, pois os painéis e totens que compõem a decoração do shopping vão continuar. Dando sequência, até meados do segundo semestre de 2015 a 17ª Brigada de Infantaria de Selva vai inaugurar o ‘Memorial Rondon’ em uma área ao lado da igreja de Santo Antônio, onde fica a antiga divisa entre os estados de Mato Grosso e Amazonas, local do posto telegráfico que ligou a Bolívia e o norte do Brasil às demais regiões do país e do mundo.
Fonte
Texto: Marco Aurélio Anconi
Fotos: Ésio Mendes
Decom - Governo de Rondônia
Sexta-feira, 19 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Documentário “Saberes Nambiquaras” é exibido em Vilhena e Pimenteiras do Oeste
O curta-metragem documental “Saberes Nambiquaras: Tradição Cultural na Produção da Chicha e Beiju” foi exibido gratuitamente em escolas de Vilhena (

O Pontão de Cultura Raízes Amazônicas: Celebrando a Diversidade Cultural, coordenado pela Associação Cultural, Educação, Meio Ambiente e Desenvolvim

Cantata de Natal reúne alunos e comunidade na Biblioteca Francisco Meirelles
Aos 16 anos, Rafaela Oliveira carrega no violino muito mais que notas musicais. Aluna do CMACE Jorge Andrade há dois anos, ela encontrou na música um

AJEB RO presente no lançamento da Coletânea Vozes Libertas em Minas Gerais
A força da palavra feminina ganhou destaque no recente lançamento da Coletânea Vozes Libertas – As mulheres falam e o mundo escuta, obra coordenada
Sexta-feira, 19 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)