Porto Velho (RO) segunda-feira, 20 de janeiro de 2020
×
Gente de Opinião

Cultura

Exposição sobre Marechal Rondon será encerrada nesta 4ª


Gente de Opinião

Alunas da Escola de Ensino Fundamental e Médio Maria Carmosina Pinheiro de Porto Velho

Durante 16 dias, a vida e a trajetória de Rondon foi mostrada no Porto Velho Shopping. O sucesso superou todas as expectativas, atraindo milhares de visitantes que foram especialmente para ver o evento cultural sem precedentes. A exposição realizada pelo governo de Rondônia em parceria com os Correios, a 17ª Brigada de Infantaria de Selva e o Porto Velho Shopping comemora os 150 anos do nascimento do Marechal Cândido Mariano da Silva Rondon e será encerrada nessa quarta-feira (20).

Flávio Miyata, coordenador de marketing do shopping, relata que “a exposição está sendo um enorme sucesso porque, diferentemente das outras aqui realizadas, falar de Rondon, em Rondônia, é algo que desperta o interesse da população”. Durante a mostra, foram apresentados diversos audiovisuais, fotografias, textos e instrumentos da época (1907 a 1915), várias caravanas de alunos de todo o Estado foram conferir e aprender mais sobre o ‘patrono das comunicações’ do Brasil.

O universitário Valdiciney Campos Filho, 21 anos, disse que já havia ouvido sobre Rondon na escola, “mas nunca tinha lido tanto sobre ele e estou tendo a oportunidade de ver esta maravilhosa exposição e foi uma descoberta incrível”. Assim como Campos Filho, 36 alunos do 3º e 5º ano da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Maria Carmosina Pinheiro de Porto Velho foram levados para saber mais sobre o Marechal Rondon, por duas professoras – Osana Maciel que leciona para o 3º C e Elizeth Braga do 5º D-, e se mostraram maravilhados com a exposição.

Dentre os alunos, Lívia Pantoja, Kamila Vitória e Caio Marques, todos do 5º ano, foram enfáticos em ressaltar a descoberta da importância do desbravador da então ‘Região desconhecida’ que hoje é Rondônia. Kamila disse “Adorei tudo aqui e agora poderei aprender mais sobre o Rondon” e Caio fala “Eu gostei muito desta história que mostra como era a sua vida (Rondon)”.

Osana, professora do 3º ano, afirmou que a exposição comemorativa aos 150 anos de nascimento de Rondon “é super importante para os meus alunos porque puder vir aqui e ver é uma felicidade. Como são muito novinhos, ler as histórias aqui apresentadas vai ser fundamental para a alfabetização da minha turminha”. A sua colega Elizeth, do 5º D, informa que trabalha “muito com história e o tema deste bimestre é a vida de Rondon. Tudo que meus alunos virem aqui será debatido em sala de aula”.

Gente de Opinião

Brenda Ferraz, vendedora de biojóias

A vendedora de um quiosque ao lado da exposição, Brenda Ferraz, 20 anos, ficou surpresa com a quantidade de pessoas que visitaram a “floresta onde foi ambientada a mostra, no meio do shopping. Tenho também que comemorar o aumento das vendas das nossas biojóias”. Para o coordenador de marketing Miyata, “ver as famílias chegando, os pais aprendendo junto com os filhos sobre o seu Estado, é uma alegria muito grande. O carinho da população diferencia este evento de qualquer outro que já aconteceu antes e também a decoração do ambiente criou o clima adequado. Os organizadores estão de parabéns!”

A exposição em comemoração aos 150 anos de nascimento do Marechal Rondon vai até quarta-feira (20), mas não encerra as atividades em sua homenagem, pois os painéis e totens que compõem a decoração do shopping vão continuar. Dando sequência, até meados do segundo semestre de 2015 a 17ª Brigada de Infantaria de Selva  vai inaugurar o ‘Memorial Rondon’ em uma área ao lado da igreja de Santo Antônio, onde fica a antiga divisa entre os estados de Mato Grosso e Amazonas, local do posto telegráfico que ligou a Bolívia e o norte do Brasil às demais regiões do país e do mundo.

Especial Rondon


Fonte
Texto: Marco Aurélio Anconi
Fotos: Ésio Mendes
Decom - Governo de Rondônia

Mais Sobre Cultura

Orquestra Villa-Lobos de Porto Velho abre seleção para novos músicos voluntários e com bolsas de incentivo

Orquestra Villa-Lobos de Porto Velho abre seleção para novos músicos voluntários e com bolsas de incentivo

Aprovado pelo Ministério da Cidadania por meio da Lei Federal de Incentivo `Cultura e com o apoio do SICOOB, O Instituto Cultural Villa-Lobos de Port

Cultura popular em praça pública de Porto Velho

Cultura popular em praça pública de Porto Velho

Apaixonada pelas rimas, com dedicação à poesia e à prosa desde os 7 anos, a poetisa Maria de Nazaré Melo, 52 anos, não poupou elogios ao falar do proj

Porto Velho: apresentações culturais na Praça Getúlio Vargas são opções de lazer nesse fim de semana

Porto Velho: apresentações culturais na Praça Getúlio Vargas são opções de lazer nesse fim de semana

Com uma belíssima iluminação decorativa e apresentações culturais, a Praça Getúlio Vargas tornou-se um dos lugares mais visitados nesse fim de ano em

Noite em Homenagem ao Samba no SESC Esplanada

Noite em Homenagem ao Samba no SESC Esplanada

O Dia Nacional do Samba, foi comemorado em todo país na segunda-feira (02) e para celebrar a data com muita alegria e gingado, o que o ritmo proporcio