Terça-feira, 2 de junho de 2015 - 17h38

Exposição sobre Rondon continua no Porto Velho Shopping
A exposição sobre a vida e as conquistas de Mariano Cândido Rondon realizada pelo governo de Rondônia no Porto Velho Shopping atraiu para o centro de compras um grupo diferenciado da rotina do espaço, ao invés de visitas em lojas, praça de alimentação e um mundo de consumo, um número incontável de pessoas foi ao shopping em busca de conhecimento e de cultura, aprender um pouco do Estado com o desbravador Marechal Rondon.
A chegada de um novo público foi observado pelo coordenador de Marketing da rede Ancar, que administra a unidade Porto Velho, Flávio Miyata. Segundo ele, já se tinha uma grande expectativa de visitantes, mas a afluência de pessoas, mostrou o quanto a capital carece de pontos de cultura e o Shopping aliado ao Governo conseguiu proporcionar momentos de grandes descobertas para o público formado por pessoas de todas as idades, desde crianças da pré-escola, até universitários que aproveitaram a oportunidade para desenvolver atividades de pesquisa.
A porta que foi aberta, será mantida, porque segundo o coordenador de Marketing, a empresa já está mobilizada para abrir uma galeria de artes no local.
O número de pessoas que passou pela exposição dos 150 anos do Marechal Rondon não pode ser mensurado, porque a grande maioria não assinava o livro de visitação, este somou só nos primeiros dias mais de cinco mil assinaturas. Ao todo foram 16 dias, nos quais um mundo diferente, ambientado nas florestas ocupou um pequeno espaço entre as paredes de concreto do Shopping.
Mas quem não teve a oportunidade ainda pode visitar duas vitrines com posteres e fotografias e os painéis que ainda estão lá. Ao todo são dez tapumes com fotos históricas que mostram um pouco das ações que contribuíram para a criação de Rondônia. O totem utilizado na exposição também permanece no espaço.
O patrono das comunicações também está sendo homenageado pelo Exercito. A 17ª Brigada de Infantaria de Selva tem uma exposição no primeiro piso, com quadros pintados por artistas regionais que destacam sempre a figura do Marechal Rondon.A exposição será mantida no local, assim como os demais painéis, por tempo indeterminado.
Fonte
Texto: Alice Thomaz
Fotos: Daiane Mendonça
Decom - Governo de Rondônia
Quinta-feira, 1 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)
O Pontão de Cultura Raízes Amazônicas: Celebrando a Diversidade Cultural, coordenado pela Associação Cultural, Educação, Meio Ambiente e Desenvolvim

O curta-metragem documental “Vozes do Divino: Tradição e Cultura na Comunidade Quilombola de Santa Cruz” foi exibido no dia 29 de outubro para aluno

Quando o clima muda, o rio Madeira fala através do cinema
Se o mundo está à beira do colapso climático, o curta-metragem CL[y]MATICS, do Coletivo Madeirista de Rondônia, preferiu falar uma linguagem que qua

O documentário “Con(cs)erto de Ferro e Flor”, dirigido e roteirizado por Rafaela Oliveira, será lançado no próximo dia 29 de dezembro, às 19h30, na
Quinta-feira, 1 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)