Porto Velho (RO) domingo, 19 de janeiro de 2020
×
Gente de Opinião

Cultura

Exposição Geração Criativa valoriza talentos artísticos


A Santo Antônio Energia vai promover mais acesso à arte na cidade de Porto Velho. No dia 23 de outubro, acontecerá a abertura da Exposição Geração Criativa que ficará instalada até o dia 30 deste mês, na Praça de Eventos do Porto Velho Shopping. A exposição é o resultado de 04 oficinas de artes realizadas do período de maio a outubro, deste ano, com 100 alunos das comunidades Jaci-Paraná, Vila de São Sebastião, Reassentamento Vila Nova de Teotônio e Reassentamento Riacho Azul, que receberam o artista plástico paraibano Mikéliton, radicado em Porto Velho.

O conjunto de obras que farão parte da Exposição Geração Criativa são imagens foram produzidas por crianças, jovens e adultos, que retratam as paisagens da região, as brincadeiras preferidas das crianças, os afazeres habituais dos moradores, a beleza de aves como o tucano e a coruja, os peixes, a colheita de frutas e entre outras imagens.

O expectador terá contato com obras que foram elaboradas a partir do uso do lixo eletrônico, incentivando as pessoas à conscientização do cuidado com o meio ambiente. As imagens nas telas sinalizam, em alguns casos, os primeiros contatos com a pintura e, em outros, a evidência de familiaridade com os traços artísticos.

Na exposição Geração Criativa também poderão ser vistas algumas obras do artista plástico, de estilo marcante e alegre, que já estiveram no Museu Nacional da República, em Brasília-DF, na exposição intitulada “Rio Madeira - Gigante da Floresta”, trabalho que retratou o cotidiano dos ribeirinhos durante a instalação da Usina Hidrelétrica Santo Antônio.

Paralelamente à exposição acontecerão encontros com a realização de bate-papos com pessoas formadoras de opinião da cidade de Porto Velho que vivenciam experiências nas áreas de Artes Plásticas, História, Comunicação e Cultura. Durante essas atividades o artista plástico Mikéliton registrará cada encontro desenhando.

As oficinas realizadas nas comunidades ofereceram às pessoas a oportunidade de conhecer a história da arte, biografias de pintores famosos, introdução à pintura, cultura, entre outros. Para o artista plástico, Mikéliton Pereira, essa iniciativa proporcionou a cada participante o exercício para um olhar especial do cotidiano. “É uma oportunidade que permitiu a todos os envolvidos na atividade a como saber retratar nas telas, as cenas do cotidiano de acordo com seu próprio olhar”, comentou. Ainda segundo o artista, a oficina “promoveu o sentido de valorização regional nos alunos e os incentivou a pesquisarem sobre os locais onde moram”. Ele acredita que ao se fazer isso os alunos conseguiram estimular os sentidos artísticos.
 

Santo Antônio Energia

É a concessionária responsável pela construção e operação da usina hidrelétrica Santo Antônio, localizada no rio Madeira, em Porto Velho (RO), e pela comercialização da energia a ser gerada. A usina, que iniciou a geração comercial de energia em 30 de março de 2012, gerará, a partir de 2016, energia suficiente para abastecer o consumo de, aproximadamente, 40 milhões de pessoas. O empreendimento tem investimento de R$ 16 bilhões e é referência em construção de hidrelétricas sustentáveis. Os acionistas da Santo Antônio Energia são as empresas Eletrobras Furnas (39%), Odebrecht Energia (18,6%), Andrade Gutierrez (12,4%), Cemig (10%) e o Caixa FIP Amazônia Energia (20%). A usina hidrelétrica Santo Antônio é uma das primeiras grandes obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do governo federal, a entrar em operação.

Serviço:

Exposição Geração Criativa

Período: 23 a 31 de outubro

Local: Praça de Eventos do Porto Velho Shopping

Horário de visitação: terça a sábado das 10h às 22h e domingo de 12h às 20h.
 

Exposição Geração Criativa valoriza talentos artísticos - Gente de Opinião

Fonte: José Carlos Sá

 

Mais Sobre Cultura

Orquestra Villa-Lobos de Porto Velho abre seleção para novos músicos voluntários e com bolsas de incentivo

Orquestra Villa-Lobos de Porto Velho abre seleção para novos músicos voluntários e com bolsas de incentivo

Aprovado pelo Ministério da Cidadania por meio da Lei Federal de Incentivo `Cultura e com o apoio do SICOOB, O Instituto Cultural Villa-Lobos de Port

Cultura popular em praça pública de Porto Velho

Cultura popular em praça pública de Porto Velho

Apaixonada pelas rimas, com dedicação à poesia e à prosa desde os 7 anos, a poetisa Maria de Nazaré Melo, 52 anos, não poupou elogios ao falar do proj

Porto Velho: apresentações culturais na Praça Getúlio Vargas são opções de lazer nesse fim de semana

Porto Velho: apresentações culturais na Praça Getúlio Vargas são opções de lazer nesse fim de semana

Com uma belíssima iluminação decorativa e apresentações culturais, a Praça Getúlio Vargas tornou-se um dos lugares mais visitados nesse fim de ano em

Noite em Homenagem ao Samba no SESC Esplanada

Noite em Homenagem ao Samba no SESC Esplanada

O Dia Nacional do Samba, foi comemorado em todo país na segunda-feira (02) e para celebrar a data com muita alegria e gingado, o que o ritmo proporcio