Quinta-feira, 23 de outubro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Cultura

Exposição fotográfica sobre Festa do Divino está aberta à visitação em Vilhena

Mostra reúne 35 imagens e segue até o dia 26 de agosto na Galeria da Fundação Cultural, com entrada gratuita.


Exposição fotográfica sobre Festa do Divino está aberta à visitação em Vilhena - Gente de Opinião

A população de Vilhena já pode visitar a exposição “Entre Cantos e Cores: Uma Exposição Fotográfica da Festa do Divino na Comunidade Quilombola de Santa Cruz”, em cartaz na Galeria da Fundação Cultural do município. A mostra segue aberta ao público até a próxima terça-feira (26), sempre com entrada gratuita.

A abertura oficial ocorreu no dia 12 de agosto e marcou o início da programação que apresenta 35 imagens da tradicional Festa do Divino Espírito Santo, celebrada há mais de um século na Comunidade Quilombola de Santa Cruz, em Pimenteiras do Oeste (RO).

Segundo o produtor cultural Márcio Guilhermon, a exposição é fruto de cerca de dez anos de pesquisa e acompanhamento da festividade. As fotografias, assinadas pelo premiado fotógrafo rondoniense Washington Kuipers, revelam a força simbólica, estética e espiritual da celebração, reconhecida como Patrimônio Histórico, Cultural e Imaterial de Rondônia.

As imagens estão dispostas em diferentes formatos — A1, A2, A3 e A4 —, oferecendo ao público múltiplos olhares sobre a fé, a música, as cores e os rituais que compõem a festa. Além disso, todo o acervo poderá ser acessado gratuitamente em um catálogo digital.

“Mais do que uma exposição, é um convite à contemplação e à valorização das memórias coletivas de um povo que, por meio da Festa do Divino, reafirma suas raízes e sua identidade cultural”, destacou Guilhermon.

O projeto da exposição foi contemplado pelo Edital Nº 3/2024/SEJUCEL-SIEC LPG – Demais Linguagens – Bolsas para Produção de Artes Integradas Rondoniense- Lei Paulo Gustavo.

O fotógrafo Washington Kuipers reforçou o convite: “Convido a população para visitar a exposição e conhecer um pouco da riqueza cultural da Festa do Divino na comunidade de Santa Cruz”.

Galeria de Imagens

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 23 de outubro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Curta Amazônico destaca protagonismo feminino na tela e na produção

Curta Amazônico destaca protagonismo feminino na tela e na produção

Em meio aos sons da floresta urbana de Porto Velho, uma jovem transforma o silêncio em arte. A Ascensão da Cigarra, curta-metragem dirigido e roteir

Mostra Amazônia Negra de Cinema abre convocatória para filmes sobre identidade e representatividade negra

Mostra Amazônia Negra de Cinema abre convocatória para filmes sobre identidade e representatividade negra

A Mostra Amazônia Negra de Cinema está com convocatória aberta para a seleção de obras audiovisuais que irão compor sua programação itinerante em Ro

Ibiã e o Boto finaliza filmagens e revela a magia do Rio Jamari em uma poética vídeo-arte rondoniense

Ibiã e o Boto finaliza filmagens e revela a magia do Rio Jamari em uma poética vídeo-arte rondoniense

As filmagens de Ibiã e o Boto chegaram ao fim, marcando o encerramento de um projeto que une mitologia amazônica, poesia visual e o olhar sensível s

Poeta de Ariquemes vence Slam Rondônia e vai representar estado em Campeonato Brasileiro de Poesia Falada

Poeta de Ariquemes vence Slam Rondônia e vai representar estado em Campeonato Brasileiro de Poesia Falada

Ocorreu no último sábado (18) o Slam Rondônia, o Campeonato Estadual de Poesia Falada. O poeta Diordan Jheimes, da cidade de Ariquemes, foi o grande

Gente de Opinião Quinta-feira, 23 de outubro de 2025 | Porto Velho (RO)