Sexta-feira, 19 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Cultura

Exposição fotográfica revela diversidade cultural brasileira


 Exposição fotográfica revela diversidade cultural brasileira - Gente de Opinião

 
 
A beleza rondoniense simbolizando todas as nações participantes da Copa do Mundo é tema da exposição fotográfica de Sam Sacramento esta noite na Casa de Cultura Ivan Marrocos. Foram 32 ensaios fotográficos e o que torna este trabalho especial é o fato de muitas jovens e mulheres nunca terem subido numa passarela ou fotografado profissionalmente. São mulheres que Sam conseguiu romper a timidez e com sutilidade impor a magia da fotografia profissional. A maquiagem é o foco, pois estampa as bandeiras dos países participantes, uma produção de Silmara Boás Martins, que trabalhou em conjunto com Yanna Farias e Flávio Valença. 
 
Sam Sacramento uniu a paixão pelo futebol a um trabalho fotográfico inovador que durou três meses, incluindo seleção, produção e ensaios. 
 
“Nunca é demais falar da diversidade da cultura brasileira. Não foram poucos os estudiosos que, debruçando-se sobre a peculiaridade da cultura brasileira, encontraram na mistura racial a inspiração para grandes obras de arte,” pontou.
 
Sacramento nasceu em Belém do Pará, mas ainda criança mudou-se com a família para Porto Velho, onde mais tarde se tornou o primeiro atleta de Taekwondo a integrar a seleção brasileira em competições internacionais. A paixão pelo esporte o levou a Inglaterra onde morou por 12 anos e descobriu outra paixão: a fotografia. 
 
A experiência adquirida na Europa o inspirou a homenagear a beleza feminina da cidade que adotou como terra natal.
 
“Foi um trabalho gratificante e que cumpre sua finalidade, qual seja, a de deixar marcado esse momento importante que é a Copa do Mundo no Brasil com um ensaio fotográfico com as mulheres lindas dessa terra que tanto amo”, finalizou.

Fonte: Luciana Oliveira

Gente de OpiniãoSexta-feira, 19 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Documentário “Saberes Nambiquaras” é exibido em Vilhena e Pimenteiras do Oeste

Documentário “Saberes Nambiquaras” é exibido em Vilhena e Pimenteiras do Oeste

O curta-metragem documental “Saberes Nambiquaras: Tradição Cultural na Produção da Chicha e Beiju” foi exibido gratuitamente em escolas de Vilhena (

Pontão de Cultura Raízes Amazônicas promove oficina gratuita de artesanato com fibras vegetais em Vilhena

Pontão de Cultura Raízes Amazônicas promove oficina gratuita de artesanato com fibras vegetais em Vilhena

O Pontão de Cultura Raízes Amazônicas: Celebrando a Diversidade Cultural, coordenado pela Associação Cultural, Educação, Meio Ambiente e Desenvolvim

Cantata de Natal reúne alunos e comunidade na Biblioteca Francisco Meirelles

Cantata de Natal reúne alunos e comunidade na Biblioteca Francisco Meirelles

Aos 16 anos, Rafaela Oliveira carrega no violino muito mais que notas musicais. Aluna do CMACE Jorge Andrade há dois anos, ela encontrou na música um

AJEB RO presente no lançamento da Coletânea Vozes Libertas em Minas Gerais

AJEB RO presente no lançamento da Coletânea Vozes Libertas em Minas Gerais

A força da palavra feminina ganhou destaque no recente lançamento da Coletânea Vozes Libertas – As mulheres falam e o mundo escuta, obra coordenada

Gente de Opinião Sexta-feira, 19 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)