Terça-feira, 18 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Cultura

Exposição fotográfica revela diversidade cultural brasileira


 Exposição fotográfica revela diversidade cultural brasileira - Gente de Opinião

 
 
A beleza rondoniense simbolizando todas as nações participantes da Copa do Mundo é tema da exposição fotográfica de Sam Sacramento esta noite na Casa de Cultura Ivan Marrocos. Foram 32 ensaios fotográficos e o que torna este trabalho especial é o fato de muitas jovens e mulheres nunca terem subido numa passarela ou fotografado profissionalmente. São mulheres que Sam conseguiu romper a timidez e com sutilidade impor a magia da fotografia profissional. A maquiagem é o foco, pois estampa as bandeiras dos países participantes, uma produção de Silmara Boás Martins, que trabalhou em conjunto com Yanna Farias e Flávio Valença. 
 
Sam Sacramento uniu a paixão pelo futebol a um trabalho fotográfico inovador que durou três meses, incluindo seleção, produção e ensaios. 
 
“Nunca é demais falar da diversidade da cultura brasileira. Não foram poucos os estudiosos que, debruçando-se sobre a peculiaridade da cultura brasileira, encontraram na mistura racial a inspiração para grandes obras de arte,” pontou.
 
Sacramento nasceu em Belém do Pará, mas ainda criança mudou-se com a família para Porto Velho, onde mais tarde se tornou o primeiro atleta de Taekwondo a integrar a seleção brasileira em competições internacionais. A paixão pelo esporte o levou a Inglaterra onde morou por 12 anos e descobriu outra paixão: a fotografia. 
 
A experiência adquirida na Europa o inspirou a homenagear a beleza feminina da cidade que adotou como terra natal.
 
“Foi um trabalho gratificante e que cumpre sua finalidade, qual seja, a de deixar marcado esse momento importante que é a Copa do Mundo no Brasil com um ensaio fotográfico com as mulheres lindas dessa terra que tanto amo”, finalizou.

Fonte: Luciana Oliveira

Gente de OpiniãoTerça-feira, 18 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Boi Malhadinho conquista tricampeonato no Duelo na Fronteira 2025 e celebra a força da cultura de Guajará-Mirim

Boi Malhadinho conquista tricampeonato no Duelo na Fronteira 2025 e celebra a força da cultura de Guajará-Mirim

O Bumbódromo Márcio Paz Menacho, em Guajará-Mirim, foi palco de uma grande celebração no último fim de semana, com a realização do festival Duelo na F

Oficina de Distribuição de curtas-metragens será oferecida gratuitamente em Porto Velho

Oficina de Distribuição de curtas-metragens será oferecida gratuitamente em Porto Velho

Estão abertas as inscrições para a oficina “Distribuição Independente: como fazer curtas-metragens circularem por festivais de cinema”, com o realiz

“A Paleta da Alma”: uma ficção amazônica que ganha vida nas margens do Baixo Madeira

“A Paleta da Alma”: uma ficção amazônica que ganha vida nas margens do Baixo Madeira

O distrito ribeirinho de Nazaré, no Baixo Madeira, em Porto Velho (RO), se transformou no cenário da fictícia Comunidade de Paraíso, onde foi rodado

Minidocumentário sobre pioneira de Pimenteiras do Oeste é exibido para estudantes de Vilhena

Minidocumentário sobre pioneira de Pimenteiras do Oeste é exibido para estudantes de Vilhena

O minidocumentário “Raízes de Pimenteiras: A Jornada de Alice Paes Serrath”, que resgata a trajetória de uma das pioneiras de Pimenteiras do Oeste (

Gente de Opinião Terça-feira, 18 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)